INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Capacitação dos Servidores Técnicos e Administrativos da USP no Exterior


Segundo a edição 150 da Revista Espaço Aberto, a USP lançou, no mês de abril, o programa USP Internacional com três novos programas de bolsa. Um para atrair estudantes estrangeiros, outro para professores visitantes de instituições de ensino do exterior atuarem em órgãos e unidades uspianas. Mas a maior novidade é o Programa de Incentivo e Apoio à Capacitação dos Servidores Técnicos e Administrativos da USP no Exterior.

O objetivo é proporcionar ao quadro de funcionários a oportunidade de desenvolver seus conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais por meio de atividades de intercâmbio fora do País.

Na opinião de Suely Vilela, ex-reitora da Universidade e Diretora de Núcleo Internacional SP  tais investimentos devem ser dirigidos, prioritariamente, ao domínio da língua estrangeira e aperfeiçoamento das metodologias de trabalho ligadas a cada função. “A Universidade possui servidores de altíssima qualidade, que apresentam condições de absorver a experiência internacional e crescer profissional e intelectualmente, o que contribuirá sobremaneira para os avanços da instituição”, completa.

No ano de 2013, serão selecionados dez projetos individuais. Os candidatos devem ser funcionários não comissionados em atividade na Universidade, enquadrados na Carreira de Servidores Técnicos e Administrativos, possuir tempo de serviço na USP superior a dez anos, desenvolver projeto individual relevante para sua área de atuação, apresentar comprovação de proficiência no idioma exigido pela instituição na qual desenvolverá seu projeto e apresentar carta de aceitação da mesma instituição. 

As inscrições podem ser feitas até 31 de julho na Seção de Pessoal da unidade/órgão correspondente, mediante apresentação dos documentos referentes aos três últimos requisitos listados. Cada projeto será avaliado quanto à capacidade de inovação, replicabilidade, relevância e efetividade de resultados.

“O USP Internacional não é programa para a cúpula da USP, mas para todos”, ressalta o reitor Rodas. “Chegou o momento de se galgar novo patamar de internacionalização, somente alcançado por pequeno número de universidades no mundo.”

Um comentário: