A Flávia está em São Paulo hoje, dia 18/10, participando de treinamento para uso do sistema Tycho, que foi desenvolvido em software livre para apoiar a avaliação e gestão institucional da USP, com a integração de indicadores dos demais sistemas corporativos, Curriculo Lattes e grupos de pesquisa do CNPq, considerando as metas da Universidade.
O sistema também tem competências para coletar dados de fontes externas e contribuir para gestão acadêmica de outras instituições além da USP.
O nome Tycho é uma homenagem ao astrônomo, astólogo e alquimista dinamarquês Tycho Brahe, que percebeu que o progresso da ciência da astronomia dependia de observações sistemáticas e não aleatórias.
O que a Flávia tem a nos contar sobre as aplicações do Sistema Tycho para o ambiente da Biblioteca:
Descrevo resumidamente o Sistema Tycho, no qual participei no último dia 19/10:O Tycho é uma base de dados desenvolvida pelo DI/USP a partir do Urano web do ICMC/USP. O objetivo principal é a gerar relatórios institucionais para apoiar a avaliação e a gestão institucional, aprimorar a obtenção automática de dados, integrar visões e indicadores, alinhando as metas das unidades com metas da universidade.Criada através de um software livre, é totalmente intuitiva e de fácil uso, possui canal de comunicação direto com as pessoas através das redes sociais, com o objetivo de integrar, colaborar e trocar experiências.Os dados são importados principalmente do Lattes da CAPES e dos sistemas corporativos da universidade (Jupiter, Janus, Marte...). Com a contribuição das unidades de ensino, o Tycho será uma ferramenta muito importante, para obter de forma rápida e fácil dados relacionados a comunidade acadêmica.Flávia Helena Cassin
Nenhum comentário:
Postar um comentário