INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Natal 2012

Desde sexta-feira, dia 23/11, nossa árvore de Natal neste ano está enfeitando o hall de entrada da Biblioteca. A "arte" foi feita por um grupo de voluntários: João, Juliana, Maria Lucia e Elena.










Controle patrimonial



Desde que entrou em funcionamento o módulo web de Controle Patrimonial, todos os servidores USP passaram a gerenciar os bens que estão sob sua responsabilidade. Para apoio, pela Biblioteca, ficou como responsável local a Secretária Patricia que, após ter participado de treinamento realizado pela Assistência Técnica Financeira da Escola, redigiu um “guia” para os funcionários executarem as regularizações.

Além disso, solicitamos ao Setor de Patrimônio novas etiquetas em formato Code39, que foram afixadas em todos os bens e, a partir de agora, podem ser lidas em inventário, pelos nossos coletores, como os livros. 

Todos os bens da biblioteca em nome da Rosana também foram conferidos pela Patricia com a ajuda de:

- João (salas de estudos do prédio anexo, salas de treinamento, informática e videoconferência, micros/monitores da sala de pesquisa);

- Mazzari (sala 24 horas);

- Luiza (estantes e cadeiras da acervo de periódicos, estantes, cadeiras e mesas, acervo de teses/arquitetura, cadeiras e mesas da sala de pesquisa e estantes/cadeiras/mesas arquivo de livros) e Fernando (estantes da sala de periódicos);

- Paulo (cadeiras e mesas acervo de periódicos e teses e estantes/mesas/cadeiras das salas de periódicos/livros do prédio anexo).

Inicialmente tínhamos 1759 itens para regularização. Após a conferência, houve devolução de itens e novas incorporações. Atualmente no sistema, constam 1775 bens.

Até 23/11, foram regularizados 1562, sendo 1321 em nome da Rosana e 241 em nome dos demais colaboradores.  193 ainda estão pendentes de regularização, sendo cadeiras e mesas; bens de difícil acesso para conferência (câmeras de segurança etc); bens sem etiquetas, retiradas por terceiros sem identificação alguma e bens novos sem etiqueta (estantes dentro das caixas).

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Água da biblioteca


No início do mês de novembro, do filtro começou a sair água com resíduos e, providencialmente o filtro foi desativado. A Administração da Escola foi notificada e passou a fornecer água potável para consumo e café. 

Nossa caixa d´água foi esgotada e limpa e solicitamos ao SHS uma nova análise de potabilidade para voltarmos a consumir a água do filtro. A coleta para análise foi feita pelo técnico Julio Trofino e o resultado aponta para uma água que agora atende as normas de potabilidade e pode ser consumida pela equipe da Biblioteca.


Turma da EESC Sustentável e USP Recicla em visita orientada ao aterro, horta municipal e cooperativa de reciclagem


Dia 22/11 foi especial para Trud, que pôde conhecer pra onde vai nosso lixo doméstico. 
Ela com os demais membros da Comissão EESC Sustentável visitaram três lugares importantes, guiados pela Pazu e pelos monitores locais. 
Trud nos conta que:
O que chamou mais sua atenção foi o aterro. É um espaço já saturado, praticamente sem lugar para o lixo.  O município está pagando para levar a maior parte do lixo para outra cidade, já que aqui não há mais espaço. Saí de lá com muita vontade de fazer uma composteira em casa. Quanta coisa orgânica que se joga no lixo e que poderia virar adubo! E quanta coisa que poderia ser reciclada, ou separada do lixo orgânico para a coleta seletiva buscar.


Depois fomos à horta municipal, onde eles recebem lixo orgânico de alguns restaurantes e também folhas e poda de grama.  O nosso campus também envia esse material para lá. O que me incentivou mais ainda a fazer uma composteira foi conhecer a deles: não tem cheiro algum. O produto final é um composto riquíssimo para se usar nas plantações, nos vasos e jardins.



Por último fomos até a Cooperativa de reciclagem , onde se faz a triagem dos materiais (papel, papelão, plástico, vidro e metal). Lá também pude observar, assim como no aterro, a confusão que as pessoas fazem em relação ao material – misturam produtos orgânicos, jogam lâmpadas, isopor e algumas embalagens laminadas que não reciclam.  Mesmo assim, muitas pessoas já têm essa consciência de separar o lixo, isso já deixa a gente mais animado!


Da esquerda p/ direita, em pé : Maragno (SEM), Danira Suely da Silva (USP Recicla), Herbet (IFSC), Agnaldo (PUSPSC), Waldemir (PUSPSC), Nivaldo (USP Recicla), Cláudia (PUSPSC) e Wilma (gráfica). Da esquerda para a direita agachados : Alberto Cury (SMM), Sirlene (SMM), Willian (pós-graduação), Bruna (USP Recicla) e Pazu (USP Recicla)

II GEESC - Encontro de Gestão da Escola



A EESC anunciou e convidou a todos os colaboradores a participarem do II GEESC - Encontro de Gestão da Escola, que será realizado nos dias 17, 18 e 19 de dezembro de 2012.

O objetivo do evento é criar uma oportunidade para expor e discutir estratégias voltadas à eficiência da gestão da EESC. Assim, serão apresentadas as ações em andamento e também as propostas para 2013. 

Como parte da programação, no dia 19, será realizada uma reunião extraordinária da Congregação para lançamento do Selo EESC 60 anos e, na sequência, será oferecido um almoço de confraternização.

Programação


terça-feira, 20 de novembro de 2012

Serviço de Assessoria de Comunicação da EESC



Pesquisas realizadas pela Direção da EESC com o objetivo de identificar os aspectos institucionais que careciam de maior atenção e ações da administração, apontaram o serviço de comunicação como um dos itens de maior relevância.

Para atender a essa carência a Escola está investindo em um relacionamento mais estreito e eficaz entre os setores, bem como a promoção da Unidade junto à comunidade. Assim, foi implantado recentemente o Serviço de Assessoria de Comunicação responsável de agora em diante pelas atividades de Assessoria de Imprensa, comunicação interna e externa, marketing institucional e relações públicas.


Ressaltando-se que a participação de toda comunidade é fundamental para o êxito das ações, a iniciativa foi apresentada às chefias dos setores e outros servidores que contribuem com o fluxo interno de informação e, nesse sentido, realizou-se em 20 de novembro, às 14 horas, na Sala da Congregação, uma exposição sobre as características dessa atividade. 
Da Biblioteca estiveram presentes ao evento Adriana (quem reportou), Elena, Elenise e Flávia.


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Bota pra fazer


Ontem, terça-feira, dia 13/11, aconteceu a última aula do curso curso de criação de negócios de alto impacto BOTA PRA FAZER, promovido pelo Clube de Empreendedorismo, em parceria com a Endeavor.

Nas aulas, que aconteceram na Sala de Videoconferência da Biblioteca, foi apresentada uma plataforma educacional cujo objetivo é capacitar o empreendedor para identificar oportunidades e criar seu próprio negócio.

Alguns momentos do curso foram fotografados pelo Thiago Picanço, coordenador do Clube.






Exposição “The Beatles”, de Nájela Faiad



A artista plástica Nájela Faiad  nasceu em Barrinha (SP) é formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo com estilo acadêmico em óleo sobre tela. Sua carreira artística conta com várias exposições individuais e coletivas com  premiações nacionais e internacionais.

Nossa décima (e última) exposição do ano de 2012, “The Beatles” retrata momentos marcantes da trajetória da banda que tornou-se uma lenda, influenciando gerações ao longo de décadas em todo o mundo.

A exposição pode ser vista até o dia 12 de dezembro.








terça-feira, 13 de novembro de 2012

Curso a Distância de Inglês MEO - My English Online



Em continuidade à proposta de capacitação das equipes bibliotecárias do SIBiUSP, informamos sobre mais uma iniciativa do Sistema em conjunto com a Escola Técnica de Gestão para o ano de 2013. Trata-se do Curso a Distância de Inglês MEO - My English Online, do Grupo Editorial CENGAGE Learning, conteúdo da National Geographic Society e plataforma MyELT. 

O curso, em formado EaD (Educação a Distância) trabalha as quatro habilidades da língua inglesa – Leitura, Compreensão Oral, Produção Escrita, e Produção Oral, de acordo com o nível do aluno, a partir de textos, vídeos, materiais de áudio, exercícios e atividades contextualizadas, elaboradas a partir de conteúdo autêntico da National Geographic Society. O sistema também trabalha com detecção de pronúncia e entonação incorretas para palavras e frases. Esse sistema escuta, analisa e corrige ao ensinar a pronúncia padrão, dando ao aluno a oportunidade de treinar sua pronúncia. 

O curso tem 5 níveis de aprendizado que devem ser concluídos no prazo de 60 dias e está previsto teste inicial para que cada servidor possa verificar em qual nível de inglês deve iniciar seu curso. A cada nível são realizados Testes de Progresso e um Teste Final.

Da Biblioteca, a Vera se interessou em participar do curso.


Reinauguração da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara

Dia 14/11, quarta-feira, as 16 horas, Rosana deverá comparecer à cerimônia de Reinauguração da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara.


Além de prestigiar o evento, o objetivo da visita é conhecer o Laboratório de Acessibilidade e Desenvolvimento (LAD), que é um espaço voltado ao atendimento educacional especializado, à produção de material didático acessível e capacitação de pessoas e serviços, para o atendimento de alunos com limitações visuais, como a cegueira.

O LAD abriga equipamentos de informática e tecnologia assistiva necessários a alunos com deficiência visual. Também dispõe de scanners de ótima resolução, impressora Braille, que otimiza a produção de mapas e gráficos táteis, além de figuras simples e textos Braille em geral.


Nossa Biblioteca entende como fundamental se equipar para atender as pessoas com dificuldade, deficiência ou mobilidade reduzida, buscando a acessibilidade aos direitos garantidos a todos os cidadãos, garantindo-lhes inclusão social, no que concerne: acessibilidade a pessoas com deficiências motora, visuais, auditivas, intelectuais e múltiplas, conforme sua peculiaridade.


Pausa no Dedalus

O Departamento Técnico do SIBiUSP nos informou que no próximo dia 19 de novembro será feita a migração, expansão e reorganização de equipamentos, o que acarretará na queda de alguns sistemas.

Os principais sistemas afetados durante esta manutenção serão o Dedalus (Aleph) e Portal de Busca Integrada. Essas alterações permitirão aumento substancial na capacidade de armazenagem e processamento de dados.

A execução destas alterações levará entre 8 e 12 horas para ser concluída e os sistemas citados estarão off-line a partir das 9h do dia 19 e deverão permanecer assim até às 17h, conforme previsão do departamento.

Catalogação do acervo do CRHEA


Desde o dia 22/10, Elena tem acesso à Área Técnica para Sibiteste na  Base de Livros, Seriados e Teses.  

Elena e, em seguida, Mara farão os exercícios necessários em todas as Bases, seguindo os tutoriais disponíveis na área técnica (http://citrus.uspnet.usp.br/sibi/AreaTecnica) e, posteriormente, será iniciado a catalogação dos livros da Biblioteca do CRHEA. 


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Reunião do Conselho Supervisor do SIBiUSP

Dia 31 de outubro de 2012 aconteceu nova reunião do Conselho Supervisor do SIBiUSP e, para conhecimento do corpo técnico do Sistema, as representantes Érica e Rosa Fischi nos mandaram uma cópia da ata, transcrita a seguir:

Participantes:

Profa. Sueli Mara Soares Pinto Ferreira
Prof. Pedro Luis Puntoni
Prof. Chao Lung Wen
Profa. Regina Melo Silveira
Bibliotecária Érica Saito
Bibliotecária Rosa Maria Fischi

I – EXPEDIENTE

1. Abertura da Sessão pelo Senhor Presidente do Conselho Supervisor do SIBiUSP – Prof. Dr. Pedro Luis Puntoni

  • Expectativa de mudança do DT/SIBi para o prédio da Brasiliana para agosto/2013
  • Previsão de mudança da Biblioteca Brasiliana: Janeiro/2013
  • Questão do transporte dos livros
  • Segurança está sendo instalada
  • Está faltando a parte de automação
  • Boa posição da USP no ranking Webometrics
  • No critério de acesso aberto a USP está em segundo lugar
  • Lançamento da Biblioteca Digital de Obras Raras - Previsão: Março/2013
  • Ideia de fazer um Seminário sobre Obras Raras


