Hoje, dia 10 de dezembro, será realizada a consulta à comunidade universitária, que, conforme disposto na Resolução nº 6638 deve eleger, no dia 19 de dezembro, a lista tríplice para reitor (a) e vice-reitor(a), nos termos do Estatuto e Regimento Geral da Universidade.
Foram inscritas quatro chapas com candidatos a reitor e vice-reitor(a). De um modo geral as respostas reafirmavam que os candidatos conhecem a situação atual do Sistema, reconhecem e preocupam-se com a importância do trabalho desenvolvido pelas bibliotecas para que a atividade fim da Universidade seja cumpridas. Acrescentam que, se eleitos, dedicarão especial atenção a estas questões e ao SIBi.
A seguir, descrevemos o que cada uma delas respondeu especificamente às perguntas feitas por alguns colegas bibliotecários durante os debates e as apresentações sobre o futuro das bibliotecas da USP:
Chapa 1: Hélio Nogueira da Cruz (vice-reitor na atual gestão) e Telma Maria Tenório Zorn (pró-reitora de Graduação na atual gestão)
Têm como referência Rosaly Favero Krzyzanowski, época em que se debatia mais sobre bibliotecas. Estiveram em várias unidades para coletar informações.Chapa 2: José Roberto Cardoso (diretor da Escola Politécnica e membro da Comissão de Orçamento e Patrimônio na atual gestão) e José Antonio Franchini Ramires (professor titular da Faculdade de Medicina)
Segundo professor Ramirez, algumas coisas devem ser melhoradas no SIBi-USP e aponta a necessidade de mais investimentos nas Bibliotecas. Sem as bibliotecas, as atividades fim ficam prejudicadas.Chapa 3: Marco Antonio Zago (pró-reitor de Pesquisa na atual gestão) e Vahan Agopyan (pró-reitor de Pós-Graduação na atual gestão)
O professor Zago considera que é preciso investir nas bibliotecas para que a Universidade realize sua atividade fim. Ele também conhece a situação que o Sistema vivencia e acha aconselhável fazer uma revisão utilizando-se de grupos de trabalho com bibliotecários para construir um novo modelo.Chapa 4: Wanderley Messias da Costa (superintendente de Relações Institucionais na atual gestão) e Suely Vilela (reitora da Universidade no período de 2005-2009 e diretora do Núcleo São Paulo do Programa USP Internacional na atual gestão)
Conhecem a situação dos periódicos e o prejuízo causado pela interrupção do acesso.Além das questões específicas relacionadas às bibliotecas e descritas acima, cada uma das chapas possui programas completos de gestão completos recebidos por todos os servidores. Além disso, procuramos retratar as falas dos canditatos em suas apresentações, onde o clima era sempre muito informal.
Nós poderemos votar em até três chapas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário