INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

sábado, 30 de junho de 2012

Sobre o curso Ler para viver

Gertrud participou do curso Curso Ler para viver, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, ministrado por Cláudio Soares, em 25/06/2012, na Cidade de Américo Brasiliense. Sobre o evento, Gertrud nos reporta que:
Após apresentação do próprio curriculum, Cláudio relatou sua experiência com a Pressbook, uma plataforma de livros e outras mídias digitais que se resume em uma rede social e apresentou o fórum http://lerparaviver.com.br e http://twitter.com/lerparavivver onde há discussão permanente sobre pesquisas e experiências em leitura 2.0.
O professor citou vários autores, começando com Ada Byron, filha única do poeta Lord Byron, que foi a primeira programadora da história (séc XIX), Alan Turing, como o pai da informática, Thomas John Watson, fundador da IBM, Ted Nelson, o inventor do hipertexto objetivo era tornar os computadores acessíveis para pessoas comuns. Seu lema é: uma interface para um usuário deve ser tão simples que um iniciante, numa emergência, deve entendê-la em 10 segundos. Também falou sobre Vladimir Nabokov, um enxadrista e escritor russo, que usava o conceito hipertexto em seus livros, e Machado de Assis, que em sua 2a. fase literária usa também o conceito hipertexto em seus romances.
Avançando um pouco mais na linha do tempo (década de 70), ele nos apresenta Michael Hart, mais conhecido como o fundador do Projeto Gutemberg, que torna livros eletrônicos disponíveis na internet.


Dando continuidade, Cláudio nos fala sobre a mudança nos suportes para texto, desde os livros em papel até o tablet, nos explica as diferenças entre a web 1.0, onde o internauta é apenas um expectador, e a web 2.0, onde há a interação do usuário, e faz um paralelo com o leitor brasileiro e o dos EUA, onde já se difundiu o e-book através  do kindle.


Nenhum comentário:

Postar um comentário