Eduardo participou dias 27 e 28 de maio do o Seminário Internacional Direitos Autorais: tendências e desafios contemporâneos, na Universidade do Livro, em São Paulo.
O Seminário reuniu especialistas no assunto, nacionais e internacionais e foi destinado a empresários, advogados, editores, editores-assistentes, publishers, agentes, responsáveis por contratos e direitos autorais, bibliotecários, jornalistas e demais interessados.
Eduardo nos reportou que:
O professor John Thompson, da Universidade de Cambridge, apresentou o estado presente do mercado editorial anglo-americano, com destaque para a transformação tecnológica ocorrida, sobretudo, após o surgimento do Kindle da Amazon, além de ter discutido o aparecimento de agentes literários e grandes editoras.
Em seguida, o professor Allan Rocha de Souza (UFRJ) discorreu sobre “Políticas públicas e direitos autorais” e apresentou como essa questão é tratada na Constituição Federal e no Plano Nacional de Cultura (Lei 12.343/2010).
A mesa redonda “Direitos autorais: panorama internacional – desafios e tendências” contou com a participação de John Thompson, Eduardo Magrani (FGV-RJ) e Luciana Villas-Boas (Agência Villas-Boas & Moss) e os temas discutidos foram, dentre outros, fair use e a publicação de autores brasileiros no exterior.
Na mesa redonda “Direitos autorais: panorama Brasil – desafios e tendências” participaram o professor Pablo Ortellado (EACH-USP), Lúcia Riff (Agência Riff) e Breno Lerner (Editora Melhoramentos), que abordaram os seguintes assuntos: Internet como fonte de pesquisa, Marco Civil da Internet, uso livre de obras em recursos educacionais e pirataria de conteúdo.
Por se tratar de um tema amplo, o assunto “direitos autorais” pode ser discutido sobre diferentes aspectos e deve ser acompanhado pela Biblioteca a fim de oferecer o suporte necessário aos seus usuários.Alem desse pequeno relatório, Eduardo também fez um compilado mais completo das questões apresentadas, que irá circular entre os bibliotecários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário