INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

sábado, 30 de junho de 2012

Sobre o curso Ler para viver

Gertrud participou do curso Curso Ler para viver, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, ministrado por Cláudio Soares, em 25/06/2012, na Cidade de Américo Brasiliense. Sobre o evento, Gertrud nos reporta que:
Após apresentação do próprio curriculum, Cláudio relatou sua experiência com a Pressbook, uma plataforma de livros e outras mídias digitais que se resume em uma rede social e apresentou o fórum http://lerparaviver.com.br e http://twitter.com/lerparavivver onde há discussão permanente sobre pesquisas e experiências em leitura 2.0.
O professor citou vários autores, começando com Ada Byron, filha única do poeta Lord Byron, que foi a primeira programadora da história (séc XIX), Alan Turing, como o pai da informática, Thomas John Watson, fundador da IBM, Ted Nelson, o inventor do hipertexto objetivo era tornar os computadores acessíveis para pessoas comuns. Seu lema é: uma interface para um usuário deve ser tão simples que um iniciante, numa emergência, deve entendê-la em 10 segundos. Também falou sobre Vladimir Nabokov, um enxadrista e escritor russo, que usava o conceito hipertexto em seus livros, e Machado de Assis, que em sua 2a. fase literária usa também o conceito hipertexto em seus romances.
Avançando um pouco mais na linha do tempo (década de 70), ele nos apresenta Michael Hart, mais conhecido como o fundador do Projeto Gutemberg, que torna livros eletrônicos disponíveis na internet.


Dando continuidade, Cláudio nos fala sobre a mudança nos suportes para texto, desde os livros em papel até o tablet, nos explica as diferenças entre a web 1.0, onde o internauta é apenas um expectador, e a web 2.0, onde há a interação do usuário, e faz um paralelo com o leitor brasileiro e o dos EUA, onde já se difundiu o e-book através  do kindle.


sexta-feira, 29 de junho de 2012

Workshop sobre Preservação de Acervo




Dica do bibliotecário Girlei, da FZEA:  Workshop sobre Preservação de Acervo que será realizado no auditório do IFSP Campus Araraquara em 17/08/2012 das 14h às 18h. O evento tem organização e realização das instituições: RFID Brasil Gateway Library &  Soluctions e IFSP Campus Araraquara. 
Serão ofertadas 40 vagas e, e para inscrição é necessário enviar para o e-mail para  biblioteca_araraquara@ifsp.edu.br, a/c Cintia A. S. Santos, com as seguintes informações: 


- nome completo
- instituição/campus;
- cargo/função;
- telefone comercial;
-e-mail para contato 


Estas informações deverão ser fornecidas novamente no dia do evento em formulário disponível na Secretaria da Biblioteca, para a facilitadora Gláucia Gomes da RFID Brasil Gateway Library & Soluctions, e as inscrições aceitas receberão confirmação por e-mail outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3303-2341 ou na página http://arq.ifsp.edu.br/Biblioteca/library.html

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Pesquisa bibliográfica

Continuando com a proposta de participação de palestrantes externos às aulas da disciplina Pesquisa Bibliográfica, hoje, dia 28/06, contamos com uma excelente aula do professor Osvaldo de Oliveira (Chu), que falou sobre elaboração de resumos em língua inglesa e também abordou a elaboração de relatórios técnicos para os engenheiros.


Aqui, agradecemos a participação do professor Osvaldo na disciplina.





terça-feira, 26 de junho de 2012

Festa junina na Biblioteca Central



Comemorando o final do semestre, aproveitando a Biblioteca cheia, vamos fazer um arraiá no Atendimento, com pipoca, doces, bolo de fubá, amendoim e outros quitutes típicos das quermesses.


Todos estão convidados a festejar com os alunos!!

Turnitin




O SIBiUSP está estudando a aquisição da ferramenta Turnitin, destinada a detectar e prevenir plágio em textos acadêmicos e científicos. Para isso, a empresa que negocia o aplicativo no Brasil permitiu a realização de um Piloto para algumas unidades USP (FO, FM, EACH, FOB, BCRP, IFSC, IP) durante o 2º. semestre de 2012, de forma a subsidiar a análise para possível aquisição do serviço/produto. 


Para que todos conheçam, haverá um treinamento para Uso do Software Prevenção de Plágio Turnitin, dia 28.06.2012, das 9h às 12h, no Centro de Ensino de Computação (CEC) - IME, na Cidade Universitária.


Desta vez vamos fazer uma nova experiência. A Luciana do IFSC irá participar do treinamento e se comprometeu a compartilhar o conteúdo posteriormente com as bibliotecárias da EESC.

II Workshop de Capacitação para Pesquisadores da USP em Publicação Científica



O SIBiUSP, em conjunto com a Comissão de Pesquisa da EESC e o apoio da Biblioteca  vai realizar nos dias 28 e 29 de junho no auditório do CETEPE (EESC), um novo Workshop de Capacitação para Pesquisadores da USP em Publicação Científica. Desta vez a oportunidade foi aberta aos docentes, pós-doutorandos, alunos de mestrado e doutorado de todos os Programas da EESC e demais Institutos do Campus.


O apoio da equipe da Biblioteca será: apresentar o evento aos 41 inscritos, distribuir os fôlderes   e os formulários de avaliação. A Comissão de Pesquisa irá secretariar o evento (inscrições, identificação dos inscritos, distribuição de material, etc.)


O workshop é uma excelente oportunidade para esse público, pois tem o objetivo de capacitar para Escrita Científica em Língua Inglesa, descrever as características e convenções do gênero acadêmico, e desenvolver habilidades necessárias para expressar idéias e argumentos de forma eficaz. 



Mais informações sobre o evento no link www.workshop.sibi.usp.br . 

Fragmentadora de papel


Com o saldo dos patrocínios recebidos para a realização da VIII Semana da Pós-Graduação, a  Biblioteca adquiriu uma fragmentadora de papel que ficará instalada na Secretaria (se houver necessidade, pode ser transportada para as Seções).


É um equipamento doméstico, com capacidade de 6 folhas por vez, mas deve atender às necessidades locais. Ela trabalha sem interrupção durante 2 minutos (quando é necessária uma parada para resfriamento) e produz tiras de 4,5 mm.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Curso Bibliotecas Digitais a Distância




Lilian esteve em São Paulo, no Auditório da Faculdade de Educação, com os demais participantes do Curso Bibliotecas Digitais a Distância, promovido pelo SIBi-USP. O objetivo principal do encontro foi  para esclarecer sobre "metadados", em aula presencial. Lilian, que se comprometeu a compartilhar o conteúdo aprendido com o João (que também faz o curso) e relata a experiência:
Aula expositiva sobre Metadados: foram definidos os metadados como dados codificados e estruturados que descrevem as características de recursos de informação, sejam eles produtos ou serviços. Elementos como autor, título, assunto são exemplos de metadados e podem ser usados para descrever tanto um livro em um catálogo de uma biblioteca online (ou não), quanto para descrever uma homepage, uma base de dados ou qualquer outro recurso eletrônico em ambiente web.
Também foi falado do Módulo 2, no qual será feito um projeto cujo tema ainda será definido pela Prof.ª Sueli, que no futuro será implantado na biblioteca.

Vacina da gripe ao pessoal da Biblioteca



A Biblioteca da EESC (assim como muitas outras) é um ambiente que favorece a complicação das gripes e evolução para outras infecções, pela temperatura adequada ao acervo, que eventualmente contrasta muito com a externa e também pelos agentes biológicos (fungos) e poeiras, que contaminam nossas vias respiratórias.


Foi com essa justificativa e visando minimizar a gravidade das gripes que devem aparecer nesse inverno, a Biblioteca conseguiu 20 doses da vacina de gripe para aplicação local, no UBAS.


Do pessoal da Biblioteca, dez receberam a vacina: Adriana, Elena, Flávia, Maria Lucia, Mazzari,  Murillo, Patrícia, Rosana, as três terceirizadas (Alessandra, Fabiana e Natália). Uma das doses foi perdida por congelamento e as demais, aplicadas a interessados de outros setores.


As vacinas foram aplicadas pelas enfermeiras Helen e Silvia, do UBAS, através das quais nós enviamos nossos agradecimentos a todo o pessoal do Ambulatório!

XVII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias

Será realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul realizará o “XVII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias” no período de 16 a 21 de Setembro de 2012, em Gramado - RS, tendo como tema “A Biblioteca como Laboratório na Sociedade da Informação”.


Dois relatos de experiências encaminhados pela equipe da Biblioteca foram aprovados:
  • Diretrizes para a catalogação de mapas: relato de experiência do Serviço de Biblioteca da EESC/USP, por Valeria de Oliveria, Murillo Ferreira de Camargo, Vera Lucia Lioni Pedrini, Elenise Maria de Araújo e  Rosana Alvarez Paschoalino;
  • Análise bibliométrica automatizada: relato de experiência no Serviço de Biblioteca da Escola de Engenharia de São Carlos-USP, de Murillo Ferreira de Camargo, Neuza Terezinha Mossin Celere e Rosana Alvarez Paschoalino.
Os trabalhos da Biblioteca serão apresentados por Murillo e NeuzaAlém desses, Rosana com o grupo de Gestão do Empréstimo Unificado também submeteram o trabalho:
  • Gestão do Empréstimo Unificado nas Bibliotecas Da Universidade De São Paulo, por Érica Saito, José Estorniolo Filho, Manuela Gea Cabrera Reis, Paola de Marco Lopes dos Santos, Rosana Alvarez Paschoalino, Valeria de Vilhena Lombardi, Yuka Saheki e Sueli Mara S. P. Ferreira.

Patentes


A USP é uma das líderes em depósitos de pedido de patentes no Brasil. Possui atualmente cerca de 740 pedidos nacionais, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e 84 em outros países.
Incentivando os depósitos de patentes, a USP busca garantir uma fonte permanente de novos conhecimentos e criação de tecnologias que favoreçam a sociedade.


Em maio o professor Wanderley Bagnato, coordenador da Agência USP de Inovação, divulgou dados relativos aos depósitos de patentes com o intuito de divulgar dentro das unidades e, na EESC, a Diretoria incumbiu a Biblioteca em conjunto com a Comissão de Pesquisa para decidirem as formas de divulgação dessa informação no âmbito da comunidade.


Rosana já se reuniu com o professor Reginaldo Teixeira Coelho, presidente da Comissão de Pesquisa e pensaram em possibilidades de divulgação das 56 patentes da EESC junto a comunidade de uma forma original e atraente.


Diante disso, todas as sugestões da equipe da Biblioteca para encaminhar esse assunto serão bem vindas!


OF. Agência UPS de Inovação 322/2012

sexta-feira, 22 de junho de 2012

ACISC Informa


Gertrud participou dia 07/05/2012, da palestra “Sua Empresa nas Redes Sociais”, promovida pelo CME (Conselho da Mulher Empreendedora) do município, com apoio da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos).

O evento foi registrado na revista ACISC Informa e, olha a Gertrud lá, ao lado da Cristina Pereira, bibliotecária do SENAI!








Elogios



Desde 2011 a Biblioteca deixou de fazer parte da iniciativa LibLink, do ISTEC-Consórcio Ibero-Americano para Educação em Ciência e Tecnologia, no entanto, continuamos a atender gratuitamente bibliotecas membros do ISTEC que nos solicitam cópias em comutação, assim como era feito anteriormente.
Eventualmente a biblioteca é elogiada por essa conduta, como aconteceu com o fornecimento da bibliotecária Marielza à Universidade del Valle, na Colômbia. Abaixo reproduzimos o e-mail elogioso:


De: CONMUTACION BIBLIOGRAFICA UNIVERSIDAD DEL VALLE [mailto:conmutacion@correounivalle.edu.co] Enviada em: quarta-feira, 25 de abril de 2012 18:53Para: MarielzaAssunto: Re: Solicitud documento Buenas Tardes
Cordial saludo,
Reciba un atento saludo desde la Biblioteca Mario Carvajal de la Universidad del Valle.
Estimados colegas, recibimos el artículo. Estamos muy agradecidos con su colaboración y pronto servicio.
La División de Bibliotecas de la Universidad del Valle agradece la colaboración brindada. Muchas felicitaciones por tan excelente servicio.Esperamos poder atenderlos en algúna oportunidad.
Quedo a sus ordenes.

Cordialmente,

FREDY CRUZ R
Bibliotecólogo
Servicios Especiales
Universidad del Valle.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Notícia de falecimento


Comunicamos com pesar o falecimento do Sr. José Roberto Aguiar, sogro do nosso colega João Labela. O sepultamento ocorrerá amanhã, dia 22/06, às 8h30 no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo.

terça-feira, 19 de junho de 2012

LER PARA VIVER: A Formação do Leitor Brasileiro e as Novas Plataformas Digitais

Surgiu uma boa oportunidade de atualização: o curso LER PARA VIVER: A Formação do Leitor Brasileiro e as Novas Plataformas Digitais e Sociais de Leitura dos E-books, E-readers, Tablets, Bibliotecas Digitais e Mídias Sociais


Dinamizador: Cláudio Soares
O curso, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura  será oferecido na Cidade de Américo Brasiliense, dia 25 de junho de 2012 a Bibliotecários, agentes de leitura, professores, autores, livreiros, editores e leitores e o objetivo é discutir abordagens e alternativas que afetam as direções e decisões das bibliotecas, mais do que qualquer tecnologia específica:

  • Encontrar os usuários onde eles estão;
  • Basear as decisões tecnológicas a partir das necessidades dos usuários e das missões das bibliotecas, em vez de se influenciar apenas com as mais recentes tecnologias;
  • Manter os princípios e fundamentos da Biblioteconomia em mente quando tomar decisões de tecnologia;
  • Reencararmos nossos papéis em um ambiente onde todos nós podemos ser criadores e consumidores de conteúdos;
  • Lembrar-se da importância da colaboração e da comunidade, e alargar as nossas parcerias para além do tradicional;
  • Permanecer aberto às novas tecnologias e possiblidades, mantendo o senso de admiração e sede de aprendizagem;
  • Mudar serviços e mentalidades para atender às expectativas por informações disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. 
O conteúdo será ministrado em 4 módulos (Tecnologias da Informação e Comunicação; Biblioteca 2.0; Livros e Leitura 2.0; Livros e Mídias Sociais), em que serão apresentados os conceitos, exemplos brasileiros e estrangeiros de aplicação e questões-debates. 

Videoconferências bimestrais




Em continuidade à série de videoconferências bimestrais para discussão técnica, entre as equipes do DT/SIBi e das bibliotecas, responsáveis pela manutenção do Banco de Dados Bibliográficos da USP – DEDALUS, será realizado o quarto encontro hoje, 19/06/2012, a partir das 9h45, conforme pauta a seguir:

9h45min – Equipes do DT/SIBi e bibliotecas se reúnem nos pontos de videoconferência e se iniciam as chamadas/conexões e recomendações preliminares de transmissão/recepção para uma comunicação com qualidade.
9h55min – Abertura e comentários gerais
10h - módulo Circulação
10h20min – módulos de Catalogação e Controle de Seriados
10h40min – módulo Aquisição
Outros assuntos.

O objetivos dessa reunião é estabelecer um fluxo periódico de informação entre as equipes das bibliotecas e do DT/SIBi, responsáveis pela manutenção do Banco DEDALUS/Aleph, com uso de recursos de videoconferência; e esclarecer dúvidas, coletar sugestões, prestar informações técnicas, trocar experiências sobre DEDALUS, instalado em Aleph 500 v.20.

