INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Análise do Blog

O Blog da Biblioteca foi planejado como tarefa para o Curso de Competência em Informação, com o objetivo de melhorar a comunicação interna entre os colaboradores do SVBIBL. Nesse período inicial, tem permanecido aberto a acessos externos para construirmos, com base no compartilhamento de experiências, uma ferramenta que seja realmente útil e bem dimensionada para atender aos objetivos propostos.

Mas nem só de “palpites” se constrói uma boa ferramenta. Desde sua implantação, todos os acessos ao site tem sido monitorados por uma ferramenta do Google que preserva a identidade do usuário, mas fornece informações relevantes sobre as visitas recebidas. Entre outras coisas, informa, por exemplo, quanto tempo o usuário leva nas páginas, por que meios chegam ao site e em quais marcadores eles clicam na navegação interna. Essas análises são apresentadas em relatórios de fácil compreensão e podem ser adaptados para necessidades específicas.

Por exemplo, foi observada uma tendência do usuário em clicar no marcador “FOTOS”. Isso indica claramente que nosso usuário gosta de ver fotos enquanto está se atualizando. Ou seja, podemos postar com mais freqüência aquilo que o nosso usuário gosta de ver ou da maneira que ele prefere ver.

Uma outra informação interessante é de onde partem os acessos. É claro que a maioria dos acessos são de São Carlos, mas tivemos uma surpresa: são também de outras partes do País. Essas pessoas pesquisam algum termo em ferramentas como o Google e encontram nossos “marcadores”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário