INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

2ª Oficina DATAUSP-PósGrad


Acontece hoje na STI (dia 28 de novembro) a 2ª Oficina DATAUSP-PósGrad e a 1ª Oficina Jandyra, direcionadas aos dirigentes de Unidades, chefes de departamentos, presidentes de CPGs, coordenadores de CCPs, assistentes acadêmicos, secretários e bibliotecários

A iniciativa tem como objetivo disseminar o novo Sistema de Informação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação denominado DATAUSP-PósGrad, desenvolvido pelo Centro de Informática de São Carlos (Cisc), que tem por finalidade fornecer serviços analíticos para tomada de decisões dos gestores. 

O DataUSP é composto de serviços novos criados exclusivamente para esse sistema, como o Jandyra e outros já existentes em outros âmbitos da Universidade, que foram incorporados a ele, como o ScriptLattes-USP. 

O Jandyra – nome dado em homenagem a Jandyra França Barzaghi (1915-2010), primeira mulher a obter um título de doutorado na USP, em 23 de março de 1942 – é um sistema que vincula os dados das dissertações e teses da USP com as informações de publicação dos alunos e dos orientadores. 

Pela Biblioteca, participam do treinamento Flávia, Murillo e Neuza.

Economatica


Dia 21 de novembro, na STI, foi promovido pela Biblioteca da EESC com o apoio da Biblioteca do ICMC o treinamento para uso da plataforma de dados Economatica, amplamente utilizada nas áreas de mercado financeiro, consultoria e pesquisa econômica.

O treinamento foi ministrado por Bruno Pantojo de Godoy, analista de Informação de Mercado que nos enviou, posteriormente, um agradecimento formal pela oportunidade aberta. Bruno também ofereceu suporte aos colaboradores da USP na sede da Economática, em São Paulo, conforme programação abaixo. 

- Módulo de fundos todas às terças feiras das 14:00 as 16:00 hs;
- Módulo de ações todas às quartas feiras das 14:00 as 17:30 hs;
- Módulo avançado de DCF, Markowitz, Long and Short e Análise Gráfica todas às quintas feiras das 14:00 as 16:00 hs.

Flavia e a estagiária Isis participaram do treinamento.





terça-feira, 19 de novembro de 2013

VII Congresso de Direito de Autor e Interesse Público


Entre os dias 11 e 12 de novembro, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Eduardo participou do VII Congresso de Direito de Autor e Interesse Público, que neste ano teve como temática central  o Direito Autoral em Reforma: novos instrumentos de desenvolvimento e inclusão social.

Eduardo disse que o evento apresentou discussões sobre direitos autorais relacionadas a diversas áreas, tais como Gestão Coletiva, Novas Tecnologias da Informação, Cultura, Educação, Políticas Culturais, Inovação e Conhecimento. No que tange às bibliotecas, foram apresentadas discussões sobre o impacto da lei autoral vigente no acesso à informação científica por Bianca Amaro, do IBICT, além de discutido o acesso aos acervos frente às tecnologias digitais por Oona Castro, da Wikimedia Foundation, e Beatriz Busaniche, da FLACSO/Argentina.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Semana do Arquivo: Gestão Documental, Lei de Acesso à Informação e o papel dos arquivos na cultura de acesso

Aconteceu de 11 a 14 de novembro, na Fundação Pró-Memória, a Semana do Arquivo: Gestão Documental, Lei de Acesso à Informação e o papel dos arquivos na cultura de acesso. Elenise e Vera participaram. 

Elenise reporta que participou de oficina de Conservação Preventiva para documentos de arquivo, com Norma Cianflone Cassares, Diretora Técnica do Núcleo de Conservação do Arquivo do Estado de São Paulo onde foram abordados assuntos relacionados ao papel e fatores que contribuem para sua degradação, bem como técnicas de preservação e manipulação desses acervos.

Também foi discutida no evento a Lei de acesso à informação e Sigilo, pelo Dr. Levi de Mello - Procurador de Estado da Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo. Essa lei ajuda a transformar a máquina pública em uma cultura de transparência, o fato de ser fiscalizado muda o comportamento das pessoas. 

Marcelo Chaves, Diretor Técnico Substituto do Centro de Assistência aos Municípios do DGSAESP apresentou o Panorama da situação dos Arquivos Públicos Municipais e a Lei de Acesso no estado de São Paulo e, posteriormente, Hilda Delatorre, Diretora Técnica do Centro de Gestão Documental do DGSAESP apresentou o Plano de Classificação e a construção da Tabela de Temporalidade para documentos e propôs sua utilização em arquivos municipais.

6º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias – Biblioteca Viva


Irá acontecer entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2013, na cidade de são Paulo (SP), o 6º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias – Biblioteca Viva. Durante o evento, haverá palestras e debates que terão como eixo central o papel de bibliotecas públicas e comunitárias na formação e cotidiano dos leitores e dos, ainda, não leitores.

Para mais informações, acesse o site do evento.

Reunião do Conselho Supervisor do SIBiUSP


Houve, dia 07 de novembro de 2013, a última reunião do ano do Conselho Supervisor do SIBiUSP. Rosa e Gláucia, representantes das Bibliotecas no Conselho, participaram e nos reportaram resumidamente os assuntos abordados:

  • Apresentação da proposta da Biblioteca de Obras Raras e Especiais da USP, como um espaço nobre para custódia centralizada do patrimônio bibliográfico da universidade.  
  • Resultado do II Encontro de Dirigentes e novo convite para participação das chefias de bibliotecas na reunião em 21/11. 
  • Situação dos processos de compra – Definição da Comissão instituída pela VREA para regularização das pendências: Camila Gamba (DT), Inaie Wenzel (DT), Jober Teixeira (DF), Leila Silva (DA) e Sandra Campos (DA).
  • Programas de Aquisição
  • Processo IEB – Aquisição acervo Paulo Ronai.
  • Inclusão de acervo do CEUMA no banco Dedalus.
  • Representantes das bibliotecas apresentaram várias considerações recebidas sobre o cadastramento da BDPI. 


quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Treinamento Plataforma Economatica


No dia 21 de novembro a Economática, em parceria com as Bibliotecas da EESC e ICMC irá oferecer um treinamento para aprendizado do uso de sua plataforma de dados, amplamente utilizada nas áreas de mercado financeiro, consultoria e pesquisa econômica.

A capacitação para 30 pessoas acontecerá na Sala GRAD-02, localizada no piso superior do prédio da Seção Técnica de Informática da EESC, das 14 às 15h30.

Semana do Arquivo: Gestão Documental, Lei de Acesso à Informação e o papel dos arquivos na cultura de acesso

 Está acontecendo de 11 a 14 de novembro, na Fundação Pró-Memória, a Semana do Arquivo: Gestão Documental, Lei de Acesso à Informação e o papel dos arquivos na cultura de acesso. O objetivo do evento é discutir políticas de Gestão Documental, a Lei de Acesso à Informação (LAI) e o papel dos arquivos na cultura de acesso, assim como questões relacionadas à cidadania e ao direito ao patrimônio documental. 

A Semana do Arquivo, realizada pelo Arquivo Público e Histórico da Cidade sob guarda da Fundação Pró-Memória de São Carlos, traz em sua 3ª edição aplicações destes instrumentos de acesso no trabalho arquivístico, a importância da Gestão Documental nos municípios e da preservação documental, repensando o papel dos arquivos.

Elenise, Vera e Rafael estão participando do evento.


quarta-feira, 13 de novembro de 2013

3º Seminário de Documentos em Meio Digital


Neuza participou, em 11 de novembro de 2013, do 3º  Seminário de Documentos em Meio Digital:  da produção à preservação, na FMVA/USP e nos conta que participou da mesa de abertura, composta por autoridades da VREA/arquivo geral e da FMVZ e, em seguida,  assistiu à palestra: Documento arquivístico em ambiente digital, pela professora Rosely Rondinelli, que definiu documento arquivístico e os documentos arquivísticos digitais, bem como sua identificação bancos de dados.

