O objetivo da iniciativa é conferir noções básicas de museologia e sua aplicação na administração da memória. Serão abordadas questões teóricas e práticas sobre a avaliação e a gestão de museus.
Lilian aprendeu no curso e nos reporta que:
A Museologia, disciplina social aplicada que estuda a relação entre o homem e o objeto num cenário, se preocupa em identificar e analisar o comportamento individual e/ou coletivo do Homem frente ao seu patrimônio; desenvolver processos –técnicos e científicos – para que a partir dessa relação o patrimônio seja transformado em herança e contribua para a construção das identidades.
Uma metáfora bem conhecida para o planejamento estratégico é a das cartas náuticas, que mapeiam obstáculos e correntes, mas não podem prever em detalhes como será o percurso porque condições climáticas e outros fatores podem alterar o percurso e influenciar tomadas de decisões já durante o trajeto. Assim, o planejamento ao mesmo tempo em que sinaliza aonde se quer chegar e como, precisa ter a flexibilidade para acolher e utilizar as informações que chegaram durante o percurso e que não estavam previstas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário