INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de março de 2013

“I Fórum sobre Proteção de Resultados de Pesquisa: Direitos e Deveres”


Aconteceu no dia 6/3,  o “I Fórum sobre Proteção de Resultados de Pesquisa: Direitos e Deveres”, promovido pelo ICMC.

O objetivo do evento foi o de facilitar a familiarização de docentes/pesquisadores no tocante aos diversos aspectos legais que envolvem o conjunto de suas atividades profissionais em âmbito institucional, desde a fase de elaboração de projetos, incluindo os prováveis resultados e a possibilidade de geração de objetos passíveis de proteção intelectual e respectivas industrialização e comercialização.

Também procurou capacitar o quadro de funcionários a prestar orientação e agilizar o conjunto de documentos e processos que envolvem a Propriedade Intelectual em seus múltiplos aspectos.

O evento, que durou toda a manhã, trouxe as palestras:


  • Propriedade Intelectual - Proteção por Patentes, Softwares - Freid Artur
  • Convênio de Pesquisa e Negociação com as Empresas - Eduardo Vieira de Brito 
  • Aspectos Legais de Docentes Empreendedores -  Dra. Maria Paula Dallari Bucci 
  • Proteção de Obras Literárias desenvolvidas institucionalmente e também em parcerias - Maria Aparecida de Souza

Na opinião de Eduardo, nosso bibliotecário que compareceu ao evento, pode-se afirmar que o “I Fórum sobre Proteção de Resultados de Pesquisa: Direitos e Deveres” foi bastante esclarecedor, pois elucidou questões que eventualmente geram dúvidas entre os docentes e os pesquisadores da USP, contribuindo, assim, para que a Universidade cumpra seu papel em prol do desenvolvimento científico, tecnológico e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário