INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Gestão Estratégica da Informação para a USP

Ontem, 15/05, às 14h30min, no auditório do IQSC, realizou-se o encontro do DT-SIBI com os Diretores, Docentes, Funcionários e Pós-Graduandos das Unidades USP lotadas na cidade de São Carlos, para apresentação da Gestão Estratégica da Informação para a USP.


A professora Sueli veio acompanhada de Érica, Zacharias, Josephina e André, que apresentaram os projetos:


  • Érica e Sueli descreveram o funcionamento e recursos do Portal de Busca Integrada;  
  • Sueli divulgou a exposição itinerante "Conhecimento: acesso e custódia", que está sendo convidada para integrar diversas feiras de livros nacionais e internacionais até 2013. As entrevistas apresentadas na Exposição estão disponíveis no youtube, no endereço www.youtube.com.sibiusp;
  • Posteriormente, a professora Sueli e Josephina apresentaram a Biblioteca Digital da Produção Intelectual da USP, que já está disponível em  www.sibi.usp.br/producaousp;
  • Professora Sueli falou sobre os Centros de Acessibilidade e sobre as políticas de inclusão e acessibilidade nas Bibliotecas; 
  • O Writting Center, projeto em andamento, com as oficinas de treinamento para docentes, alunos de doutorado e pós-doutorado devem capacitar os profissionais para essa nova realidade. Além disso, estão com o trial do aplicativo Turn it in, também para verificação de plágio, que será testado por docentes que trabalham especificamente com escrita científica.
  • Biblioteca Digital de Obras Raras e Oficina de Digitalização
  • Portal de Revistas USP - André anunciou a aquisição do D.O.I. para todos os periódicos USP e aquisição do software  iThenticate para verificação de plágio.
  • Objetos Educacionais de Aprendizagem - ambiente que permite disponibilizar o conteúdos das disciplinas pedagógicas ministradas na biblioteca.
  • Por fim, Zacharias anunciou a aquisição de equipamentos de renovação do parque computacional para as bibliotecas. 
A equipe do DT entregou fôlderes aos presentes. Da biblioteca foram Elena (que participou da organização do evento em São Carlos), Neuza, Flavia, Marielza, Lucia, Adriana, Vera, Rafael, Murilo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário