INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Treinamentos na Biblioteca: bancos de dados e indexadores de referências


A Biblioteca dá sequência, na próxima quinta e sexta-feira, dias 26 e 27 ao ciclo de treinamentos sobre bases de dados, gerenciadores de referências e normas da ABNT.

No primeiro dia, com início às 16 horas, será apresentado o Portal de Busca Integrada, que integra os recursos informacionais do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBiUSP). No segundo, começando às 14h30, serão abordados dois outros buscadores o IEE Xplore e EndNote Web

18ª Semana de Arte e Cultura nos campi da USP

Terminou dia 22 de setembro a 18ª Semana de Arte e Cultura  nos campi da USP.

O evento foi proposto e organizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, e estruturado de forma que cada Unidade pudesse inscrever seus projetos para apresentação.

Algumas atividades da EESC aconteceram na Biblioteca e puderam contar com a participação de alunos, funcionários e professores, oferecendo uma ocasião favorável para tornar públicas as iniciativas da comunidade USP São Carlos:
  • Apresentação com os músicos Toco (STT), Musetti (SHS) e Daglene (IAU)
  • Oficina com o Grupo de Origami da ACENB São Carlos
  • Exposição de peças de origami do Grupo de Origami da ACENB São Carlos
  • Exposição de pintura "Cores Reveladas" de Ana Gláucia Fiscarelli (SVBIBL)
  • Exposição de pinturas de Glaucia Rimoli Cirielli MokrossBernhard Joachim Mokross






































sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Transferência dos sistemas da Biblioteca para a blade


Tivemos hoje, dia 20/19, uma reunião com o pessoal da STI (Ricardo e Luiz Fernando) para tratar sobre a transferência dos sistemas desenvolvidos pela Biblioteca que estão no servidor Ulexita para a Blade, o sistema de servidores da STI. De nossa equipe, participaram Nivaldo, Elenise,  Elena e Rosana.

Inicialmente, Ricardo apresentou a estrutura de servidores que a Escola dispõe e a forma como os sistemas estão organizados, por afinidade. A Biblioteca reforçou a necessidade de backups e de permissão para atualizar os sistemas

A Biblioteca deverá passar as senhas para a STI e, a partir de segunda-feira (23/09) os testes serão iniciados. Para contornar o problema de instabilidade com a mudança, os sistemas ficarão “fora do ar” por dois dias a partir da mudança, que deve ser concluída entre os meses de setembro e outubro. 

Os arquivos do servidor Verdite serão transferidos para a Blade posteriormente, e os usuários serão informados quando isso acontecer.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Estatísticas parciais do TR


Para os primeiros oito meses do ano de 2013, a Seção de Tratamento da Informação nos informa que 1424 livros foram incluídos nas estantes na Biblioteca;  323 títulos de periódicos foram cadastrados no Kardex Eletrônico. Desde o início desse processo, mais de 18 mil periódicos foram codificados para empréstimo no Aleph (receberam etiquetinhas de código de barras).

Além disso, foram processados os 467 mapas recebidos do Departamento Transporte (mapa do plano cartográfico do Estado de São Paulo), coleção única no Estado, que aguarda acertos entre o IGC e nossa STI para serem incluídos na Base Geomapas.

workshop Memória Virtual

O ICMC promoveu nesta quarta-feira, dia 18, o workshop Memória Virtual: disponibilização de acervos históricos, voltado para profissionais e graduandos da área e demais interessados. 

A atividade reuniu interessados em discutir questões relacionadas à gestão de acervos históricos, bem como traçar as perspectivas futuras de disponibilização de informações de tais acervos, em particular, por meio de sistemas web.

O workshop aconteceu das 9 às 16h30 e Rosana esteve lá, a convite, representando a EESC. 

Dos temas abordados, destaca o Programa Patrimônio em Rede, que prevê o inventário do patrimônio histórico, artístico e cultural disponível nas unidades da Administração do Estado de São Paulo, incluindo pinturas, esculturas, tapeçaria, mobiliários, arte sacra e outros artefatos artísticos.

Isso fez pensar que temos em nossa Biblioteca alguns quadros que não estão sujeitos a qualquer controle, e isso deve se repetir nos demais Setores da Escola, bem como outros objetos de valor histórico, artístico e cultural.



Aquisição 2013

Em 2013 as Bibliotecas do SBIUSP receberam os recursos para aquisição de livros e outros materiais não periódicos com algum atraso em relação aos anos anteriores (em 13 de agosto), embora o valor estivesse aprovado e previsto desde março. 

Também, diferente dos anos anteriores, as Bibliotecas assumiram a responsabilidade pela aquisição, tentando evitar atraso maior causado por um procedimento centralizado, visto que o DT-SIBi está passando por uma fase de revisão e normalização de suas atividades administrativas, visando adequar-se aos critérios atuais da Reitoria. 

Nossa Unidade está solicitando a compra por licitação de 231 títulos nacionais e 141 títulos internacionais, que totalizam 642 exemplares (436 nacionais e 206 internacionais), totalizando o valor repassado para a EESC.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Registros fotográficos nos espaços da Biblioteca

Apenas lembrando...

Segundo o Estatuto da Universidade de São Paulo, são fins da USP promover e desenvolver todas as formas de conhecimento e abrir-se a todas as correntes de pensamento, através dos princípios de liberdade de expressão, ensino e pesquisa.

Entendemos que a Biblioteca deve promover o desenvolvimento de atividades associadas ao ensino e a pesquisa e, por isso, não devemos cercear o direito dos alunos a registros fotográficos ou audiovisuais dos espaços de estudo ou estantes de acervos.

A intenção dessas iniciativas, no entanto, deve ser reportada verbalmente à Chefia da Biblioteca ou, na sua ausência, a outro bibliotecário do nosso corpo de colaboradores simplesmente para acompanhamento posterior, se for do interesse da Instituição. 

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Sistema GEDWEB - TARGET


Recebemos comunicado do DT/SIBi informando que não será mais renovado o acesso ao sistema GEDWEB da TARGET para normas.

A ABNT atualmente possui seu próprio banco de dados e o processo de assinatura para as normas está em andamento.

Manutenção preventiva em equipamento contra incêndio

Dia 04/09/2013 solicitamos ao SESMT que verificasse os equipamentos contra incêndio (mangueiras e hidrantes) instalados na Biblioteca. Portanto, desde 10/09/2013 até 16/09/2013, o sistema vem sendo testado, um por dia, pelos agentes Luiz Carlos e Daniel. 

Os vazamentos apresentados serão corrigidos e algumas mangueiras serão substituídas, visto que o material já não é mais indicado pelos bombeiros.