Em seguida, assistiram ao documentário  “Into the future”, de Terry Sanders e a palestra: Preservação dos documentos digitais: desafios , pelo professor Daniel Flores. Daniel falou sobre locais de guarda de documentos digitais, desafios impostos para a preservação e aspectos que envolvem a guarda em nuvem.

Acústico na Biblioteca


Na próxima terça-feira, dia 19, das 13h30 às 14 horas, o aluno de graduação Amauri Pellizzer, do Curso de Estatística do ICMC, fará uma apresentação acústica de violão e voz na Biblioteca.

Essa é a 6º Edição do Acústico na Biblioteca, evento que oferece seu espaço para alunos, docentes, funcionários e demais interessados em mostrarem seus talentos musicais. 

Exposição: 10 anos do Festival Chorando Sem Parar


A partir deste ano o Projeto Contribuinte da Culturavinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), passa a contar com a parceria da Escola de Engenharia de São Carlos com vistas à disseminação cultural em São Carlos e região. 

Um dos eventos com maior visibilidade do Projeto Contribuinte da Cultura é o Festival Chorando Sem Parar, que em sua 10ª edição, irá homenagear o saudoso pianista e compositor Ernesto Júlio de Nazareth

Como forma de relembrar as nove edições já promovidas, foi estruturada uma exposição que apresenta, em totens digitais, fotos e vídeos dos momentos mais marcantes desde a 1ª edição. A mostra pode ser vista na Biblioteca da EESC de 05 a 17 de novembro. Após essa data, a exposição seguirá para vários outros pontos da cidade.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

palestra Periódicos Internacionais em Ciência e Engenharia: Um Panorama Atual

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas-EESC-USP irá promover em 28 de Novembro de 2013, no Auditório do Departamento, a palestra Periódicos Internacionais em Ciência e Engenharia: Um Panorama Atual, com o palestrante Silvio Levy.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

3º Seminário de Documentos em Meio Digital

 

A Vice Reitoria Executiva de Administração (VREA), em parceria com o Arquivo Geral da USP convidaram a Biblioteca a participar do 3º Seminário de Documentos em Meio Digital: da Produção à Preservação. O evento irá ocorrer dia 11 de novembro (segunda-feira) no anfiteatro da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.

O Seminário tem como objetivo discutir documentos arquivísticos e definir sobre os locais de guarda para documentos digitais, sua preservação e aspectos que envolvem a guarda em nuvem.

Na Escola, também foram convidados a participar um representante da Comissão Setorial SAUSP, STI e os três assistentes. Neuza participará em nome da Biblioteca.

Treinamento para Biblioteca Digital da Produção Intelectual


Desde 01/11/2013, a Biblioteca Digital da Produção Intelectual (BDPI) da USP está aberta para submissão de itens de produção nas tipologias: artigos, livros, capítulos de livros e comunicações em eventos referentes ao ano de 2013 em diante e que não foram cadastrados no Banco de Dados Bibliográficos da USP (Dedalus).

Para dar andamento à instrução acima e ao cadastramento dos demais tipos de trabalhos, o DT-SIBI promoverá treinamentos individualizados para cada unidade da USP. A EESC será capacitada no próximo dia 18 de novembro de 2013 e os funcionários Lucia e Rafael receberão o treinamento. 

Reforma da Biblioteca


Finalmente nossa reforma avançou! 

Está aberta a Tomada de Preços nº 03/2013, que tem como objeto a Execução dos serviços de elaboração do projeto executivo para a reforma da Biblioteca Central da Escola de Engenharia de São Carlos, da USP. Processo nº 2013.1.1983.18.5. O encerramento sera dia  21/11//2013.

Depois da execução do projeto executivo, será aberto outro processo para a execução da obra.