INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Novos serviços


Acompanhando o desenvolvimento tecnológico, a Biblioteca também tem procurado a inovação e passou a oferecer novos serviços através da página web:

1. Levantamento bibliográfico: o formulário foi inspirado em experiências da Faculdade de Medicina e FFLCH. O usuário pode selecionar a base de dados, os termos a serem pesquisados e o período de cobertura;

2. Índice h: número que quantifica a produtividade científica de um cientista com base no número dos artigos publicados por ele e a frequência com que tais artigos são citados por outros cientistas. São oferecidos aos usuários a pesquisa nas Bases Web of Science, Scopus e Google Acadêmico. Esse serviço é uma ideia original. Não há registro de outras bibliotecas que ofereçam, ainda.

3. Fator de Impacto: medida que quantifica a média do número de citações dos artigos publicados em um periódico. O usuário pode solicitar um título específico ou os periódicos de um assunto. Desconhecemos também que esse serviço seja oferecido por alguma Biblioteca.

4. Solicitação de artigos: formulário que compreende solicitações REBAE, COMUT e British Library

5. Abono de suspensão: idéia inspirada na Biblioteca do Instituto de Física da USP de São Paulo, onde o usuário pode justificar o atraso e solicitar que sua penalidade seja abonada. A justificativa é analisada pelo bibliotecário e cada usuário tem direito a solicitar esse benefício três vezes.

Todos os formulários foram desenvolvidos pelo estagiário Fernando, utilizando o Google Forms.

Nenhum comentário:

Postar um comentário