INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Imagens sobre Arquitetura brasileira

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP deverá inaugurar em março uma versão-teste do Arquigrafia (www.arquigrafia.org.br), uma rede social na internet em que usuários poderão compartilhar imagens fotográficas e comentários relacionados à arquitetura brasileira. O projeto reúne um acervo com mais de 82 mil imagens.

“A princípio serão só fotos, mas a ideia é trabalhar também com desenhos e vídeos no futuro”, diz o professor Artur Rozestraten, da FAU. Também coordenam o projeto os pesquisadores Maria Laura Martinez, da Escola de Comunicações e Artes (ECA), Marco Aurélio Gerosa e Fabio Kon, ambos do
Instituto de Matemática e Estatística (IME), todos da USP.

sistema poderá ser acessado por dispositivos móveis e as licenças das imagens serão gerenciadas pelo Creative Commons, um projeto global presente em mais de 40 países que criou um modelo menos burocrático de gestão dos direitos autorais, sem custos para o autor.

Neste momento a equipe realiza a integração gradual dos cerca de 37 mil slides do acervo do Setor Audiovisual da Biblioteca da FAU, catalogando as imagens uma por uma, com o apoio de Dina Uliana, diretora da Biblioteca da FAU, e Eliana de Azevedo Marques, bibliotecária responsável pelo setor. 


O projeto conta com o apoio da Fapesp e da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, e recebeu o primeiro prêmio na categoria Tecnologias Sociais Aplicadas e Humanas da Agência Inovação USP em novembro de 2011.


Arquigrafia é feito com base no Groupware Workbench, um software livre – isto é, gratuito e modificável por qualquer usuário e encontra-se hospedado no Centro de Competência em Software Livre (CCSL) do IME.

Após receber um treinamento mínimo, programadores podem desenvolver seus próprios componentes e agregá-los ao pacote básico. É como se fosse possível entrar no sistema de um site do tipo YouTube, para compartilhamento de vídeos, e acrescentar funções extras como “dê uma nota de 0 a 10 para o vídeo”.

Fonte: http://espaber.uspnet.usp.br/jorusp/?p=21101



THIAGO MINAMI, Especial para a Agência USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário