INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Seleção de profissionais




O Departamento Técnico do SIBiUSP solicitou que fosse feita a divulgação entre os funcionários da Unidade para a seleção de profissionais (claros e/ou permuta) com os seguintes perfis:


   - bibliotecários
   - analistas de sistemas
   - analista para assuntos administrativos
   - técnico para assuntos administrativos


para atuação nos projetos: Biblioteca Digital da Produção Intelectual da USP, Portal de Revistas da USP, Repositório de Objetos Educacionais de Aprendizagem, Laboratório de Digitalização e Indicadores bibliométricos da produção científica.


Aos interessados, favor encaminhar currículo atualizado para dtsibi@usp.br, até 10 de agosto p.f.

Projeto InterPARES 3




Dica da Cristina Vilella, bibliotecária chefe da Poli:


O Arquivo Central do Sistema de Arquivos da UNICAMP vai realizar um fórum "Projeto InterPARES 3 - Preservação e Acesso de Documentos Arquivísticos Digitais Autênticos: os resultados do TEAM Brasil", dia 09 de agosto de 2012, das 9h às 17h, no Auditório do Centro de Convenções da UNICAMP.


O programa do evento e as inscrições gratuitas estão disponíveis no site:


http://foruns.bc.unicamp.br/foruns/projetocotuca/forum/htmls_descricoes_eventos/tecno54.html


Para acessar o site do Sistema de Arquivos da UNICAMP:
http://www.siarq.unicamp.br

Nota de falecimento




Comunicamos, com pesar, o falecimento do Sr. Celso Luiz Lioniirmão da nossa colega Vera.

O corpo está sendo velado no Velório Municipal e o sepultamento será  hoje  13/07, às 15h, no Cemitério Nossa Senhora do Carmo.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Reforma e Estruturação de Infraestrutura de Cabeamento e Rede de Telefonia nas Unidades da USP

Ontem, 10/07, estiveram reunidos Rosana e o analista João Dotta, para tratarem do Projeto  "Reforma e Estruturação de Infraestrutura de Cabeamento e Rede de Telefonia nas Unidades da USP" no âmbito da Biblioteca e prédio Anexo.


O Projeto, que prevê as reformas necessárias para a uniformização de toda a rede de dados metálica na Universidade, é de responsabilidade da Superintendência de Tecnologia da Informação em parceria com a Reitoria, e inclui substituição do atual cabeamento categoria 5 para estruturado categoria 6 (rede de dados, telefonia,  câmeras IP com sistema PoE , controle de acesso). Todos os atuais switches e Access Point (Wi-Fi) também serão substituidos por novos equipamentos de tecnologia mais avançada.


À Biblioteca cabe agora mapear a instalação de pontos de rede e as instruções do analista são para antecipar o crescimento para os próximos vinte anos!

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Centro de Apoio às Atividades Didáticas


A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP reinaugurou dia 13.06.2012 o Centro de Recursos de Apoio ao Ensino Glete de Alcântara (CRAE), com o objetivo de  atender as necessidades contemporâneas do ensino e ao seu projeto pedagógico. 


São cabines de estudo individuais com acesso à internet,  Praça de Leitura e a agenda cultural, na qual serão divulgados lançamentos de livros, dentre outras atividades. Além disso, nesse espaço os alunos encontram recursos para estudos e trabalhos individuais ou em grupos, acesso a materiais didáticos em mídias eletrônicas, orientação para acesso a base de dados online, e os professores têm apoio para disponibilização de recursos bibliográficos utilizados em disciplinas de graduação e de pós-graduação.


Ao lado dos investimentos na estrutura física, as funcionárias atualizaram seus conhecimentos com o auxílio da Biblioteca Central, proporcionando atendimento aos usuários com ainda mais cortesia e resolutividade.


Em abril de 2012, a Biblioteca da EESC apresentou iniciativa semelhante implementada na Faculdade de Odontologia da USP, o Centro de Recursos para a Aprendizagem e Investigação (CRAI)



Trata-se de uma proposta pedagógica idealizada pela Rede de Bibliotecas Universitárias Espanholas (REBIUN), que tem como objetivos, a integração de serviços pedagógicos aos de informação e uso mais apropriado das tecnologias, tornando-se um centro dinâmico e social dentro da universidade.


Com a reforma da Biblioteca e a criação de um espaço mais útil, organizado e aconchegante entre o prédio principal e o  prédio anexo, quem sabe podemos criar uma condição semelhante, um Centro de Apoio às Atividades Didáticas envolvendo a Biblioteca e CETEPE? As plantas podem ajudar a imaginação... Fica aqui registrada nossa intenção!




quinta-feira, 5 de julho de 2012

Ficha catalográfica




A ficha catalográfica é um item obrigatório em TCCs, dissertações e teses apresentados à EESC e, a partir de hoje, deve ser impressa pelo próprio usuário no verso da página de rosto, antes da encadernação do volume.


Os alunos de graduação, pós-graduação e docentes da EESC, ao terminarem seu trabalho podem elaborar sua própria ficha catalográfica, a partir de um aplicativo desenvolvido pela STI, adaptado do ICMC.


Elena, com o apoio de voluntários, fez e publicou também um tutorial para apoiar os alunos e, agora que está disponível na página da Biblioteca, podemos ver e opinar sobre o conjunto da obra.

Serviços de Informações ao Cidadão




A USP está acompanhando as discussões referentes à Lei de Acesso à Informação 12.527, de 18.11.2011, e designou o Prof. Dr. Gustavo Ferraz de Campos Mônaco, Procurador Geral da USP, para a implementação da nova legislação sobre acesso à informação, bem como pela estruturação do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). 


