INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de março de 2013

Reunião REBAE - 26/03/2013


Adriana e Valéria participaram ontem (26/03) da reunião da REBAE na Poli, e nos contam que:

A reunião contou com a presença de bibliotecárias da USP, UNICAMP, PUC, UNICSUL e CPFL e teve como objetivo principal a retomada dos trabalhos junto à REBAE – Rede de Bibliotecas da Área de Engenharia e Arquitetura, única base de artigos nacionais em Engenharia.
A bibliotecária Maria Cristina Olaio Villela, Chefe Técnica da Divisão de Biblioteca da Escola Politécnica da USP e Coordenadora Nacional da REBAE, iniciou a reunião relatando o processo de migração do site da base anteriormente alocado na EMBRAPA para o servidor da Poli, e destacou a importância dessa nova fase da Rede.  
Posteriormente, foram abordadas as atualizações tecnológicas da Base, continuidade de indexação das revistas na BDE Base de Dados em Engenharia, projeção de novas publicações, revisão dos membros dos Grupos de Trabalho, sugestões de novos serviços e a possibilidade de novas parcerias. 
O Regimento foi atualizado segundo sugestões dos presentes, ficando como atividade posterior a leitura do Termo de Compromisso e Termo de Adesão com envio de sugestões. Os representantes receberam o código de acesso da nova interface de testes da REBAE para conhecimento e utilização, com o objetivo de detectar falhas e enviar sugestões para melhorias da Base.
Nova reunião deverá acontecer na Poli, dia 14 de maio.

Guia de Produtos e Serviços

Nos últimos anos, as atividades universitárias vêm sendo beneficiadas pelo aparecimento jamais visto das inovações tecnológicas que se incorporam rapidamente ao cotidiano acadêmico, facilitando o acesso à informação.

A USP acompanha essas transformações investindo em recursos tecnológicos e fontes de informação completas, buscando apoiar efetivamente com as atividades de ensino e aprendizagem na Escola. Isso está apresentado em um  Guia de Produtos e Serviços, desenvolvido pelo Atendimento (Flávia, Luiza e Paulo), que será entregue a cada um dos nossos docentes. 

terça-feira, 26 de março de 2013

A Biblioteca no Infogeral

O Atendimento efetuou um levantamento sobre a forma com que a Biblioteca publica suas notícias no Infogeral e, a partir dos dados coletados, podemos analisar nosso comportamento nos últimos cinco anos



Ao todo, foram 48 notícias, classificadas como Exposições, Eventos, Expediente, Produtos e serviços e outros assuntos (Pessoal, Infraestrutura e Ação social).

Esse canal de comunicação atinge muitos dos nossos usuários e pode ser melhor explorado pela Biblioteca! 

segunda-feira, 25 de março de 2013

REBAE



O Portal da Rede de Bibliotecas na Área de Engenharia - REBAE, a partir de agora, foi migrado para um servidor da Escola Politécnica, visto que a Embrapa já não poderia mais oferecer o serviço de hospedagem.

Assim, Cristina Villela (chefe da Biblioteca da Escola Politécnica da USP e Coordenadora da REBAE) agendou uma reunião para 26/03, na Poli, para definições dessa nova fase da Rede, com revisão de objetivos e serviços oferecidos e indexação dos artigos para a BDE - Base de dados em Engenharia, única base de artigos nacionais em Engenharia. 

Valéria e Adriana participarão da reunião com "carta branca" para tomar decisões sobre a base de dados baseadas em nossa capacidade técnica e operacional.

Oportunidade para capacitação

Oportunidade para o pessoal do Atendimento:





III Workshops de Capacitação de Pesquisadores da USP em Publicação Científica



Para 1o. semestre de 2013, o SIBiUSP está preparando sete novos Workshops de Capacitação de Pesquisadores da USP em Publicação Científica e um deles será em São Carlos, na EESC.

O público-alvo continua sendo, em ordem de prioridade, docentes, pós-doutorandos e alunos de doutorado, mas em caso de sobra de vagas, alunos de mestrado e funcionários poderão participar, lembrando sempre que  o participante deve apresentar conhecimento médio da língua inglesa, trazer seu próprio laptop e artigos científicos de sua área. 

As pré-inscrições encontram-se abertas desde 20 de fevereiro de 2013, devem ser acompanhadas de  Carta de Anuência devidamente assinada e digitalizada onde o participante se compromete a submeter, artigo a periódico internacional indexado no Web of Science.

Na EESC o evento irá acontecer dias 06 e 07 de junho e será coordenado pelo Prof. Dr. Flavio Donizete Marques. A equipe da Comissão de Pesquisa é responsável pela logística, infraestrutura, divulgação, café (um pela manhã e outro à tarde) e controle de presença/assinaturas nos dois dias do Workshop.

Palestra - pós-graduação em Engenharia Ambiental


A pedido do Professor Tadeu Fabricio MalheirosFlávia recebeu sexta-feira, dia 22/03, na Sala de Treinamento da Biblioteca das 9h às 12h, 15 alunos de pós-graduação da Engenharia Ambiental

O objetivo do encontro foi abordar temas sobre levantamento bibliográfico, estratégias de busca, serviços e produtos da Biblioteca, pesquisa em bases de dados, revistas e livros eletrônicos, Portal de Busca Integrada, Gerenciadores de referência e em especial de forma interativa o EndNote Web.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Palestra - Engenharia Aeronáutica


Dia 20/03/2013, recebemos na Sala de Videoconferência da Biblioteca, o Professor Fernando Martini Catalano, acompanhado de 45 alunos do 2º Ano do Curso de Engenharia Aeronáutica

Eles foram recebidos pela Flávia que apresentou os recursos informacionais disponíveis para pesquisa: Portal de Busca Integrada, Revistas e Livros Eletrônicos e as Base de Dados.

XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO


A Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) e a Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB), convidam para o XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - CBBD, na Cidade de Florianópolis, entre os dias 7 e 10 de julho de 2013.

O tema central do evento é: “Bibliotecas, Informação, Usuários – Abordagens de transformação para a Biblioteconomia e Ciência da Informação” e oportunizará a reflexão e análise em torno dos avanços científicos e tecnológicos e seus impactos sobre o fazer do profissional e sobre a sustentabilidade das bibliotecas e unidades de informação, com um programa científico bastante intenso e atual.

Os interessados em participar do evento deverão submeter trabalhos científicos, relatos de experiência ou pôsteres exclusivamente pela Internet, até as 24h (horário oficial de Brasília) do dia 30 de março de 2013. 

Mais informações pelo site http://xxvcbbd.febab.org.br/chamada-de-trabalhos/

Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto – 4ª CONFOA


A 4ª  Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto – CONFOA – será realizada na USP, no período de 6 a 9 de outubro. Até dia 03/05, os trabalhos podem ser submetidos nas categorias Comunicação (resumos de 500 a 1.000 palavras) ou Pôster (resumo informativo de até 500 palavras).  As inscrições e submissões são gratuitas pelo site http://sibi.usp.br/confoa2013

A CONFOA 2013 pretende reunir interessados em atividades de pesquisa, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o acesso aberto à produção científica produzida em instituições luso-brasileiras de ensino e pesquisa superior.

Curso Gestão de Documentos Fotográficos - ARQ-SP



Encontram-se abertas as inscrições para a oficina do Projeto Como Fazer "Conservação de documentos fotográficos em filme e papel", que será realizada nos dias 25 e 26 de março de 2013. 

O curso, que será ministrado pelo Prof. Leandro Melo, faz parte de uma nova modalidade de cursos promovidos pela Associação de Arquivistas de São Paulo em parceria com o Departamento de História da Universidade de São Paulo e a Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Após o curso, o aluno estará capacitado para o tratamento e preservação dos documentos fotográficos, em suporte papel/filme ou digitais, conservação de documentos fotográficos em filme e papel; tratamento e a preservação de fotografias digitais; organização de arquivos e coleções fotográficas, numa abordagem arquivística. 

Mais informações: http://www.arqsp.org.br 

Curso de DSpace

 
Nivaldo frequentou um curso de DSpace nos dias 19 e 20 de março e nos conta que:
No Curso foram apresentadas teorias  pelos palestrantes e propostos exercícios individuais nos micros. O treinamento proporcionou entendimento sobre o sistema e possibilita o desenvolvimento desde a sua instalação, criação de repositórios e manutenção. Certamente, a prática proporcionará maior segurança e conhecimento mais aprofundado para o uso do DSpace.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Curso de difusão: Fundamentos de administração - Segunda turma




Continuando com o objetivo de introduzir o conceito de planejamento estratégico para toda a EESC,  está sendo oferecido novamente o curso de difusão Fundamentos de administração, com carga horária de 30 horas. 

Como na primeira oportunidade, o curso será ministrado por docentes do Departamento de Engenharia de Produção (professores Edmundo e Mateus) para duas turmas de 30 alunos, com início hoje, dia 21 de março, as 14 horas. 

Da biblioteca, estão participando Eli e Flávia.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Pesquisa Bibliográfica

Começaram hoje, dia 20/03, as aulas da disciplina Pesquisa Bibliográfica (SEM-5892), obrigatória para os alunos da pós-graduação em Engenharia Mecânica. Na primeira aula Elenise apresentou o sistema Moodle e convidou os 35 alunos para uma visita orientada. O docente responsável pela disciplina neste semestre é o professor Jonas. 

O calendário prevê 11 aulas, conforme agenda, e três dias para a apresentação dos seminários:

Reunião traz ampliação do campus 2 da USP

Do Jornal Primeira Página de 20/03/2013:


Estiveram reunidos na USP - São Paulo, o reitor João Grandino Rodas, o deputado  estadual Roberto Massafera (PSDB) e nosso diretor, Geraldo Roberto Martins Costa, para dar andamento ao processo de  ampliação do Campus 2 da USP em São Carlos.

A ampliação será por desapropriação de terreno no fundo do campus 2 da universidade onde hoje existe uma plantação de eucaliptos e está avaliado pelo estado em R$ 25 milhões. Segundo o deputado tucano, a USP arcaria com 50% do valor e o estado com a outra metade. 

O projeto prevê a instalação da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec),  além da instalação dos cursos de Engenharia Automobilística, Hídrica e Química

terça-feira, 19 de março de 2013

Música - Acústico na Biblioteca

O projeto "Acústico na Biblioteca" foi aprovado pelos usuários presentes! Durante a apresentação, foi feita uma pesquisa de opinião a 20 usuários. As respostas nos deixaram satisfeitos e foram expostas em painel no Atendimento.








 





Música - Acústico na biblioteca


Hoje acontece, das 13h às 13h30, a primeira apresentação do projeto Acústico na biblioteca, com violão e voz de Amauri Pellizzer e Danni Paschoalino.  



Pellizzer é aluno de graduação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos e Danni estará presente como convidada.

O projeto Acústico na biblioteca acontecerá uma vez por mês, sempre as terças-feiras, com o objetivo de destacar talentos musicais de alunos e funcionários do Campus e apresentá-los à comunidade, proporcionando momentos de relaxamento e descontração. 

Convidamos a todos para o evento!!

segunda-feira, 18 de março de 2013

Palestras - Engenharia Mecânica


O professor Casteletti (SMM) trouxe na biblioteca os alunos da disciplina Ciências dos Materiais I, do segundo ano de Engenharia Mecânica, para receberem instruções sobre o uso de Bases de dados em patentes, Portal de Busca Integrada e Periódicos Eletrônicos.

Os 45 alunos se dividiram em duas turmas, dias (06 e 07/03/2013). Flávia e Rosana ministraram as palestras.

Palestras - calouros 2013


Este ano, assim como em 2012, a equipe do Atendimento esteve em sala de aula dos primeiros anos dos cursos de Engenharia para apresentar, em palestras de 20 minutos, a Biblioteca, seus recursos e serviços.

Os alunos visitados foram:

05/03 - Engenharia mecânica
06/03 - Engenharia de Materiais e Ambiental
07/03 - Engenharia Elétrica com Ênfase em Eletrônica e Mecatrônica
08/03 - Engenharia Civil e Elétrica com Ênfase em Automação
15/03 - Engenharia de Produção

Engenharia de Computação e Aeronáutica foram recepcionadas pelas bibliotecárias do Campus 2.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin



A Universidade de São Paulo,  Betty, Diana, Sergio e Sonia Mindlin convidam para a inauguração da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.
 
Dia 23 de março de 2013 – sábado, 16 horas
Acesso pela Avenida Prof. Luciano Gualberto – Cidade Universitária, São Paulo/SP.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Mendeley


Para o pessoal do Atendimento!!


Foi desenvolvida pela equipe da Biblioteca Virginie Buff D'Ápice (FMVZ-USP) e publicado no SlideShare, um Tutorial do Mendeley, um sistema de gerenciamento de citações e referências gratuito, disponível em www.mendeley.comO tutorial está dividido em 4 partes:

1: Criação de conta e instalação do Mendeley Desktop http://www.slideshare.net/Biblioteca_FMVZ_USP/1-tutorial-mendeleycriacaodecontaparte1  

2: Conhecendo o Mendeley Web 
http://www.slideshare.net/Biblioteca_FMVZ_USP/2-tutorial-mendeleyconhecendomendeleywebparte2  

3: Conhecendo o Mendeley Desktop 
http://www.slideshare.net/Biblioteca_FMVZ_USP/3-tutorial-mendeleyconhecendomendeleydesktopparte3  

4: Trabalhando com o Word 
http://www.slideshare.net/Biblioteca_FMVZ_USP/tutorial-mendeley-trabalhando-com-o-word   

A utilização do Mendeley na elaboração do trabalhos científicos e acadêmicos agiliza o processo de citar e referenciar suas bibliografias. Além de ser gratuito, o Mendeley possibilita a criação de grupos de estudos e compartilhamento de documentos.

Definida a lista tríplice para vice-diretor da EESC



Em votação realizada na tarde de quarta-feira, dia 13 de março, os membros da Congregação e dos Conselhos de Departamento definiram a lista tríplice para escolha do novo vice-diretor da Escola de Engenharia de São Carlos. São eles:

1º - Sergio Persival Baroncini Proença - 64 votos (2º escrutínio)
2º - Paulo Sergio Varoto - 60 votos (3º escrutínio)
3º - Eduardo Cleto Pires - 45 votos (3º escrutínio)

Agora, a relação é encaminhada ao reitor da USP para a indicação do nome que assumirá o cargo (substituindo o professor Belo). O mandato começa dia 22 de abril de 2013.

Fonte: Assessoria de Comunicação EESC

quarta-feira, 13 de março de 2013

Curso DSpace: desenvolvimento e administração de repositórios digitais



A Escola está investindo na capacitação do Nivaldo, que se interessou por aprender o DSpace e apoiar no desenvolvimento do nosso repositório. O curso acontecerá dias 19 e 20 de março, na Escola Quatro Elementos, em São Paulo, e terá carga horária de 16 horas.

Inúmeros projetos de desenvolvimento de Repositórios e Bibliotecas Digitais, nos âmbitos nacional e internacional, tem se desenvolvido nos últimos anos, dando espaço às ferramentas e tecnologias relacionadas.  Neste sentido, o software DSpace é uma destas ferramentas: complexo tecnicamente, é de fácil implantação e gerenciamento e permite a gestão eficiente de documentos digitais.

O curso, que consiste na maior parte de aulas práticas, qualificará profissionais a criarem e  administrarem  Repositórios  Digitais utilizando a última versão do software "opensource" DSpace a 3.0, desenvolvido pelo MIT e Hewlett Packard, integrado à interface Manakin (XMLUI).

Dia do bibliotecário - cartões

Ontem comemoramos o dia do Bibliotecário, instituído em homenagem a Manuel Bastos Tigre, nascido em Recife, em 12 de março de 1882 e falecido em 1957. Tigre foi bibliotecário, jornalista, poeta, compositor, humorista e destacado publicitário brasileiro. Diplomou-se pela Escola Politécnica, em 1906 e trabalhou como engenheiro da General Electric e depois foi ajudante de geólogo nas Obras Contra as Secas, no Ceará. 

Prestou concurso para Bibliotecário do Museu Nacional (1915) com tese sobre a Classificação Decimal. Mais tarde, transferiu-se para a Biblioteca Central da Universidade do Brasil, onde serviu por mais de 20 anos.  Exerceu a profissão de bibliotecário por 40 anos, é considerado o primeiro bibliotecário por concurso, no Brasil


Fonte: http://www.thesaurus.com.br/autor/bastos-tigre/

Recebemos inúmeros cartões de cumprimentos por e-mail ou redes sociais e agradecemos a todos que se lembraram!









Cleverci  Malaman




terça-feira, 12 de março de 2013

12 de março - Dia do bibliotecário



Em comemoração ao dia do bibliotecário, Marielza nos enviou algumas palavras que compartilhamos com a equipe:

Comemora-se hoje, dia doze de março o "Dia do Bibliotecário", profissional de alta competência que faz a informação chegar a todos que dela necessitam de forma concisa e criativa.
Para saudar essa criatura que está sempre atenta as modificações da sociedade, do mundo e do planeta quis deixar a eles todos  o meu sentimento de pertença a esse universo dos livros, e do conhecimento humano,  ciência que envolve o ser bibliotecário, visto a vida toda ter me dedicado a trabalhar a informação, sendo uma bibliotecária.
Vivemos tempos febris de uma avalanche de documentos que nos chegam nas mais inusitadas formas de apresentação, quer seja escrita, falada e pelo meio das redes sociais tão disseminadas ultimamente, uma era de tantas maneiras de se fazer comunicar.
Era da tecnologia e inovação. 
Vivendo toda essa efervescência e lidando com a informação assentada nas várias formas apresentadas, lá está o bibliotecário lidando com o conhecimento e de maneira eficiente trabalhando a informação para ser levada aos usuários de forma competente e altamente qualificada. 
Essa é a missão, a tarefa daquele que  a Biblioteconomia como sua área de atuação e como profissão os convoca a serem criativos, antenados com toda informação que lhes chega por diversos canais.
 " Ser bibliotecário", palavra que lembra livro, veio da origem  grega "biblios", é hoje uma profissão que abrange todas as áreas do conhecimento, e que as  instituições, quer sejam de ensino ou  de diversas corporações investem na sua aquisição pois  possui qualificações que o habilita a  trabalhar a informação oferecendo uma grande contribuição no papel de crescimento de uma nação.
Acredito que todos nós orgulhamo-nos e muito de estarmos inseridos  nesse meio cumprindo a missão a nós delegada, sem nos esquecermos daqueles que junto a nós também trabalham, colaboram e formam um grande contingente alavancando o progresso.
Parabéns bibliotecários, vocês são a mola mestra do desenvolvimento de uma nação.

segunda-feira, 11 de março de 2013

“I Fórum sobre Proteção de Resultados de Pesquisa: Direitos e Deveres”


Aconteceu no dia 6/3,  o “I Fórum sobre Proteção de Resultados de Pesquisa: Direitos e Deveres”, promovido pelo ICMC.

O objetivo do evento foi o de facilitar a familiarização de docentes/pesquisadores no tocante aos diversos aspectos legais que envolvem o conjunto de suas atividades profissionais em âmbito institucional, desde a fase de elaboração de projetos, incluindo os prováveis resultados e a possibilidade de geração de objetos passíveis de proteção intelectual e respectivas industrialização e comercialização.

Também procurou capacitar o quadro de funcionários a prestar orientação e agilizar o conjunto de documentos e processos que envolvem a Propriedade Intelectual em seus múltiplos aspectos.

O evento, que durou toda a manhã, trouxe as palestras:


  • Propriedade Intelectual - Proteção por Patentes, Softwares - Freid Artur
  • Convênio de Pesquisa e Negociação com as Empresas - Eduardo Vieira de Brito 
  • Aspectos Legais de Docentes Empreendedores -  Dra. Maria Paula Dallari Bucci 
  • Proteção de Obras Literárias desenvolvidas institucionalmente e também em parcerias - Maria Aparecida de Souza

Na opinião de Eduardo, nosso bibliotecário que compareceu ao evento, pode-se afirmar que o “I Fórum sobre Proteção de Resultados de Pesquisa: Direitos e Deveres” foi bastante esclarecedor, pois elucidou questões que eventualmente geram dúvidas entre os docentes e os pesquisadores da USP, contribuindo, assim, para que a Universidade cumpra seu papel em prol do desenvolvimento científico, tecnológico e social.

Aula Magna no Dia do Bibliotecário 2013


O Curso de Ciências da Informação e da Documentação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP irá realizar no dia 12 de março, Dia do Bibliotecário, sua aula magna com a conferencista é a professora Sueli Mara Soares Pinto Ferreira, diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da USP.

Apesar de dirigido aos alunos do curso, o evento é aberto aos interessados em geral. É gratuito e não necessita de inscrição prévia, basta comparecer às 19 horas do dia 12 de março no Anfiteatro André Jacquemin, da FFCLRP.

Os interessados em participar do evento devem procurar a Adriana, na Secretaria.