2. Aprovação da Ata da Sessão anterior, realizada em 09.03.2012

  • Ata aprovada com algumas correções


3. Comunicações da Sra. Chefe Técnica do Departamento Técnico

Manual de orientação para atuação em redes sociais



Acaba de ser publicado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República o Manual de orientação para atuação em redes sociais

O documento, que em como objetivo estipular melhores práticas e guiar  os agentes da
comunidade Sicom no uso de redes sociais, está dividido em 6 partes:


1) Conceitos básicos
2) Diretrizes de linguagem verbal e visual
3) Metodologias e ativações
4) Monitoramento de redes sociais
5) Manual interno de conduta para servidores e colaboradores
6) Gerenciamento de crise


O manual impresso já está circulando entre o pessoal da Biblioteca, mas pode ser consultado na versão digital em http://www.secom.gov.br/sobre-a-secom/acoes-e-programas/comunicacao-digital/manual-de-redes-sociais

Compensação de horas relativas ao fim de ano

Conforme determinação recebida em comunicado assinado por Gláucia Rimoli Cirielli Mokross, nossa nova Assistente Técnico Administrativo, e em cumprimento a determinação legal, informamos que a compensação de horas dos funcionários do Serviço de Biblioteca será de 1hora/dia a partir de 12/11/2012 até completar as 24h.

Essa reposição, em cumprimento ao disposto no expediente GR/CIR 446 de 05/11/2012 da Reitoria, será para compensar as horas correspondentes a suspensão do expediente na USP nos dias 26, 27 e 28 de dezembro de 2012.

Observem que cada servidor deverá anotar no Boletim de Frequência, o horário da referida compensação.

Treinamento Endnote Web


Com o objetivo de capacitar os docentes da Universidade Estadual de Londrina e da Universidade Estadual de Maringá, através do Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter), do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) de São Carlos, a Flávia recebeu novamente, 12 alunos para o treinamento sobre ferramentas para gerenciamento de bibliografias, especialmente o EndNote Web.

O treinamento foi ministrado em nossa Sala de Treinamentosno último dia 07/11, das 16 às 18 horas.

Evento aborda soluções em inovação


O CIESP São Carlos realiza a palestra Soluções em Inovação como Caminho para a Competitividade da Indústria no dia 29 de novembro. 

Palestras:

19 horas: Ourofino Agronegócio: Experiênca de uma empresa inovadora nacional
Sr. Dolivar Coraucci Neto - Diretor Presidente da Ourofino

19h50: Volkswagen do Brasil: Caminhos para inovação em uma empresa transnacional no Brasil
Sr. Raimundo Ramos - Diretor da Volkswagen do Brasil

Mesa redonda

20h40: Soluções de Inovação para industrial no Brasil
Sr. Dolivar Coraucci Neto - Diretor Presidente da Ourofino
Sr.  Raimundo Ramos - Diretor da Volkswagen do Brasil
Dr. Antonio Valerio - Diretor Adjunto de Tecnologia do CIESP
Sr. Ubiraci Correa - Diretor Titular do CIESP - São Carlos
Mediador: Prof. Dr. Sérgio Takahashi - FEARP/USP - GECIN

O evento acontecerá no CIESP São Carlos
Rua Cel. José Augusto de Oliveira Salles, 1515 Vila Isabel.

Apontador de lápis elétrico



Acabamos de receber um apontador de lápis elétrico, de mesa.
O equipamento vai ficar disponível na Secretaria (ao lado das impressoras) e só é acionado quando se introduz o lápis sem ponta no orifício. Depois desliga automaticamente.

O apontador tem depósito para a serragem e aponta com perfeição, rapidez e praticidade.


terça-feira, 6 de novembro de 2012

Premiação de usuários com maior número de empréstimos


Em 2012, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca se realizou entre os dias 22 e 26 de outubro e, como uma novidade foi incluída a premiação de usuários com maior número de empréstimos, em quatro categorias (graduação, pós-graduação, docentes e funcionários).

A atividade foi muito elogiada, especialmente pelos usuários que ganharam o prêmio (um pen drive cedido pela Editora Springer) e deve ser instituída como estímulo ao empréstimo de livros e uma iniciativa de marketing da Biblioteca:

Os vencedores foram:

Aluno de pós-graduação - Natália Fischer
Docente - Francisco Sales Trajano


Servidor não docente - Suzana Xavier Ribeiro
Aluno de graduação - Luís Otávio dos Santos



Notícias da Copa

Informamos que o antigo ebulidor da Biblioteca (marronzinho) deixou de funcionar por um problema de mau contato, foi encaminhado ao Serviço de Manutenção Elétrica mas, infelizmente, não pôde ser consertado e foi descartado.

Antes de se aposentar, a Marielza nos deixou o ebulidor branco, que também já apresentou um problema no cabo, mas pôde ser consertado (pelo professor Woodrow).




Há cerca de uma semana, do filtro começou a sair água com resíduos e, providencialmente o filtro foi desativado. A Administração da Escola foi notificada e passou a fornecer água potável para consumo e café. 

Quinta-feira, dia 01/11, nossa caixa d´água foi esgotada e limpa e aguardamos análise de potabilidade para voltarmos a consumir a água do filtro. A coleta para análise será feita na próxima semana, por orientação do técnico Julio Trofino.



Temos uma geladeira na biblioteca para servir a todos os colaboradores, mais especialmente àqueles que fazem as refeições nas dependências da nossa copinha. 

Diante da fragilidade dos alimentos nessa época de calor, agradecemos a iniciativa dos voluntários na limpeza e remoção de gelo, no entanto, solicitamos a todos que essa atividade seja programada e comunicada à Secretaria para que seja providenciada a retirada dos alimentos.


Sugerimos que o desligamento da geladeira seja feito no final da tarde, diretamente na tomada e a limpeza realizada no dia seguinte pela manhã.


Oficina sobre organização de fotografias pessoais


Dia 31 de outubro, Vera e Marielza participaram da uma oficina sobre organização de fotografias pessoais, oferecida pelo Setor de Arquivo Público e Histórico da Fundação Pró-Memória.

Vera e Marielza aprenderam técnicas de manipulação e acondicionamento de fotografias em papel, além de confeccionar vários tipos de envelopes especiais para proteção desse material. 

O curso foi ministrado pela professora Luiza, na Estação Cultura, das 14h30 às 17h30.

Gestão & Tecnologia de Projetos



Muito bom ter visto no número 144 de novembro de 2012 da Revista Espaço Aberto, um "infotoque" sobre o periódico científico Gestão & Tecnologia de Projetos (ISSN 1981-1543) publicado pelo IAUSC. A publicação é voltada à divulgação de pesquisas originais e práticas inovadoras relacionadas aos processos e tecnologias de projetos de arquitetura, engenharia e construção (AEC).

A nota ainda informa que a revista viabiliza um fórum de divulgação e troca de ideias entre os pesquisadores e profissionais da área. 

Parceria entre as bibliotecas da EESC e Senai

Dia 01 de novembro, Rosana e Flávia receberam a bibliotecária Cristina Pereira, do Senai. A visita teve o objetivo de iniciar conversas para estabelecer em 2013 uma parceria entre as Bibliotecas com troca de serviços que possam beneficiar as duas Instituições. 

O Senai pretende investir esforços em pesquisa e para isso, a partir de novembro/2012 será definido um grupo com cerca de dez pesquisadores para dar início a essa atividade. Com o objetivo de capacitar esse grupo para técnicas de pesquisa bibliográfica, nossa Biblioteca ofereceu à Cristina as palestras  já oferecidas aos alunos das disciplinas de pós-graduação em Engenharias Mecânica, Elétrica e de Estruturas.

Também foram convidados os alunos dos dois últimos semestres do curso de graduação em Fabricação Mecânica para utilizarem (aqui em nossas instalações) nossos recursos eletrônicos (e-books e bases de dados) para o levantamento bibliográfico de seus Trabalhos de Conclusão de Curso.

Ficou acordado também que em 2013, a Biblioteca da EESC terá a oportunidade de participar da Semana de Tecnologia, estreitando ainda mais as relações entre as duas Instituições.