INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de março de 2013

Palestra com Washington Novaes


A Palestra "O engenheiro como agente de mudança para uma sociedade sustentável: perfil e desafios", proferida pelo jornalista Washington Novaes, deu início às comemorações dos 60 anos da EESC.

Participaram do evento  o diretor da Escola de Engenharia, Geraldo Roberto Martins da Costa, o vice-reitor da instituição, Hélio Nogueira da Cruz, o pró-reitor de pesquisa, Marco Antonio Zago, o prefeito, Paulo Altomani e o vereador, Lineu Navarro, representando o presidente da Câmara, Marquinho AmaralVera, Valéria, João e Neuza que também estiveram por lá representando a Biblioteca, nos contam que:
De acordo com o professor Geraldo Roberto Martins da Costa, diretor da EESC, esta palestra serviu para "mostrar que existe uma sintonia entre a Escola e a sociedade e nos mostra sua visão internacional e nacional com relação ao meio ambiente”. 
O jornalista, ícone do jornalismo ambiental,  levantou diversas questões ambientais enfrentadas nos dias atuais. Assuntos como, tratamento de água, prevenção de alagamentos, tratamento do lixo e do esgoto, além de citar estatísticas mundiais sobre vários problemas que o Brasil e o mundo enfrentam. “Para que possa haver soluções para esses problemas é preciso que as universidades colaborem constantemente com o desenvolvimento das pesquisas no país”. Complementa afirmando que  “A engenharia tem missões muito graves e urgentes para trabalhar. Os engenheiros tem um papel enorme na readaptação das cidades para que o meio ambiente não seja comprometido”.
O diretor da EESC também salientou a importância dos engenheiros diante dos temais ambientais. “A engenharia contribui em tudo e em todas as áreas. Com olhos voltados para produzir mais”.
Com relação aos alagamentos, que diariamente afetam diversas cidades do país, inclusive São Carlos nos últimos dias, Novaes afirmou que é preciso cuidar do solo para evitar as enchentes. “É preciso fazer a desimpermeabilização do solo para que não ocorram inundações, mas para que isso seja feito, precisa haver uma reavaliação e readaptação das cidades”, explica. “Tudo o que mundo precisa o Brasil tem, mas devemos cuidar dele”, conclui.
A Comunicação da EESC divulgou as fotos abaixo:






Nenhum comentário:

Postar um comentário