INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Semana do Arquivo: Gestão Documental, Lei de Acesso à Informação e o papel dos arquivos na cultura de acesso

Aconteceu de 11 a 14 de novembro, na Fundação Pró-Memória, a Semana do Arquivo: Gestão Documental, Lei de Acesso à Informação e o papel dos arquivos na cultura de acesso. Elenise e Vera participaram. 

Elenise reporta que participou de oficina de Conservação Preventiva para documentos de arquivo, com Norma Cianflone Cassares, Diretora Técnica do Núcleo de Conservação do Arquivo do Estado de São Paulo onde foram abordados assuntos relacionados ao papel e fatores que contribuem para sua degradação, bem como técnicas de preservação e manipulação desses acervos.

Também foi discutida no evento a Lei de acesso à informação e Sigilo, pelo Dr. Levi de Mello - Procurador de Estado da Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo. Essa lei ajuda a transformar a máquina pública em uma cultura de transparência, o fato de ser fiscalizado muda o comportamento das pessoas. 

Marcelo Chaves, Diretor Técnico Substituto do Centro de Assistência aos Municípios do DGSAESP apresentou o Panorama da situação dos Arquivos Públicos Municipais e a Lei de Acesso no estado de São Paulo e, posteriormente, Hilda Delatorre, Diretora Técnica do Centro de Gestão Documental do DGSAESP apresentou o Plano de Classificação e a construção da Tabela de Temporalidade para documentos e propôs sua utilização em arquivos municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário