INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Os naturalistas e o legado da ciência

Recebemos hoje o convite do Instituto de Biociências da USP para o Evento

OS NATURALISTAS E O LEGADO DA CIÊNCIA: obras raras e especiais do IB/USP

Dias 11 e 12 de Setembro 
Local: Instituto de Biociências 

SALA DE OBRAS RARAS



O acervo de obras raras e especiais da Biblioteca do IB é constituído, em sua maioria, por obras do século 18 e 19. Foi formado através da aquisição de acervos fechados, pela transferência de obras da Escola Politécnica e da Faculdade de Farmácia e por obras selecionadas do acervo corrente, pelos docentes do próprio Instituto.

Devido ao grande valor científico, artístico e histórico do acervo, em 1995 começou a ser restaurado com recursos da   FAPESP, incluindo higienização, adequação ambiental, reforma, mobiliário e climatização. Foram realizadas desde pequenas intervenções até restauro com técnicas bastante sofisticadas como reenfibragem, que reintegra áreas faltantes do suporte, no caso, o papel. Os materiais utilizados para as encadernações, quando indispensáveis, foram o couro e o linho. As encadernações originais, sempre que possível, foram preservadas e restauradas.O trabalho foi executado por uma equipe coordenada pela Associação Brasileira de Encadernação e Restauro. 

Além da importância científica, as obras apresentam incalculável valor artístico, ricamente ilustradas e coloridas a mão, descrevendo as espécies da flora e fauna brasileiras. 

 Os interessados em participar devem procurar Adriana ou Patricia. Vejam a programação completa aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário