INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Turma da EESC Sustentável e USP Recicla em visita orientada ao aterro, horta municipal e cooperativa de reciclagem


Dia 22/11 foi especial para Trud, que pôde conhecer pra onde vai nosso lixo doméstico. 
Ela com os demais membros da Comissão EESC Sustentável visitaram três lugares importantes, guiados pela Pazu e pelos monitores locais. 
Trud nos conta que:
O que chamou mais sua atenção foi o aterro. É um espaço já saturado, praticamente sem lugar para o lixo.  O município está pagando para levar a maior parte do lixo para outra cidade, já que aqui não há mais espaço. Saí de lá com muita vontade de fazer uma composteira em casa. Quanta coisa orgânica que se joga no lixo e que poderia virar adubo! E quanta coisa que poderia ser reciclada, ou separada do lixo orgânico para a coleta seletiva buscar.


Depois fomos à horta municipal, onde eles recebem lixo orgânico de alguns restaurantes e também folhas e poda de grama.  O nosso campus também envia esse material para lá. O que me incentivou mais ainda a fazer uma composteira foi conhecer a deles: não tem cheiro algum. O produto final é um composto riquíssimo para se usar nas plantações, nos vasos e jardins.



Por último fomos até a Cooperativa de reciclagem , onde se faz a triagem dos materiais (papel, papelão, plástico, vidro e metal). Lá também pude observar, assim como no aterro, a confusão que as pessoas fazem em relação ao material – misturam produtos orgânicos, jogam lâmpadas, isopor e algumas embalagens laminadas que não reciclam.  Mesmo assim, muitas pessoas já têm essa consciência de separar o lixo, isso já deixa a gente mais animado!


Da esquerda p/ direita, em pé : Maragno (SEM), Danira Suely da Silva (USP Recicla), Herbet (IFSC), Agnaldo (PUSPSC), Waldemir (PUSPSC), Nivaldo (USP Recicla), Cláudia (PUSPSC) e Wilma (gráfica). Da esquerda para a direita agachados : Alberto Cury (SMM), Sirlene (SMM), Willian (pós-graduação), Bruna (USP Recicla) e Pazu (USP Recicla)

Nenhum comentário:

Postar um comentário