INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Fotos do lançamento do Repositório Digital

Cobertura fotográfica: Umberto do Cetepe.




Fotos da IX Semana da Pós-Graduação da EESC na Biblioteca

Todas as palestras da IX Semana da Pós-Graduação da EESC na Biblioteca foram fotografadas  pelo Cetepe (Umberto).































segunda-feira, 22 de abril de 2013

IX Semana da Pós-Graduação na Biblioteca

De 23 a 25 de abril teremos a IX edição da Semana da Pós-Graduação da EESC na Biblioteca, com a seguinte programação:

terça-feira, 16 de abril de 2013

Lançamento do Repositório Digital

Quinta-feira, dia 18 de abril, será o lançamento do nosso Repositório Digital. Após a mesa redonda com os diretores das Unidades que nasceram da EESC, o professor Caetano Traina fará uma breve apresentação do sistema.
Todos estão convidados!

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Novos estagiários

Três novos estagiários (monitores) começaram nas vagas do Amauri e Juliana e Fernando:



Ciro Alexandre Oliveiri Filho entrou na vaga do Amauri. Ele é de Descalvado e faz terceiro ano de Bacharelado em Estatística

Bianca Finardi (filha do Martinho - CETEPE) entrou no lugar do Juliana. Ela faz Biblioteconomia na UFSCAR


Luiza de Menezes Romanetto, aluna de Biblioteconomia da UFSCar, já atuava como voluntária e agora, assumiu a vaga do Fernando como estagiária remunerada.

Lançamento do Repositório Digital EESC

Já está disponível o CISC News feito para a divulgação do Repositório Digital, que acontecerá dia 18 de abril, logo após a Mesa Redonda reunindo os diretores dos Institutos que nasceram da EESC.


IX EIC e II Enacat


Dica da Zaira, professora do curso de Biblioteconomia da UFSCar:


Pela primeira vez no Brasil, o IX Encontro Internacional de Catalogadores ocorrerá em conjunto com o II Encontro Nacional de Catalogadores, entre os dias 27 a 29 de novembro de 2013, e será organizado pela Fundação Biblioteca Nacional do Brasil.

O evento contemplará a Apresentação de Trabalhos Orais, Eventos Paralelos e Sessões plenárias e proporcionará espaço para o debate e a formulação de recomendações, aperfeiçoamentos e ampliação de ações na área de Catalogação.

Neste ano, a tônica das discussões volta-se para a temática “Catalogação: do real ao virtual” e considera três eixos temáticos:

- Novos rumos da catalogação
- Produtos e serviços de catalogação
- Políticas públicas para catalogação

Os trabalhos deverão ser submetidos exclusivamente pelo site do IX EIC e II Enacat (www.enacat.bn.br), até às 24h (horário oficial de Brasília) do dia 25 de agosto de 2013.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Exposição Itinerante de Revistas Estudantis na USP


A Biblioteca da EESC receberá entre os dias 08 de maio e 28 de junho, a  Exposição Itinerante de Revistas Estudantis na USP, criada pelo Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP

A Exposição, que retrata a trajetória de 88 publicações em 152 anos de produção impressa e periódica estudantil na Universidade (inclusive da EESC), já esteve em várias unidades da USP e pretende estimular o debate e a produção editorial dos estudantes. 

A montagem da exposição em nossas instalações já era nossa intenção desde seu lançamento e só foi viabilizada pela participação da Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos.

EESC 60 anos: exposição no Shopping Iguatemi



Entre os dias 10 e 21 de abril, em comemoração aos 60 anos, a EESC realizará uma exposição em com painéis e totens eletrônicos. Serão apresentadas informações institucionais e históricas, além de destaque a sua contribuição para a formação de profissionais e para a Engenharia brasileira. 

A abertura do evento será às 10 horas desta quarta-feira, dia 10, com a visita do diretor Geraldo Roberto Martins da Costa e a Adriana (que compõe a equipe organizadora desse evento) está hoje, 09/04, em São Paulo, na empresa que vai fornecer o painel onde será exibida a linha do tempo com os acontecimentos marcantes.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Reunião do Conselho Supervisor do SIBiUSP III



Dia 14 de março, houve ainda uma terceira reunião entre a diretora do SIBIUSP e as bibliotecárias membros do Conselho Supervisor, para tratar de:

  • Serviço de auto empréstimo: a verba do Programa de Preservação das unidades que não foi gasta no prazo estipulado ficou para uso comum e, entre as sugestões para utilização, foi proposta a troca dos portões (antenas ) e a implantação do serviço de auto empréstimo;
  • Grupos de trabalho: as bibliotecárias propuseram a retomada dos grupos, especialmente de Catalogação, Primo, Circulação e Preservação;
  • Migração dos arquivos de bases locais para o Dedalus;
  • Capacitação das equipes: em 2012 houve uma oferta média de 3 cursos por funcionário de nível superior. Este ano os treinamentos foram iniciados novamente.
  •  Aquisição de periódicos/ Acesso perpétuo/Back issues/Assinatura de bases de dados (renovação)/Manutenção das assinaturas justificadas pelas Comissões de Bibliotecas/Demora nas renovações o que ocasiona lacunas (impresso e digital).

Reunião do Conselho Supervisor do SIBiUSP II



Dia 14/03 aconteceu nova reunião do Conselho Supervisor, aberta e presidida pelo professor Pedro Puntoni, seguida pelas seguintes considerações da professora Sueli:

  • Participação das bibliotecas no processo de alteração da lei de direitos autorais;
  • BDPI e os rankings;
  • Workshops de capacitação para pesquisadores, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, já capacitou quase 2000 pessoas;
  • USP é uma caixa LOCKS (Lots of Copies Keep Stuff Safe) no país em parceria com o IBICT e Stanford;
  • Proposta da FAPESP ao DT para criação de repositório da da PCD para as três Universidades Estaduais Paulista;
  • Portal de revistas da USP (DOI, capacitação de editores e ENEC– software de identificação de plágio);
  • Repositório de Objetos Educacionais;
  • Participação de aluno de Pós-Graduação da ECA na BDPI, com pós-doc aprovado pela FAPESP;
  • Quatro projetos para oficinas móveis de digitalização foram aprovados e serão financiados pela FINEP .

Outros assuntos foram discutidos:

  • Distribuição de verba para aquisição de livros e para o programa de preservação e conservação 2013, que deverão ser encaminhados brevemente às bibliotecas;
  • Manutenção de assinaturas em formato impresso – Ofício FSP - bib/cir/serviço nº066/2012 
  • Validação dos procedimentos adotados referente à política para aquisição de periódicos nacionais – assinatura 2013 
A ata foi enviada pelas bibliotecárias Gláucia e Rosa, representante dos bibliotecários no Conselho Supervisor.

Reunião do Conselho Supervisor do SIBiUSP I



Houve, dia 11 de março, reunião extraordinária do Conselho Supervisor do SIBiUSP e as representantes bibliotecárias (Rosa e Gláucia) nos mandaram uma cópia da ata, abaixo resumida:
Essa reunião do Conselho Supervisor com o Grupo de Apoio instituído pelo Reitor para contribuir na política de aquisição de conteúdos para as bibliotecas USP (diretores das unidades: IAG, IFSC, IME, IF, IG e IO e a diretora do SIBiUSP).
Foram analisadas possibilidades para aquisição de conteúdo digital e reforçada a necessidade do fortalecimento das Comissões de Bibliotecas nas unidades, a exemplo das demais comissões institucionais.
O DT esclareceu os problemas ocorridos recentemente com o pagamento de periódicos e deve enviar para cada unidade (Diretor, Presidente da CB e Biblioteca) a situação de cada um dos títulos assinados. 
Também foram discutidos: 
  • Email atendimento - Demora nas respostas;
  • Demora na realização dos pregões. Repasse de verba para aquisição de livros;
  • Alimentação da BDPI pelas Unidades;
  • Inconsistências no resultados da Busca Integrada 
  • Visita da equipe da Ex Libris de Israel
  • Manual de procedimentos para desdobramento de coleções de periódicos no Aleph
  • Implementação dos módulos EEB e Aquisição no Aleph
  • Revisão/Atualização das diretrizes para apresentação de dissertações e teses tendo em vista a resolução 6018, artigo 5º
  • Atualização de dados do RIBI (dados de responsabilidade do DT ainda não foram disponibilizados)
  • Continuidade das videoconferências para implementações de melhorias dos serviços.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

MARC 21



A Divisão de Bibliotecas e Documentação da PUC do Rio de Janeiro publicou, em conjunto com a Coordenação Central de Ensino a Distância, material on-line, relevante e completo sobre MARC 21. Esse recurso visa suprir a carência de publicações sobre o assunto, em português, e deve ajudar aos que trabalham com catalogação e os demais, que se interessam pelo assunto.

O material pode ser consultado em http://www.dbd.puc-rio.br/MARC21/index.html e agradecemos a PUCRJ  pela iniciativa!

Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP



Encontra-se aberto o EDITAL 2013 - Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP. O projeto visa apoiar os editores USP que tenham por objetivo o aumento do fator de impacto, internacionalização e produção editorial de publicações periódicas (incluindo diagramação, tradução, revisão gramatical e, excepcionalmente, impressão).

Poderão apresentar solicitações de auxílio financeiro todas as revistas científicas editadas oficialmente pela USP e credenciadas no Programa de Apoio as Publicações Científicas Periódicas.
O Edital pode ser consultado em http://www.revistas.usp.br/wp/?p=566.

Indicações de livros para aquisição 2013



A Biblioteca da EESC está solicitando aos docentes (via Infogeral e EESC informa) a indicação de títulos para aquisição com verba orçamento 2013.  

A orientação é que devem ser sugeridos títulos de livros para os cursos de graduação e programas de pós-graduação, em formato impresso ou digital e que os docentes interessados devem preencher as planilhas com sugestões de títulos (http://143.107.227.5/sugestao/form.php). 

Dia do Bibliotecário 2013



As palestras apresentadas no evento em Comemoração ao Dia do Bibliotecário (15 de março de 2013), pela professora Sueli Mara Ferreira (Chefe Técnica do DT/SIBi), bem como as palestras "Recursos Educacionais Abertos: o que são e para que servem" e "Objetos Educacionais de Aprendizagem e os desafios aos profissionais da informação", proferidas respectivamente por Débora Sebriam, do Instituto Educadigital e Gema Bueno de la Fuente, da Universidad Carlos III de Madrid estão disponíveis para os interessados em   http://www.slideshare.net/sibiusp