INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Os naturalistas e o legado da ciência

Recebemos hoje o convite do Instituto de Biociências da USP para o Evento

OS NATURALISTAS E O LEGADO DA CIÊNCIA: obras raras e especiais do IB/USP

Dias 11 e 12 de Setembro 
Local: Instituto de Biociências 

SALA DE OBRAS RARAS



O acervo de obras raras e especiais da Biblioteca do IB é constituído, em sua maioria, por obras do século 18 e 19. Foi formado através da aquisição de acervos fechados, pela transferência de obras da Escola Politécnica e da Faculdade de Farmácia e por obras selecionadas do acervo corrente, pelos docentes do próprio Instituto.

Devido ao grande valor científico, artístico e histórico do acervo, em 1995 começou a ser restaurado com recursos da   FAPESP, incluindo higienização, adequação ambiental, reforma, mobiliário e climatização. Foram realizadas desde pequenas intervenções até restauro com técnicas bastante sofisticadas como reenfibragem, que reintegra áreas faltantes do suporte, no caso, o papel. Os materiais utilizados para as encadernações, quando indispensáveis, foram o couro e o linho. As encadernações originais, sempre que possível, foram preservadas e restauradas.O trabalho foi executado por uma equipe coordenada pela Associação Brasileira de Encadernação e Restauro. 

Além da importância científica, as obras apresentam incalculável valor artístico, ricamente ilustradas e coloridas a mão, descrevendo as espécies da flora e fauna brasileiras. 

 Os interessados em participar devem procurar Adriana ou Patricia. Vejam a programação completa aqui

Impressora Térmica de Códigos de Barras


A ultima aquisição da Biblioteca foi uma Impressora Térmica de Códigos de Barras da marca Zebra, modelo S4M, que ficará instalada na Sala de conservação, com a Vera e a Valéria.

Trata-se de uma solução econômica para vários requisitos de etiquetagem, fácil de usar, durável, padrão adotado pelos setores de Patrimônio de todas as unidades da USP. Permite conexão serial, paralela e USB, bem como rede com ou sem fio, ou seja, pode ser utilizada por qualquer colaborador, desde seu desktop. 

Esperamos que com essa aquisição, nossa equipe possa investir seu tempo em tarefas mais produtivas!

Palestras para alunos estrangeiros

Novamente, com o objetivo de apoiar a proposta da Reitoria de internacionalização da USP, a Biblioteca recebeu quinta-feira, dia 30 de agosto, às 19h, os alunos estrangeiros para as palestras proferidas pelo vice-diretor, prof. Belo e Marta (CCInt), José Ângelo (Graduação) Renata (Estágios), Flavia (Biblioteca), Cazarini (STI) e  Maicon (USP recicla).

Thiago, Ariane (Clube de Empreendedorismo), Eli e Gertrud (Biblioteca) estavam a postos para colaborar no evento auxiliando nas traduções em inglês, francês, espanhol e alemão, facilitando a comunicação entre palestrantes e alunos.

Como esperávamos, a experiência foi extremamente positiva para os alunos, para a Escola e para a Biblioteca, que foi bastante elogiada pela equipe disponível no Atendimento ao Usuário. Os alunos encontraram aqui mais do que tradução quando necessário. Segundo eles, encontraram apoio!

Prof. Belo, vice-diretor e presidente da CCInt

Maicon - USP Recicla

Cazarini - STI

José Ângelo - Graduação

Flávia - Biblioteca

Renata - Estágios

Rosana - Biblioteca


Coquetel oferecido pela Administração

Time de palestrantes

Equipe da tradução

Prof. Belo e alunos estrangeiros

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Entrevista sobre o apoio da Biblioteca às empresas encubadas

A pedido do professor Roniberto Amaral, da UFSCar, Recebemos hoje na Biblioteca a visita da pesquisadora Ivete Aportela, da Universidad Carlos III de Madri. O objetivo de sua visita foi fazer uma entrevista sobre nosso apoio às empresas encubadas em parques tecnológicos e de que forma subsidiamos os empresários com as informações disponíveis na USP.

Ela espera com isso, obter uma visão geral sobre os serviços de informação prestados, se atendem ou podem vir a atender as necessidades informacionais das empresas em estudo e, além disso, como elas colaboram ou poderiam colaborar nos processos de inteligência competitiva.

Os resultados contribuirão para definir possíveis boas práticas a serem implementadas como apoio à atividade das empresas de base tecnológica espanholas. 

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Registro das coleções de periódicos no Kardex Eletrônico

Ficamos extremamente satisfeitos quando soubemos a situação do cadastro de fascículos de periódicos no Kardex eletrônico. A Valeria e os estagiários do Tratamento da Informação estão a todo vapor no cadastro das coleções e ate o momento foram cerca de 9500 itens cadastrados com código de barra e disponíveis para o emprestimo automatizado.

A prioridade foi dada aos titulos que estavam cadastrados na catalogação rápida (módulo circulação) e o próximo passo, será cadastrar todos os títulos com assinatura regular recebidos diariamente, conforme o Planejamento Estratégico 2012.

Não podemos esquecer que 
o processo foi realizado sem treinamento do DT-SIBI e que todos os fascículos cadastrados foram conferidos antes do cadastro e agora, a coleção pode ser consultada de forma mais fácil e óbvia (abaixo) para os usuários leigos, que não contam com a presença de um profissional para esclarecer suas dúvidas.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Sustentabilidade na EESC: Mensagem da Trud aos colegas de trabalho

Comecem bem o dia, descartando o que não mais é útil pra vocês, nos coletores que estão à disposição na biblioteca.                                                                                                                                                                                                                                         

Para lembrá-los (sei que todo mundo sabe... mas só pra lembrar), o coletor laranja do USP Recicla que fica na copinha serve para METAIS, PLÁSTICOS e VIDROS : LIMPOS.                                                                                                

Tomou um iogurte? Ótimo, dê uma lavadinha no potinho na pia, tirando o restinho, seque e coloque no coletor. Comeu uma lata de sardinha inteirinha e nem me ofereceu????!!!
Bom, aí vai ter que usar um sabãozinho,  depois secar e depositar no coletor.
Vidro? Idem.

Tá com preguiça de lavar? Jogue no lixo orgânico. Se você jogar no coletor laranja, vai melecar tudo ali, contaminar as coisas que estavam limpas e quando chegar na pessoa que separa o material na cooperativa,  você  acha que na pressa, ela vai lavar? Ainda mais que deve estar  fedendo e grudado???
É bem mais fácil a gente dar uma lavadinha, né ...

E papel-toalha??
Papel-toalha não recicla. Por questão de higiene, não se recicla – vai direto para o lixo orgânico.
E copinho descartável de café ou suco?
Também não. Não tem valor comercial.

A caixa de papelão também do USP Recicla que fica perto do nosso pé : é só para PAPEL. (claro, menos o papel-toalha e papel higiênico, ou lenço de papel)

Super obrigada e ótimo dia para todos!

*Trud*

Regulamento para o uso de computadores pela comunidade externa


Como já foi divulgado para a equipe, a Biblioteca definiu um documento para regulamentar o uso de computadores por pré-adolescentes e adultos da comunidade externa ao Campus. O documento foi aprovado pelo Escritório Local da Procuradoria Geral do Campus e impresso, em formato de folder, pela Gráfica da Escola. 




Treinamento para Sistema de Submissão on-line de Trabalhos de Conclusão de Curso

Como havíamos programado, realizou-se ontem (27/08/2012), as 10h na nossa Sala de Treinamento, o curso para as secretárias de cursos de graduação sobre o Sistema de Submissão on-line de Trabalhos de Conclusão de Curso, desenvolvido pelo TR (Nivaldo).

Patrícia registrou o evento em fotos!!










sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Curso de difusão Introdução a Administração


Encerrou-se ontem, com a participação do Diretor da Escola, a primeira turma do  curso de difusão Introdução a Administração, que foi ministrado com o objetivo de capacitar as chefias para o planejamento estratégico para toda a EESC. 


O curso teve duração  de 20 horas, e foi oferecido pelos docentes do Departamento de Engenharia de Produção (professores Edmundo e Mateus) para duas turmas de 30 alunos, de abril a agosto de 2012. Da biblioteca, participaram Patrícia, Rosana e Vera.

