INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Aleph na Biblioteca do CHREA



Dia 24/10 Elena, João e Maria Lucia  estiveram na Biblioteca do CHREA para finalizar o inventário com a listagem de itens “não localizados” em mãos. Após nova conferência, alguns foram encontrados e as irregularidades foram anotadas para posterior regularização.

Aproveitaram a oportunidade para tratar com a bibliotecária Mara, os aspectos técnicos para a instalação do Aleph e início do processo de automatização do empréstimo, o que deve ocorrer quarta-feira (07/11).


Com isso, os usuários locais passarão a contar com os mesmos benefícios dos usuários globais, entre outros, visibilidade da disponibilidade dos livros para o usuário no Dedalus, serviços de reserva e renovação online, histórico de empréstimos, sistema de aviso de vencimento e reserva por e-mail, alteração de dados cadastrais e alerta bibliográfico. 

Além de capacitar a equipe do CRHEA (Mara e outros interessados) para operar com o Aleph , a Biblioteca Central irá fornecer à biblioteca ramal os equipamentos necessários para executar o empréstimo automatizado. 

O diretor do Centro, Prof. Francisco Vecchia, também participou das decisões e solicitou a acomodação dos livros recebidos do Instituto Samuel Murgel Branco nas instalações da BICRHEA e seu urgente processamento. 


Diante da falta de espaço disponível atualmente, foi sugerido que se trouxesse de volta para a Biblioteca Central os periódicos remanescentes, que estão em grande parte disponíveis em formato digital.

Quanto ao processamento técnico dos livros, Elena também irá capacitar a equipe do Centro para que esse trabalho seja feito in loco, garantindo autonomia para a Biblioteca e valorizando o apoio da Mara no tratamento técnico da informação.

Despedida da Marielza

Nem tudo foi tristeza na despedida da Marielza. Houve chororô, é verdade, mas foi com muita alegria que nos reunimos para sua festinha de despedida. Compartilhamos este momento com amigas de trabalho e também com as filhas da Marielza, Dani e Viviane.

Elena trouxe palavras de amizade e o poema Transição, de Fernando Anitelli, que traduziu nosso sentimento. Elenise leu para todos!


Marielza,
Você sempre que nos escreveu algo, com amor, carinho e sábias palavras. Você que escreveu um livro, nos deixando como exemplo esta coragem. Então me sinto meio encabulada em te escrever algumas coisas, mas não poderia deixar passar este momento. Peguei uma carona nas palavras de Fernando Anitelli, por quem tenho grande admiração, e acho que são sempre muito verdadeiras.
Em cada estrofe desta música vejo um pouquinho de você, o quanto você pode nos ensinar sendo assim desta forma, mansa e serena mas ao mesmo tempo decidida.
Você é uma pessoa culta, mas mesmo assim não foi só com sua cultura que nos ensinou  algo, ensinou também e principalmente com o coração, com sua bondade, fazendo-nos pensar e repensar muitas vezes em todas as nossas atitudes principalmente quando estas pudessem invadir o espaço alheio, o qual você sempre respeitou.
Acho que eu tenho só o que agradecer por você ter feito parte de minha vida.
Nesta transição “Trabalho/Aposentadoria” desejo que sejas muito feliz, pois você fez por merecer.
Elena 
Transição

Apreciar os riscos e suposições
Manifestar brandura e mansidão
Assegurar acessibilidade
E preservar coragem e transição

Se enunciar repleta, intacta
Apta a habitar todo lugar
Se aflorar bela

Assim que for embora
Perpetuar a história
Desvalidar o improvável
Desdenhar do inconcebível

Ocupar o "a" das horas
Plenas, serenas, inéditas e autênticas
Revidar dela

Desperta em nós
Nova aurora ao coração
Ensina a perder medo
Alcança a voz
Acordar de prontidão
Anunciar

Milagres acontecem quando a gente vai à luta













 















 



 




 



 









Até breve, Marielza!

Hoje a biblioteca perde um pouco de doçura. Nos despedimos da Marielza, que se aposenta depois de 28 anos de trabalho e nos deixa um exemplo de mulher proativa, que faz a diferença onde  estiver. Aqui, alem de atender aos usuários, tomou iniciativas oportunas, se adiantou às propostas e colaborou da forma que pôde, sempre buscando promover a amizade entre as pessoas. 

Marielza nunca perdeu a oportunidade de elogiar e recebeu de volta elogios em dobro, por sua postura profissional, por sua delicadeza e educação tão valorizados pelo próximo.  Deixou sua marca e mostrou, as vezes com doçura e as vezes com atrevimento que podemos e devemos nos querer bem, nos aproximar.

A despedida da Marielza também nos deixa a lição que a riqueza da vida está em traçar novos caminhos, mudar, ousar, bater as asas. Para isso nossa amiga demonstra ter coragem de sobra!

Mas a maior mensagem que ela me deixa é que a cada dia, cada um de nós tem a oportunidade de optar entre  sentar na plateia ou atuar, subir ao palco. Marielza sempre foi atriz, protagonista de sua vida e, infelizmente para nós, depois de 20 e tantos anos, encerra-se a  temporada da Marielza profissional bibliotecária da Escola de Engenharia de São Carlos. 

Para nossa sorte, outros espetáculos permanecem em cartaz: Marielza continua atuando, dando seu testemunho no curso de noivos sobre as superações e alegrias da vida conjugal; Marielza escritora, continua verbalizando as emoções a cada página que escreve e publica; e a Marielza avó, mãe, esposa, irmã, amiga, irmã-amiga... Certamente ainda há tempo, espaço e disposição para outros papeis!

Querida, que Deus se aproxime ainda mais de você a cada vez que a cortina subir e descer. Que venham novas estreias. Nós estaremos sempre te aplaudindo!

Rosana Alvarez Paschoalino

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

"Desperdiçadores psicológicos de tempo: proscrastinação, perfeccionismo, desorganização e falta de disciplina"


Hoje (26/10), numa ensolarada manhã, após um singelo coffee break, assistimos a excelente palestra com Marciliana Correa, sobre o tema "Desperdiçadores psicológicos de tempo: proscrastinação, perfeccionismo, desorganização e falta de disciplina". Mais de 150 pessoas reuniram-se no auditório Pau-Brasil, do ICMC para a penúltima atividade da XV Semana do Livro e da Biblioteca.

Além de psicóloga, Marciliana é Master Coach, Behavioral Coaching Institute (maio/2009), Executive Coach; Sociedade Brasileira de Coaching (novembro/2008), Personal e Professional Coaching, Sociedade Brasileira de Coaching (julho/2008) e Especialista em Gestão Organizacional e RH, Universidade Federal de São Carlos (dezembro/2001)


Ela atua como Personal e Executive Coach. Realiza planejamento de carreira, acompanhamento transição de carreira, preparação para cargos de liderança, orientação para conciliar vida pessoal e profissional (qualidade de vida, stress), elaboração de metas e objetivos, elaboração de planos de ação.