A Flávia mapeou dois indicadores importantes, nos quais devemos manter o foco. O primeiro é o número médio de empréstimos por livro, medido anualmente. Temos hoje na biblioteca um acervo pouco maior que 65 mil livros, que foram emprestados 47.399 vezes durante o ano de 2011. Isso representa uma média de 0,73 empréstimos por livro. Estamos em 9º lugar entre as Bibliotecas da USP, e uma política de aquisição melhor definida pode aumentar esse nosso índice.
Média de empréstimo por livro/ano |
Outro indicador de relevância é o número de consultas por livro, ou seja, quantos livros o nosso usuário retirou da estante dividido pelo volume do acervo. Nesse critério, nossa biblioteca não apresenta uma boa performance. Estamos atrás de 19 bibliotecas, e seria interessante reverter essa situação com maior urgência. Temos hoje uma média de 1,2 consultas por livro. Estamos em 20º lugar entre as Bibliotecas da USP e acreditamos que uma melhor organização do acervo na estante, sinalização mais efetiva e limpeza constantes das estantes e livros (medida adotada em 2012) podem contribuir para que as coisas melhorem.
Média de consulta por livro/ano |
Dessa forma, estabelecemos o terceiro indicador de qualidade: a média de livros repostos corretamente na estante em 24h podem contribuir para que o usuário visite a nossa Biblioteca cotidianamente e confie nos serviços oferecidos. Inicialmente esse índice será definido pela simples verificação na estante de uma amostra de livros devolvidos na data anterior. O ideal é que todos os livros e periódicos da lista estejam na estante, em local correto, até 24 horas após terem sido devolvidos.
Esperamos, dessa forma, iniciar uma cultura de prestação de serviços com maior qualidade entre nossos colaboradores e usuários!
Nenhum comentário:
Postar um comentário