Elias esteve na ultima aula da turma 01 para registrar os momentos em fotografias e entrevistar os docentes para matéria a ser divulgada posteriormente.







segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Workshop de Preservação de Acervo



Conforme planejado, a Vera esteve dia 17 de agosto de 2012 no campus do IFSP, em Araraquara para participar do Workshop de Preservação de Acervo,  realizado pela Gateway Library & Solutions em parceria com a Neschen AG da Alemanha (empresas especializada em Preservação e Gerenciamento de Acervos Bibliográficos).

A Vera elogiou o Evento e os contatos que fez lá, e nos diz que:
Foi uma excelente experiência! Conhecemos materiais inovadores nessa área e técnicas simples, para a prática da preservação de acervos.
Para nós da EESC, o evento demonstrou que através da preservação, com de critérios e ações concretas, podemos fazer com que a comunidade possa usufruir desse patrimônio documental e colaborar com sua permanência.

Inventário da coleção de livros


Entre os dias 03 e 06 de setembro, a biblioteca permanecerá FECHADA para a realização do inventário da coleção de livros e outros materiais não periódicos (inclusive do anexo e piso superior e CRHEA).

Durante esse período, todos os funcionários e estagiários irão suspender suas atividades de rotina por seis horas/dia para colaborem com a realização do inventário. Uma semana antes, a equipe da Elena irá organizar a coleção nas estantes com a colaboração dos estagiários para que a coleta de dados seja mais produtiva e que livros encontrados fora de sua posição possam voltar ao local certo na sequência.

O último inventário da coleção foi realizado há 3 anos, e desta vez, teremos dados comparativos para definir o número médio anual de extravios e traçar metas para melhorar esse indicador.


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Sistema de Submissão on-line de Trabalhos de Conclusão de Curso




A Biblioteca irá realizar um treinamento para as secretárias de cursos de graduação para que elas recebam instruções para cadastrar os Trabalhos de Conclusão de Curso através do Sistema desenvolvido pelo TR (Nivaldo). 

O “Treinamento do Sistema de Submissão online de Trabalhos de Conclusão de Curso” na Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos será será ministrado por Elenise e Nivaldo,  dia 27 de agosto, das 10h às 11h, na Sala de Treinamentos do Serviço de Biblioteca.


A Qualidade no Atendimento em Bibliotecas Públicas

Estão abertas as inscrições para a Oficina A Qualidade no Atendimento em Bibliotecas Públicas, que será ministrado por Valéria Valls.


O evento irá definir um panorama sobre Gestão da Qualidade, incluindo os princípios fundamentais relacionados ao atendimento; A Qualidade em Serviços; A percepção do cliente; Atendendo e entendendo o usuário: a importância da comunicação; Troca de experiências e percepções.

Valéria Valls é graduada em Biblioteconomia e Documentação e possui doutorado e mestrado em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, além de extensão universitária em Docência pela FGV. Atualmente, Valéria é coordenadora e docente do curso de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESP-SP e também docente externa do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da ECA/USP.

A oficina irá ocorrer das 9 às 18h, dia 4/09 (terça-feira), no Anfiteatro Bento Prado Júnior – Paço Municipal e a inscrição (gratuita) pode ser feita pelo site do evento

Informações ou dúvidas:
Tel.: 11 3155-5444
E-mail: siseb@spleituras.org

Workshop de Preservação de Acervo



O Campus Araraquara do IFSP sediará amanhã, em 17 de agosto, a partir das 14h, o Workshop de Preservação de Acervo,  realizado pela Gateway Library & Solutions em parceria com a Neschen AG da Alemanha (empresas especializada em Preservação e Gerenciamento de Acervos Bibliográficos) e o IFSP.

O workshop é voltado para bibliotecários, técnicos de instituições de ensino superior, estudantes e demais profissionais que atuam em bibliotecas, arquivos, centros de documentação, os quais conhecerão métodos eficazes de reparos e processos de utilização de filmes e fitas para recuperação de acervo, bem como pequenos restauros e acondicionamento de livros.

A Vera participará do evento e posteriormente vai compartilhar as novidades com a equipe!


terça-feira, 14 de agosto de 2012

Aleph intermitente


Estamos registrando, há cerca de 20 dias, que o Aleph (todos os seus módulos) ficam inoperantes várias vezes ao dia.  Infelizmente essa instabilidade vem prejudicando o andamento das tarefas diárias, seja no cadastramento de itens, com a queda do sistema no meio do registro, seja no atendimento ao usuário, quando o sistema, inadvertidamente, cai. Nesse momento, o funcionário fica em papos de aranha para explicar o ocorrido a uma fila de usuários, que descontentes, devem voltar depois ou esperar por tempo indeterminado para tomarem seus livros emprestados.

Isso se agrava pelo nefasto efeito surpresa. Todos trabalham tensos para conseguir fazer o empréstimo de vários livros para um mesmo usuário ou concluir um cadastramento sem que o sistema suma, deixando a tarefa pela metade, completa, ou incompleta... quem sabe?

Além disso, os bibliotecários do IFSC contam que os relatórios de empréstimos dos dias 8 e 9 de agosto estão zerados e, além disso, vem sumindo as datas de devolução de livros nossos emprestados no Portal de Busca Integrada.

Todos aqueles a quem consultamos, reclamam. O ICMC contou que telefona cada vez que o Sistema "cai"... A resposta obtida é sempre a mesma: Estão verificando com a Ex-Libris o que está ocorrendo. EESC, IQSC, IFSC, ESALQ, Biblioteca da Prefeitura do Campus de São Carlos. Parece que o problema é generalizado. Todas reclamam, por telefone, e-mail, mas não obtêm respostas, nem notícias. Nenhuma. Muito menos previsão de manutenção do Sistema, previsão de solução desse "problemão" para podermos planejar minimamente nossas atividades. 

Sustentabilidade na EESC



Considerando a missão do USP Recicla, de estimular, promover e apoiar a sustentabilidade socioambiental, às Unidades cabe estabelecer política interna de conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente e no seu entorno e interfaces, visando estimular a implantação de práticas sustentáveis em todos os setores.

Nesse sentido, está sendo criada, no âmbito da EESC, uma Comissão composta por um docente, três servidores técnicos e administrativos e dois discentes, com mandato de três anos, com o objetivo de apoiar as iniciativas do Programa. 

A Gertrud foi indicada pela Biblioteca para compor essa Comissão a quem cabe, entre outras coisas, promover articulações institucionais locais, internas e externas à USP, avaliar, apreciar e apoiar projetos  submetidos no âmbito do Campus, colaborar com outras Comissões Locais, trocando experiências e compartilhando informações de interesse à efetivação do Programa na Universidade e propor projetos de pesquisas temáticas ao Programa que envolvam estudantes.

Desejamos a Gertrud muito sucesso nesses três anos de mandato e que atuar junto a essa Comissão lhe traga satisfação, visto seu respeito à natureza reconhecido por todos. 

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Biblioteca na mídia



A divulgação de eventos e exposições na EESC está a cargo da equipe de Comunicação, liderada pelo jornalista Edmilson. As exposições que estão acontecendo na Biblioteca foram amplamente divulgadas, em meios de comunicação digital:


Pela exposição montada na Biblioteca, as duas artistas cederam entrevista a repórter Patrícia Ribeiro, do jornal Primeira Página e teceram comentários elogiosos, abaixo reproduzidos:
“A Biblioteca da EESC tem um espaço muito bom para expor trabalhos e estamos felizes de contar com esse apoio. O pessoal da biblioteca foi muito prestativo nos oferecendo o espaço e a estrutura necessária para a montagem e para a divulgação”  
Izis Cavalcanti

“É a primeira vez que exponho na Biblioteca Central da USP. Achei que as duas exposições ficam ótimas lá. O espaço tem grande circulação de pessoas, é bem iluminado e grande. Além disso, o pessoal que trabalha lá sempre está preocupado em trazer exposições e outras atividades culturais para o espaço. Agradeço a oportunidade a todos que nos receberam na USP”
Mariana Ignatios