Pelo Decreto Estadual 58.052, de 16.05.2012, que disciplina a lei no âmbito de órgãos estaduais, no prazo de 90 dias, devem se organizar  recursos organizacionais, materiais e humanos,e outras  providências para começar o funcionamento dos Serviços de Informações ao Cidadão - SIC.


Ligado nessa questão, o SAUSP realizou entre os dias 22 de maio e 05 de junho deste uma pesquisa com o objetivo de diagnosticar o acesso à informação pública na USP. A pesquisa foi realizada entre membros  de comissões setoriais de unidades. Uma das questões propostas era se o grupo considerava a USP preparada para dar acesso às informações públicas solicitadas pelos cidadãos.


• 64% dos participantes disseram que ela não está preparada 
• 36% dos participantes disseram que ela está preparada 


Por que as pessoas declararam NÃO ESTAR PREPARADAS e outras informações estao disponíveis no Boletim SAUSP, disponível em http://www.usp.br/arquivogeral/wp-content/uploads/images/boletim/2012/pdf/7.pdf


Segundo a Administração, no âmbito da EESC deverão estar envolvidas na implantação do  Serviço de Informações ao Cidadão, deverão estar envolvidos: Comissão SAUSP, Serviço de Expediente e ProtocoloAssessoria de Comunicação, Serviço de BibliotecaComissão Interna de Gestão de Qualidade e Produtividade.



Tao logo a Procuradoria Geral encaminhe as instruções, os referidos segmentos  serão chamados para discussão/implementação do SIC/EESC.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

II Workshop de Capacitação para Pesquisadores da USP em Publicação Científica

Foi realizado SIBiUSP nos dias 28 e 29 de junho no auditório do CETEPE (EESC), o II Workshop de Capacitação para Pesquisadores da USP em Publicação Científica. Desta vez a oportunidade foi aberta aos docentes, pós-doutorandos, alunos de mestrado e doutorado de todos os Programas da EESC e demais Institutos do Campus.

Houve 42 inscrições antecipadas (36 compareceram) e a participação de nove ouvintes, totalizando 45 pessoas. Metade delas era doutorandos e o restante se dividia em mestrandos, docentes, pós-doutorandos, um aluno de graduação e uma bibliotecária observadora (Neuza do IFSC). As Unidades eram: EESC, IAUSC, ICMC,  IFSC, IQSC, Poli, IAG, IPEN e CENA.

O Workshop foi ministrado por Waltencir Zucolotto, professor do IFSC com vasta experiência nesse assunto e as fotos foram feitas pela Patrícia.







Normas de uso dos recursos computacionais

No intuito de regulamentar o uso de computadores por pré-adolescentes e adultos da comunidade externa ao Campus, encaminhamos uma proposta de Regulamento de uso para a Diretoria, para que encaminhassem ao escritório regional da Procuradoria Geral para análise jurídica formal do texto. 


Hoje recebemos a resposta da PG do Campus, dizendo que o Regulamento pode se adotado a partir de julho/2012, nos seguintes termos:


Normas de uso dos recursos computacionais do
Serviço de Biblioteca da EESC


O uso dos recursos computacionais oferecidos pelo Serviço de Biblioteca (SVBIBL), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), prioritariamente, pela comunidade local: alunos, pesquisadores e servidores docentes e não docentes, impõem responsabilidades e obrigações que visam a segurança dos sistemas e de seus usuários. Para utilizar tais recursos, o usuário deve estar ciente e de acordo com o Código de Ética da Universidade de São Paulo (Resolução 4871 de 22 de outubro de 2001), além dos seguintes Termos de Uso:
Art. 1º. Os computadores da Biblioteca são mantidos com recursos públicos, sendo, portanto, sua obrigação preservar instalações e equipamentos que estão a sua disposição;
Art. 2º. Os recursos disponíveis devem ser utilizados apenas para atividades relacionadas a ensino, pesquisa e extensão;
Art. 3º. Tentativas de burlar os esquemas de segurança de acesso à rede são consideradas infrações legais, sujeitas às penas da lei;
Art. 4º. Não é permitida a instalação, reparo ou remoção de componentes ou programas pelos usuários;
Art. 5º. Caso seja constatada qualquer irregularidade no funcionamento do equipamento, o usuário deve reportar-se ao funcionário do Balcão de Atendimento;
Art. 6º. É expressamente vetada a utilização de jogos nos micros da Biblioteca;
Art. 7º. O SVBIBL não é responsável por perdas ou danos que venham a ser causados pelo uso dos equipamentos ou programas ou pelo uso na rede;
Art. 8º. O usuário que causar prejuízos ao patrimônio da Universidade será punido nas formas da Lei;
Art. 9º. O usuário que fizer uso indevido da rede da Universidade será punido nas formas da Lei;
Art. 10º. De acordo com a Lei Estadual 12.228/2006:
I. É proibido o ingresso de menores de 12 (doze) anos sem o acompanhamento de, pelo menos, um de seus pais ou de responsável legal devidamente identificado;
II. Adolescentes de 12 (doze) a 16 (dezesseis) anos só poderão ter acesso aos equipamentos com autorização dos pais ou responsável. Para tanto, é obrigatório o preenchimento do formulário (abaixo) a seguir, bem como a apresentação de documento de identidade do menor.

Horário de expediente




Informamos o horário de funcionamento da Biblioteca durante as férias de julho de 2012 (de 10 a 27/07):
De segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas
Fechada aos sábados 07, 14, 21, 28 de julho


Não haverá expediente 09 de julho (segunda-feira) – Feriado Estadual (Revolução Constitucionalista de 1932).


A partir de 30 de julho voltamos ao horário de funcionamento normal (segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas e aos sábados, das 8 às 12 horas).