INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Parceria entre EESC e IGC


Os mapas aqui na Biblioteca da EESC até hoje são tratados como monografias, não recebendo catalogação especial e altamente descritiva que o tipo de material exige, o que não favorece a sua localização.

No último dia 10, Valéria foi até São Paulo conhecer a Biblioteca do Instituto de Geociências (IGc), mais especificamente o processamento do material cartográfico, com o objetivo de ter um primeiro contato com a leitura, processamento e as técnicas de conservação que ainda não utilizamos aqui na EESC.

Além das orientações que a Valéria recebeu, essa parceria possibilitará a digitalização de nossos mapas para utilização da estrutura da Base de Dados Geomapas, desenvolvida pelo IGC com o apoio daFFLCH, possibilitando a disseminação através do meio digital.

A base Geomapas contém aproximadamente 10 mil mapas e outros materiais de apoio (levantamentos topográficos, de vegetação, hidrográficos, etc) digitalizados e, em respeito a lei dos direitos autorais, não permite visualização do mapa em detalhes, mas ainda assim, é possível fazer uma consulta prévia e ver os mapas cadastrados.


A parceria entre as Bibliotecas da EESC e IGc foi formalizada em ofício, assinado por Érica Beatriz Oliveira, diretora da Biblioteca.

Colaboração: Valéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário