INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de junho de 2013

ECMSHOW 2013


Será dia 8 e 9 de outubro o maior evento de gestão da informação e documentos da América Latina, o  ECMSHOW 2013

O evento trará especialistas consagrados para discutir os desafios da Era da Informação Extrema e também contará com uma exposição onde os maiores fornecedores de produtos, serviços e tecnologias que estarão apresentando na prática suas soluções.

Mais informações sobre o evento e a Feira em http://ecmshow.com.br/2013/sao-paulo/

Curso "Trabalho em Equipe e Liderança"


A Comissão Interna de Gestão da Qualidade e Produtividade da EESC está oferecendo o curso "Trabalho em Equipe e Liderança" aos servidores que foram aprovados no curso de "Fundamentos de Administração", oferecido em 2012. 

O curso, ministrado pelo professor Edson Walmir Cazarini e por Roberta Salgado Gonçalves da Silva, faz parte do conjunto de cursos de difusão com foco no desenvolvimento de competências gerenciais para os servidores não docentes da EESC.

As aulas serão semanais, às terças-feiras, de 25 de junho a 27 de agosto, e os servidores da Biblioteca que participam dessa iniciativa são Patrícia, Rosana e Vera.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Cursos Online de Idiomas VRERI


Dica do Eduardo:

Entre os dias 10 e 28 de junho de 2013, estarão abertas as inscrições para os Cursos Online de Idiomas VRERI – Inglês, Espanhol e Chinês (todos de nível Básico A1).

Os cursos de Idiomas VRERI estão disponíveis exclusivamente para a comunidade USP, são gratuitos e ficam disponíveis durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, aguardando o acesso do aluno, que determina o ritmo de estudo.

O inicio dos cursos é 15 de julho de 2013 e a data-limite para conclusão é 16 de janeiro de 2014

O candidato deve ficar atento aos resultados e comunicados publicados no site www.usp.br/internationaloffice, e mensagens por e-mail.

Dúvidas: idiomas.vreri@usp.br

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Seminário Internacional Direitos Autorais: tendências e desafios contemporâneos


Eduardo participou dias 27 e 28 de maio do o Seminário Internacional Direitos Autorais: tendências e desafios contemporâneos, na Universidade do Livro, em São Paulo.

O Seminário reuniu especialistas no assunto, nacionais e internacionais e foi destinado a empresários, advogados, editores, editores-assistentes, publishers, agentes, responsáveis por contratos e direitos autorais, bibliotecários, jornalistas e demais interessados. 

Eduardo nos reportou que:
O professor John Thompson, da Universidade de Cambridge, apresentou o estado presente do mercado editorial anglo-americano, com destaque para a transformação tecnológica ocorrida, sobretudo, após o surgimento do Kindle da Amazon, além de ter discutido o aparecimento de agentes literários e grandes editoras.
Em seguida, o professor Allan Rocha de Souza (UFRJ) discorreu sobre “Políticas públicas e direitos autorais” e apresentou como essa questão é tratada na Constituição Federal e no Plano Nacional de Cultura (Lei 12.343/2010).
A mesa redonda “Direitos autorais: panorama internacional – desafios e tendências” contou com a participação de John Thompson, Eduardo Magrani (FGV-RJ) e Luciana Villas-Boas (Agência Villas-Boas & Moss) e os temas discutidos foram, dentre outros, fair use e a publicação de autores brasileiros no exterior.
Na mesa redonda “Direitos autorais: panorama Brasil – desafios e tendências” participaram o professor Pablo Ortellado (EACH-USP), Lúcia Riff (Agência Riff) e Breno Lerner (Editora Melhoramentos), que abordaram os seguintes assuntos: Internet como fonte de pesquisa, Marco Civil da Internet, uso livre de obras em recursos educacionais e pirataria de conteúdo.
Por se tratar de um tema amplo, o assunto “direitos autorais” pode ser discutido sobre diferentes aspectos e deve ser acompanhado pela Biblioteca a fim de oferecer o suporte necessário aos seus usuários.
Alem desse pequeno relatório, Eduardo também fez um compilado mais completo das questões apresentadas, que irá circular entre os bibliotecários.

Curso sobre museologia e memória

Lilian e Maria Lucia participaram dia 18 de junho do curso curso de extensão “Planejar é preciso… perspectivas museológicas para o século XXI”, promovido pelo ICMC e ministrado por Manuelina Cândido, doutora em museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) de Portugal.

O objetivo da iniciativa é conferir noções básicas de museologia e sua aplicação na administração da memória. Serão abordadas questões teóricas e práticas sobre a avaliação e a gestão de museus.

Lilian aprendeu no curso e nos reporta que: 
A Museologia, disciplina social aplicada que estuda a relação entre o homem e o objeto num cenário, se preocupa em identificar e analisar o comportamento individual e/ou coletivo do Homem frente ao seu patrimônio; desenvolver processos –técnicos e científicos – para que a partir dessa relação o patrimônio seja transformado em herança e contribua para a construção das identidades.
Uma metáfora bem conhecida para o planejamento estratégico é a das cartas náuticas, que mapeiam obstáculos e correntes, mas não podem prever em detalhes como será o percurso porque condições climáticas e outros fatores podem alterar o percurso e influenciar tomadas de decisões já durante o trajeto. Assim, o planejamento ao mesmo tempo em que sinaliza aonde se quer chegar e como, precisa ter a flexibilidade para acolher e utilizar as informações que chegaram durante o percurso e que não estavam previstas.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Inscrições para Estágio na Biblioteca

A partir do dia 17/06, estarão abertas as inscrições para Monitoria no Serviço de Biblioteca da Escola de Engenharia de São Carlos – EESC/USP.

A bolsa de 20 horas/semanais terá duração de 01 ano, com possibilidade de renovação pelo mesmo período; o valor mensal é de R$ 682,49 mensais + auxílio transporte.

Podem se inscrever:

1. Alunos de graduação regularmente matriculados, a partir do 2º ano em curso noturno da USP São Carlos, que não possuam outras bolsas e que tenham uma média ponderada superior a 5,5.

Inscrições:

2. Preencher a ficha de inscrição até 28/06 disponível em: http://ulexita.bib.eesc.usp.br/estagiobibl/; 
3. Anexar resumo escolar (histórico escolar sujo).

Seleção:

4. Análise do histórico escolar;
5. Análise das experiências profissionais
6. Entrevista

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Exposição Caixa de Africanidades


Irá acontecer na Biblioteca, de 17 até 28 de junho a Exposição "Caixa de Africanidades"  das autoras Margarete Marchetti e Sílvia Elaine Martinez Parras, educadoras do CCI da USP São Carlos.

A Exposição apresenta fotos e objetos que retratam as vivências das crianças com a rica cultura africana,  evidenciando sua riqueza em elementos simbólicos, artísticos e técnicos.A Exposição conta também com uma parte interativa onde o público convidado participa criando objetos que vão servir para brincar e contar histórias.



























Empréstimo automatizado no CRHEA


Desde 06 de junho a Biblioteca do Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada (BiCRHEA) está incluída no empréstimo automatizado da USP - Aleph. 

Essa iniciativa foi proposta e aceita pelo Centro, que considerou como benefícios: 
1) a visibilidade da disponibilidade dos livros para o usuário no Dedalus; 
2) autonomia da equipe para gerenciamento do acervo, 
3) serviços de reserva e renovação online, histórico de empréstimos, sistema de aviso de vencimento e reserva por e-mail, alteração de dados cadastrais e alerta bibliográfico.

A Equipe do CRHEA está sendo capacitada para operar com a nova interface do Aleph tamém para executar o cadastramento de itens bibliográficos e usuários (inclusive dos cursos de especialização) no Sistema. 

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Noites Empreendedoras


Clube de Empreendedorismo promoverá duas Noites Empreendedoras na Biblioteca,  nos dias 13/06 e 27/06. O objetivo do evento  é trazer pessoas externas à Organização para compartilhar experiências e promover troca de conhecimentos. A programação é:


Dia 13/06, as 19:30h - 2ª Noite Empreendedora: Elevator Pitch!
- Apresentação e discussão sobre a importância e como fazer um elevator pitch, com atividades entre os  os participantes durante o evento.

Dia 20/06, as 19:30h -  3ª Noite Empreendedora: Captação de Recursos e Agências de Fomento - Apresentação feita pelo Prof. Mario Alexandre Gazziro sobre como captar recursos para empresas.

O evento tem vagas limitadas mas será oferecido a uma pessoa da Biblioteca. Os interessados devem procurar a Secretaria para mais informações.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Workshop de Capacitação para Pesquisadores da USP em Publicação Científica

Foi realizado entre os dias 06 e 07 de junho, no auditório do CETEPE (EESC), um novo Workshop de Capacitação para Pesquisadores da USP em Publicação Científica. Como das outras vezes, a oportunidade foi aberta aos docentes, pós-doutorandos e alunos doutorado de todos os Programas da EESC e demais Institutos do Campus.

Houve 31 inscrições e o ministrante foi Waltencir Zucolotto, professor do IFSC com vasta experiência nesse assunto. As fotos foram feitas por Eduardo.







Termômetros

Pensando no conforto térmico dos ocupantes da Biblioteca, estamos propondo adotar os parâmetros normalizados (NBR 16.401-2:2008 - Instalações de ar-condicionado - sistemas centrais e unitários. Parte 2: parâmetros de conforto térmico). A temperatura proposta na norma definem condições onde 80% das pessoas adultas, em boa saúde, podem expressar satisfação em relação ao conforto térmico. 

Para avaliar a temperatura da Biblioteca, foram instalados termômetros em três áreas ocupadas pela nossa equipe e de circulação: no Atendimento ao Usuário, área de conservação e reparo (Vera e Valéria), Secretaria, e um mais completo junto ao acervo de livros, com monitoramento da umidade relativa do ar.

A partir de agora, podemos manter a temperatura ambiente entre 23º e 24º.









Saboneteiras novas



Estamos fazendo uma nova experiência dispensadores de sabonete líquido. Dessa vez optamos por dispensadores de 500 ml, de aço inox da marca Biovis. Os reservatórios contêm uma janela para visualizar o nível de sabonete e bico dosador. É ideal para ambientes com grande fluxo de pessoas, caso dos nossos banheiros.

Instalamos nos quatro banheiros dos usuários, superiores e inferiores e também no banheiro dos funcionários. Esperamos ter encontrado uma solução mais definitiva para os problemas que havia com as saboneteiras usadas anteriormente.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Capacitação dos Servidores Técnicos e Administrativos da USP no Exterior


Segundo a edição 150 da Revista Espaço Aberto, a USP lançou, no mês de abril, o programa USP Internacional com três novos programas de bolsa. Um para atrair estudantes estrangeiros, outro para professores visitantes de instituições de ensino do exterior atuarem em órgãos e unidades uspianas. Mas a maior novidade é o Programa de Incentivo e Apoio à Capacitação dos Servidores Técnicos e Administrativos da USP no Exterior.

O objetivo é proporcionar ao quadro de funcionários a oportunidade de desenvolver seus conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais por meio de atividades de intercâmbio fora do País.

Na opinião de Suely Vilela, ex-reitora da Universidade e Diretora de Núcleo Internacional SP  tais investimentos devem ser dirigidos, prioritariamente, ao domínio da língua estrangeira e aperfeiçoamento das metodologias de trabalho ligadas a cada função. “A Universidade possui servidores de altíssima qualidade, que apresentam condições de absorver a experiência internacional e crescer profissional e intelectualmente, o que contribuirá sobremaneira para os avanços da instituição”, completa.

No ano de 2013, serão selecionados dez projetos individuais. Os candidatos devem ser funcionários não comissionados em atividade na Universidade, enquadrados na Carreira de Servidores Técnicos e Administrativos, possuir tempo de serviço na USP superior a dez anos, desenvolver projeto individual relevante para sua área de atuação, apresentar comprovação de proficiência no idioma exigido pela instituição na qual desenvolverá seu projeto e apresentar carta de aceitação da mesma instituição. 

As inscrições podem ser feitas até 31 de julho na Seção de Pessoal da unidade/órgão correspondente, mediante apresentação dos documentos referentes aos três últimos requisitos listados. Cada projeto será avaliado quanto à capacidade de inovação, replicabilidade, relevância e efetividade de resultados.

“O USP Internacional não é programa para a cúpula da USP, mas para todos”, ressalta o reitor Rodas. “Chegou o momento de se galgar novo patamar de internacionalização, somente alcançado por pequeno número de universidades no mundo.”

terça-feira, 4 de junho de 2013

Workshop sobre Usos e Recursos do Turnitin na Prevenção do Plágio


Flavia participou no dia 28 de maio, das 9 às 12 h, do “Workshop sobre Usos e Recursos do Turnitin na Prevenção do Plágio”, promovido pelo SIBiUSP, com os palestrantes Alice Lupton e Carlos Marrano, esse último representante do produto no Brasil.

Segundo Flavia
O Turnitin é uma ferramenta de prevenção do plágio, possui uma estrutura hierárquica básica (Administrador, Professor e Estudante), onde o Administrador cria e gerência as contas, o Professor cria e gerência aulas e alunos, avalia a originalidade dos trabalhos, baseado nas bases indexadas, corrige com anotações e ao mesmo tempo interage com os alunos, gerando notas e estabelecendo prazos para entrega. O Aluno envia os trabalhos e relatórios, recebe as anotações para correção e as notas de avaliação. 
O SIBiUSP adquiriu o produto com perfil voltado para textos acadêmicos e relatórios da graduação. Esse perfil trabalha com bases indexadas para verificação de originalidade como o Scielo e Wikipédia e os principais membros e editoras que inserem conteúdos (Cross check members). Essa foi uma primeira apresentação do produto, e os bibliotecários de referência serão agentes multiplicadores visando o atendimento aos docentes e interessados em utilizar a ferramenta.
Os interessados em conhecer devem acessar http://www.turnitin.com/

Repositório EESC

Com pouco mais de um mês desde seu lançamento, nosso Repositório Digital reúne mais de 800 documentos digitalizados, sendo a maioria artigos da produção científica docente da Unidade.

O próximo passo será o cadastramento de todas as patentes depositadas pela Escola e, posteriormente, a exportação dos registros cadastrados equipe da Biblioteca, assim como a importação dos dados que foram migrados do Dedalus para a BDPI.


Comissão de Biblioteca


Na próxima reunião, prevista para o dia , vários novos membros da Comissão de Biblioteca tomarão posse, sob a presidência do professor Luiz Fernando Costa Alberto.

Além da posse dos novos membros, devem ser discutidos na reunião os seguintes assuntos:

  1. Novo Regimento da Comissão de Biblioteca
  2. Regulamento do espaço de exposições
  3. Política de descarte
  4. Planejamento Estratégico com o apoio da Administração.