INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Aquisição de livros 2012

Ontem, dia 28/02/2012 houve uma reunião convocada em caráter de emergência, com a Comissão de Biblioteca. A pauta foi o investimento da verba de 2012 para a compra de livros e outros materiais não periódicos, que tem prazo de 23/03 para ser definida.


Até 2011 a Biblioteca usava uma fórmula baseada em Departamentos para investir a verba. O valor total era dividido em duas partes. A primeira parte, era dividida igualmente entre os Departamentos. A outra metade também era destinada aos Departamentos, mas proporcionalmente ao número de docentes.


A partir da verba de 2012 a Biblioteca planeja contemplar os cursos de graduação e programas de pós-graduação em vez de Departamentos.


A professora Bernadete (Engenharia Ambiental) sugeriu que uma porcentagem fixa fosse destinada a aquisição de livros do ciclo básico e a sugestão foi bem recebida pelos demais membros. Dessa forma, a partir deste ano, a fórmula para divisão dos recursos será: 30% para livros de pós-graduação, 40% para livros de graduação, 20% para livros do ciclo básico de cálculo, física, química e outras disciplinas oferecidas pelos Institutos do Campus e 10% para aquisições da Biblioteca.


A proporcionalidade será definida pelo número de docentes da Unidade cadastrados no relatório trianual da Capes em cada um dos programas de pós-graduação e o número de vagas de cada um dos cursos de graduação oferecidos pela Escola. 


Participaram da reunião: Rosana, Lucia, professores Fortulan, Rozenfeld, Bernadete, Adair, Esquivel, Mario, Paulo Fujioka e Marcelo Faraco. 


Esperamos com essas medidas ajustar o acervo as demandas apresentadas, especialmente pelos alunos de graduação, e garantir que a Biblioteca atinja o nível 5 nos critérios definidos pelo MEC  no Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância, publicado em dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário