INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Matrícula 2013

A Biblioteca participou nos dias 18 e 19 de fevereiro, da matrícula de calouros, que ocorreu no ginásio de eventos do Campus. Pensando na responsabilidade ambiental, a Biblioteca disponibilizou na TV, uma apresentação em Power point contendo imagens dos ambientes e acervos, fizemos também o cadastro dos alunos na rede social da Biblioteca (facebook), com intuito de integrá-los a nossa comunidade e ao ambiente acadêmico. 

Notamos o quanto é importante acolhermos além dos alunos seus pais e responsáveis, esse contato nos proporcionou uma nova vivência enquanto Instituição Educacional que presta serviços à comunidade.

Também participaram  as Coordenadorias de Curso, Serviço de Graduação, Serviço Médico, Serviço Social, EESC Com Vida e USP Recicla.















segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Capacitação profissional de Engenharia

Para os interessados em adquirir conhecimentos, métodos e processos para as áreas de Engenharia, o portal Engenharia Compartilhada reúne conteúdo para capacitação profissional na área. Ao todo são mais de 30 assuntos, contendo processos de trabalhos, fluxogramas e organogramas para auxiliar na resolução de questões do dia a dia das empresas de Engenharia. Destacamos também uma biblioteca com títulos de interesse.

O conteúdo do portal Engenharia Compartilhada equivale a diversos cursos de extensão profissional e MBA e propõe a homogeneização de procedimentos na gestão de processos, reduzindo retrabalho e aumentando a produtividade e, consequentemente, a rentabilidade das empresas.

Para conhecer o site acesse: www.engenhariacompartilhada.com.br.

Adeus a Sergio Fontes

Com muito pesar informamos que sexta-feira, dia 22 de fevereiro de 2013, faleceu aos 49 anos o professor Sérgio Rodrigues Fontes, presidente da Comissão de Biblioteca,  vice presidente da Comissão de Cultura e Extensão, professor produtivo da EESC e usuário frequente de nossos serviços.

Temos a dizer que a perda foi irreparável, pois tratava-se de uma pessoa de educação, respeito pelo próximo e bondade  raramente vistos, além da competência técnica admirável. 

Ocorrerá nos dias 27 a 29 de junho de 2013, no Hotel Century Paulista em São Paulo - SP, o XXI Curso de Editoração Científica e o VII Seminário Satélite para Editores Plenos, evento comemorativo dos 85 anos da revista Arquivos do Instituto Biológico.

Mais informações estarão disponíveis no website da ABEC.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Diretora do SIBiUSP em São Carlos



Rosana foi convidada a participar da ultima Congregação, realizada dia 01/02/2013, que contou com a participação da professora Sueli Mara, diretoria do SIBiUSP. 

O objetivo de sua participação foi apresentar oficialmente a resolução nº 6.444, do reitor João Grandino Rodas, que determina a publicação das pesquisas realizadas na Universidade na Biblioteca Digital da Produção Intelectual da USP (www.producao.usp.br).

Sueli tentou sensibilizar os professores sobre o movimento global pelo acesso aberto à ciência, e citou iniciativas semelhantes com a UNESP e UNICAMP. Também sugeriu aos professores da EESC presentes, que publicam artigos em revistas científicas, que tentem negociar com as editoras contratos que permitam que o material fique disponível gratuitamente em uma página da instituição, indo a sentido inverso do que hoje se pratica: muitas instituições públicas financiam pesquisas e, quando os resultados são publicados, as próprias universidades têm de pagar para acessá-los.

A tarde, a professora Sueli reuniu-se com o professor Carlos Martins (IAU) e, posteriormente, esteve no ICMC atualizando as bibliotecárias sobre o DT, especialmente sobre a questão de recursos humanos.




Sinalização

Investindo em uma melhor organização do acervo de livros nas estantes, optamos pela adoção de sinalização mais efetiva, com mensagens em todas as estantes para que o usuário não devolva o livro consultado na estante, mas sim nos carrinhos.


A justificativa para essa decisão é que assumimos, no Planejamento Estratégico para o ano de 2012, compromisso com a melhor organização do acervo, que se caracterizava como ponto fraco apontado pela equipe.

Esperamos que, com essa iniciativa, também melhore o índice de  livros repostos corretamente na estante em 24h e, consequentemente, pensamos em afirmar uma cultura de prestação de serviços com maior qualidade entre nossos colaboradores e usuários!






terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Rodízios nas estantes de teses


Visando evitar a danificação do acervo por goteiras adotamos a instalação de rodízios nas estantes de teses.  “De quebra”, elevamos  o acervo em alguns centímetros (facilitando enxergar as etiquetas das prateleiras inferiores),  e ganhamos mobilidade que irá facilitar a limpeza e o controle patrimonial.

Os marceneiros da Escola Jeremias, Fernando e Herivelton, no entanto, advertiram sobre o peso das estantes e a fragilidade dos rodízios, sugerindo que as estantes sejam movimentadas somente quando necessário.

A equipe da infra tirou o acervo em tempo record, e recolocou com a ajuda do Atendimento!