INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de maio de 2012

VIII Semana da Pós-Graduação da EESC na Biblioteca

De 24 a 26 de abril, aconteceu a VIII Semana da Pós-Graduação da EESC na Biblioteca. Este ano o evento recepcionou os participantes com um café seguido pela mesa de abertura, composta pelo Prof. Dr. Geraldo Roberto Martins da Costa (Diretor da EESC), Prof. Dr. Fábio Muller Guerrini (Assessor Administrativo da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP), Prof. Dr. Paulo Cesar Lima Segantine (Presidente da Comissão de Pós-Graduação da EESC), Prof. Dr. Sérgio Rodrigues Fontes (Presidente da Comissão de Biblioteca) e Profa. Dra. Sueli Mara Soares Pinto Ferreira (Diretora Técnica do Sistema Integrado de Biblioteca da USP). 


Todas as atividades que se seguiram abordaram os temas “Ética” e “Plagio”:
  • A palestra Ética em Pesquisa, proferida pela Profa. Dra. Mônica Hermam Salem Caggiano, Presidente da Comissão de Pós-Graduação, Faculdade Direito/USP trouxe informações legais sobre a questão na Universidade. 
  • Pedro Nicoletti Mizukami (Creative Commons / Centro de Tecnologia e Sociedade, Escola de Direito, Fundação Getúlio Vargas) falou sobre as licenças Creative Commons e Comunicação Científica.
  • Antonio Fais (Escritor de contos e crônicas e colaborador em diversos jornais e revistas) ministrou um minicurso sobre A Arte de Escrever nas noites dos dias 24 e 25.
  • A palestra Wikipédia na Academia: cópia, plágio e oportunidades colaborativas foi apresentada por Everton Zanella Alvarenga e Rodrigo Pissardini (Wikimedia Brasil)
  • André Serradas (Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, Comissão de Credenciamento do Programa de Apoio aos Periódicos Científicos) apresentou o Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP: fomento para a qualidade.
  • Questões relativas à Importância do Profissional Eticista no Mundo Contemporâneo foram apresentadas pelo Prof. Carlos Goldenberg (SEL/EESC)
  • Prof. Sigmar de Mello Rode (Presidente da ABEC Associação Brasileira de Editores Científicos, UNESP-São José dos Campos) ministrou palestra sobre Ética e Plágio em Pesquisas Científicas.
  • Marcos Criado (DOTLIB) debutou como palestrante e falou sobre Índice H e Fator de Impacto.
  • A semana se encerrou com o Treinamento EndNote Web, ministrado pela bibliotecária Eliana Maria Garcia (ESALQ/USP).
Ao todo foram 308 participantes, 25% a mais que no ano passado e, ainda mais importante que o aumento de público, é que este ano atingimos nossos alunos de pós-graduação


As estatísticas apontam que 60% dos inscritos eram alunos de pós e 81%, da USP. Em 2011, 55% do público presente eram alunos de pós-graduação da USP.




Aqui vão nossos agradecimentos a Escola, que incentivou a realização das atividades transportando nossos convidados, ao professor Segantine, que participou desde o começo de forma indefectível, valorizando a equipe da Biblioteca e a Semana, aos patrocinadores (DotLib, Engemasa, ABPol, Editoras Cubo, Rima e Pedro & João, Infomais), sem o apoio dos quais, a semana não teria tido tanto brilho e a Comissão Organizadora, que soube priorizar as atividades e administrar o tempo de forma que tudo saísse conforme o planejado.
  
O final do evento foi marcado pelo sorteio de um Galaxy Tab, entregue pelo Marcos Criado, representante da DotLib, empresa que nos presenteou com o tablet e outros recursos.


As fotos estão disponíveis no álbum da Biblioteca, em https://picasaweb.google.com/113766206404607550748/VIIISemana

Nenhum comentário:

Postar um comentário