INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

1ª Oficina Jandyra e a 2ª Oficina DataUSP-PosGrad


Ocorreu no último dia 28 de Novembro de 2013, às 14 horas, na STI/EESC/USP, a 1ª Oficina Jandyra e a 2ª Oficina DataUSP-PosGrad, ambas promovidas pela Pró-Reitoria da Pós-Graduação da USP. Dirigentes, Chefes de Departamento, Presidentes de CPGs, Coordenadores de CCPs, Assistentes Acadêmicos, Secretários (CPGs e CCPs) e Bibliotecários das Unidades USP foram convidados a participar. Pela Biblioteca estiveram presentes Flávia, Murillo, Neuza e Rosana

Flávia nos reporta que:
O Prof. Caetano Traina Jr. do CISC/USP apresentou o Sistema Jandyra, que tem por objetivo associar dados da pós-graduação, possibilitando aos docentes, a partir desses dados, vincular os trabalhos de maior relevância de seus programas de mestrado e doutorado.  
A integração ocorre a partir da produção científica cadastrada no Lattes, ou seja, o docente alimenta o Lattes e os dados são replicados para o Jandyra e, automaticamente, vinculados à BDTD-Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e DataUSP-PosGrad. 
Nesse momento está liberada a base de testes e a Unidade deve indicar as pessoas de cada setor autorizas a trabalhar com o sistema. Segundo Maria Helena Di Francisco (bibliotecária do IFSC), cuja Unidade participou como piloto no projeto, o papel das bibliotecas será de orientação para o uso do sistema
Posteriormente, o Prof. João Eduardo Ferreira do IME/USP abordou o DataUSP-Pós-Grad, ressaltando que o sistema tem por finalidade o fornecimento e análise de dados em larga escala para a Pós-Graduação, para tomada de decisão dos docentes e gestores das Unidades, além de integrar o ScriptLattes e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertação. 
Os sistemas (Jandyra e DataUSP-PosGrad) podem ser acessados pelo sistema USP: www.sistemas.usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário