INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de maio de 2013

Copinha


A geladeira de nossa copa será desligada no final da tarde de hoje (28 de maio) para descongelamento/limpeza. Verifiquem se há algo que precise ser retirado.

Aproveitamos para comunicar que para organizar melhor nossa copa, deixaremos um número suficiente de copos e xícaras para o uso diário (1 dúzia) organizados dentro do armário sobre a pia para maior higiene. Assim, solicitamos a todos que, ao utilizá-los, favor providenciar a lavagem, secagem e guarda.

A Biblioteca também providenciou a aquisição de colheres de sobremesa, que estão na gaveta de talheres com a devida identificação gravada.

Copos e xícaras que não pertencem ao padrão da EESC foram retirados e colocados sobre a geladeira, caso não pertença a ninguém serão descartados.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Seminário Internacional Direitos Autorais


Acontece hoje e amanhã (27 e 28 de maio) o Seminário Internacional Direitos Autorais: tendências e desafios contemporâneos, na Universidade do Livro, em São Paulo.

O Seminário irá reunir especialistas no assunto, nacionais e internacionais. Do exterior virão Petra Hardt, diretora de uma das mais tradicionais e importantes editoras europeias, a alemã Suhrkamp, e John B. Thompson, professor da Universidade de Cambridge, notório pesquisador e diretor editorial da Polity Press. 

O evento é destinado a empresários, advogados, editores, editores-assistentes, publishers, agentes, responsáveis por contratos e direitos autorais, autores, designers, ilustradores, tradutores, bibliotecários, jornalistas, produtores, estudantes de direito e demais interessados e, pela Biblioteca, está participando o Eduardo

Verba preservação e conservação de 2013

Boas notícias!!




O Conselho Supervisor do SIBiUSP, em reunião dia 14.03.2013, aprovou a proposta de apoio orçamentário para preservação e conservação de 2013

Com esse recurso, pagamos a encadernação de livros, a limpeza especializada e outros itens que contribuem para a manutenção apropriada de nosso acervo.

Como nossa Unidade já utilizou mais de 90% dos recursos disponibilizados para o ano de 2012, a verba estará disponível até 05.06.2013.


Novidades sobre o CHREA

O CRHEA Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada foi transferido para a Escola de Engenharia de São Carlos. A transferência foi aprovada em 22 de fevereiro pelo Conselho do Departamento de Hidráulica e Saneamento e, em 05 de abril a Congregação aprovou a proposta, por unanimidade.


Biblioteca na ONG Sal da Terra

Sexta-feira, dia 24 de maio, Rosana, Flávia e Eduardo estiveram na ONG Sal da Terra, participando da cerimônia de entrega dos livros recebidos em doação para a formação inicial do acervo da Biblioteca. Lá foram recebidos pela Coordenadora Lúcia e pelas crianças atendidas pela Organização, que apresentaram um belo show musical.

Eduardo registrou o momento!




quinta-feira, 23 de maio de 2013

Acústico na Biblioteca - Junho

Desta vez, o projeto Acústico na Biblioteca vai contecer dia 10 de junho e irá trazer Erick Previato (funcionário do ICMC) e Maiara Moreno (aluna da Escola). Todos estão convidados!!

terça-feira, 21 de maio de 2013

Workshop sobre Usos e Recursos do Turnitin na Prevenção do Plágio



Dia 28 de maio próximo, das 9 às 12 horas, o DT-SIBi, promoverá um  “Workshop sobre Usos e Recursos do Turnitin na Prevenção do Plágio”. A exposição do aplicativo será feita por Alice Lupton e Carlos Marrano (Iparadigms - representantes do Turnitin) no Auditório da EEFE.

Em junho de 2012, o DT propôs estudos para aquisição da ferramenta e, para tanto,  ofereceu treinamento para uso do software e permitiu a realização de um Piloto para a FO, FM, EACH, FOB, BCRP, IFSC e IP. O piloto tinha o objetivo de  subsidiar a análise para possível aquisição do serviço/produto. 

Nós ainda não tivemos acesso aos resultados dessa análise mas, como a proposta do DT é que a Biblioteca "indique um funcionários do serviço de referência, visando atendimento a docentes interessados em utilizar a ferramenta", acreditamos que o Turnitin já esteja disponível para a Unidade.

Flavia irá assistir ao workshop pela Biblioteca.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Palestra “Ciência e cientistas: da torre de marfim ao acesso aberto”



A UFSCar convida para evento que marca o início das atividades do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) com a seguinte programação:

9h - Recepção aos participantes - Anexo do Anfiteatro Bento Prado Jr.

9h30 - Abertura do evento com  Homenagem da Comunidade de docentes, discentes e funcionário do PPGCTS, ao Prof. Dr. José Angelo Rodrigues Gregolin.

10h - Palestra “Ciência e cientistas: da torre de marfim ao acesso aberto”, a ser ministrada pela Profa. Dra.  Lena Vânia Ribeiro Pinheiro, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), na qual abordará os novos recursos eletrônicos que buscam facilitar as ações no âmbito da produção e comunicação científica, bem como a produção e a apropriação do conhecimento científico.

O evento ocorrerá no dia 23/05/2013,  no anfiteatro Bento Prado Junior, localizado na área Norte do campus São Carlos da UFSCar e é aberto a toda a comunidade. Não há necessidade de inscrição prévia.

Resultado do XXV CBBD


Dia 18 de maio saiu o resultado  dos trabalhos submetidos para o XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - Bibliotecas, Informação, Usuários – Abordagens de transformação para a Biblioteconomia e Ciência da Informação, que será realizado em Florianópolis, de 07 a 10 de julho de 2013.

Estre os trabalhos aprovados, estão: 
  • "Programa de educação de usuários da EESC-USP: experiência com os alunos ingressos na graduação" de Flávia Helena Cassin, Rosana Alvarez Paschoalino, Luiza de Menezes Romanetto.
  • "Marketing e promoção na Biblioteca da  Escola de Engenharia de São Carlos-USP", de Luiza de Menezes Romanetto, Flávia Helena Cassin, Rosana Alvarez Paschoalino, Paulo Aparecido Rodrigues da Silva.
Quanto à avaliação desse último trabalho, segundo um dos avaliadores, 
O tema é da maior relevância para a biblioteconomia, sendo sempre muito bem-vindos trabalhos sobre o assunto. Assim também, os relatos de experiências podem auxiliar profissionais que se defrontam com instituições que atravessam problemas semelhantes.
Cabe ainda notar que o trabalho identifica a queda do número de usuários na biblioteca analisada e sugere as causas de forma pertinente, além de explanar sobre a metodologia utilizada e assinalar as idéias encontradas para solucionar o problema.
Considero um trabalho útil, que poderá servir de modelo para empreitadas semelhantes.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Portal do Livro Aberto



Lançado nesta quarta-feira, 15/05, o Portal do Livro Aberto  é um repositório do IBICT e tem como objetivo  à democratização do acesso à informação pública. Construído com a ferramenta DSpace, o Portal reúne o texto integral de 527 publicações em ciência, tecnologia e inovação, inclusive na área de Ciência da Informação, que demonstram o saber e o fazer do IBICT. 

Aos bibliotecários e estudantes de biblioteconomia, vale a pena visitar o Portal em http://livroaberto.ibict.br/ para usufruir do conteúdo digitalizado de obras que há tempos estavam esgotadas.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Guia de Produtos e Serviços

Essa notícia já havia sido publicada no Blog em http://biblioteca-eesc.blogspot.com.br/2013/03/guia-de-produtos-e-servicos.html, mas depois do envio dos Guias a cada um dos docentes da Escola, resolvemos publicar novamente, para relembrar. O conteúdo do Guia estará disponível em nosso Repositório Digital brevemente!
Nos últimos anos, as atividades universitárias vêm sendo beneficiadas pelo aparecimento jamais visto das inovações tecnológicas que se incorporam rapidamente ao cotidiano acadêmico, facilitando o acesso à informação.
A USP acompanha essas transformações investindo em recursos tecnológicos e fontes de informação completas, buscando apoiar efetivamente com as atividades de ensino e aprendizagem na Escola. Isso está apresentado em um  Guia de Produtos e Serviços, desenvolvido pelo Atendimento (Flávia, Luiza e Paulo), que será entregue a cada um dos nossos docentes. 

Campanhas sociais



A Biblioteca está atendendo às chamadas para participação em Campanhas Sociais e apoiando três iniciativas simultaneamente:
  1. Campanha de doação de livros infantis da Associação Sal da Terra: a pedido da Agência Tema de Propaganda & Marketing, parceira da Associação, a Biblioteca criou um posto de coleta de livros infantis no Espaço de Convivência;
  2. Até dia 29 de maio também temos um posto de coleta para apoio ao Asilo Cantinho de Luz, de São Carlos. Estamos recolhendo alimentos não perecíveis, lençois, cobertores e toalhas de banho.
  3. De 13 a 23 de maio, Doação de livros para a Biblioteca CAASO, Colégio CAASO e as Bibliotecas Municipais.
Os dois últimos projetos são de autoria do grupo Pró-Produção (Secretaria Acadêmica da Engenharia de Produção Mecânica da EESC USP). 

Vamos incentivar os projetos e ao mesmo tempo colaborar  com as campanhas sociais!

Duplicatas de teses


Em função da escassez de espaço para novos exemplares nas estantes da Biblioteca e, após criteriosa análise, procedemos o  descarte de duplicatas de teses que ocupavam cerca de cinco estantes no prédio anexo.

Desde junho de 2008,  esse conjunto de documentos, foi indicado para descarte pelo desinteresse das Instituições de Ensino e Pesquisa consultadas e também pelo fato de não serem tombadas e nem cadastradas no Aleph

O próximo passo será a transferência de itens que estão no prédio principal para o anexo, com o objetivo de incluir novos exemplares em nossas estantes de livre acesso. 

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Exposição Revistas Estudantis na mídia

Saíram três notas sobre a Exposição Revistas Estudantis na mídia:

A primeira e mais completa foi feita pela Mariucha Magrini e saiu no Portal K3:


A Exposição, que poderá ser visitada até 28/06, também foi divulgada no site de Eventos da USP e no site G1 (Globo).

terça-feira, 7 de maio de 2013

Geração de código de barras



A partir da necessidade de imprimirmos etiquetas de códigos de barras para novos exemplares de livros e periódicos, bem como para o material encadernado ou etiquetas danificas o Nivaldo (com a preciosa ajuda do Edmar-CISC) desenvolveu um aplicativo que imprime tais etiquetas, uma a uma ou em lotes, em nossa impressora Zebra.

O Sistema oferece a opção de “Imprimir em Lotes”  para novos livros processados ou a opção "imprimir uma etiqueta", para o material encadernado ou etiquetas danificas. Nesse caso, qualquer usuário pode digitar e imprimir um número digitado. 

O sistema está disponível para a equipe em http://ulexita.bib.eesc.usp.br/barcode/. 



Scielo 15 anos



O Programa SciELO/FAPESP e a Rede SciELO estão comemorando 15 anos de operação regular por meio de uma conferência internacional,  entre 22 e 25 de outubro, com o objetivo destacar e debater o estado da arte em comunicação científica em acesso aberto e os desafios para o desenvolvimento dos periódicos científicos e do Programa SciELO.

As inscrições podem ser feitas em: www.scielo15.org/inscricoes/.