Desta vez, haverá transmissão via IPTV pelo seguinte endereço: http://iptv.usp.br/portal/InfosEvento.do?_EntityIdentifierEvento=uspZA9d3A5BAxDGHlW34E94d_VdITuhWjJ8omt9e2dk3js.&

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Novo logotipo


Depois de dez anos utilizando o mesmo cabeçalho para os ofícios, a Biblioteca solicitou a criação de  um logotipo como parte de sua identificação visual a ser adotada após a reforma do prédio.

Como somos uma das 45 Bibliotecas do  SIBiUSP e também temos uma biblioteca ramal  (BiCRHEA), solicitamos que nosso logotipo remetesse  a essas duas organizações.


Fizemos um primeiro contato com o Prof. Paulo César Castral sobre o assunto e, posteriormente, formalizamos nossa solicitação ao Pró-salas, que é o responsável pela criação de logos no Campus.


Enquanto o novo logo não sai do forno, estamos usando um provisório, criado pela própria Biblioteca:


 

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Programa de preservação do Patrimônio


A USP está investindo R$ 19 milhões no mais importante programa institucional voltado à preservação do patrimônio e à difusão cultural e científica já desenvolvido na Universidade. O programa compõe-se de três linhas de financiamento, nas quais serão investidos R$ 13 milhões: preservação de acervos e patrimônio cultural, que receberá R$ 7 milhões; preservação e difusão da memória, contemplado com R$ 1 milhão; e intercâmbio de atividades de cultura e extensão, ao qual foram destinados R$ 5 milhões.

A Biblioteca pode apresentar vários projetos, entre eles o  acondicionamento adequado dos Diários Oficiais, do Estado e da União. Somos a única organização na Cidade que mantém a coleção disponível à comunidade para consultas e cópias. No entanto os fascículos, alguns com quase 60 anos, estão se deteriorando a olhos vistos.


Agora temos uma oportunidade de encadernar as publicações (após o restauro das páginas mais danificadas) e adquirir equipamentos para acondicionamento ideal e cópias (scanner) sem danificar os volumes. 

Há ainda várias outras oportunidades, sob os pontos de vistas de cada um dos nossos colaboradores (desta vez, os projetos podem ser apresentados por funcionários), e a biblioteca vai apoiar a apresentação do projeto para cada uma delas, a medida que surgirem. 


O modelo de apresentação está disponível no website da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão.




Geladeira na copa do prédio anexo

Chegou ontem, dia 13/03/2012 uma geladeira para equipar a copa do prédio anexo!

A geladeira modelo duplex frost-free (não necessita descongelamento), tem capacidade para 360 litros, e deve apoiar às equipes que servem os coquetéis durante os eventos no anfiteatro do CETEPE.





LaMEM na Biblioteca

Complementando a Exposição ‘Madeiras em Extinção’, com obras de Nicola Gonçalves, a Biblioteca propôs ao Laboratório de Madeiras e de Estruturas de Madeira a exposição das peças desenvolvidas por seu grupo de especialistas.Foram trazidos do LaMEM uma maquete da ponte sobre o Rio Piracicaba e um painel com amostras de madeiras.
Pretendemos, agora, estabelecer as definições de madeiras em extinção, de manejo florestal e reflorestamento.


A exposição pode ser vista até o dia 11 de julho.







Exposição ‘Madeiras em Extinção’ por Nicola Gonçalves




O Serviço de Biblioteca da EESC está recebendo a Exposição “Madeiras em Extinção” do marceneiro Nicola Gonçalves.

A mostra é constituída de seis painéis de grandes dimensões, confeccionados com retângulos de madeiras não encontrados no comércio. Nos painéis estão amostras de Aroeira, Angico Preto, Itaúba, Canafístula, Cedro, Imbuia, Cerejeira, entre outras que foram utilizadas na construção civil e em setores imobiliários.

Além de carpinteiro e proprietário da Serraria do Bonde, Nicola Gonçalves é autor de mais de oito livros. Em sua atual biografia, relata histórias de sua vida na cidade de Colina desde a sua infância até atingir a maioridade, conta histórias de família e da luta para descobrir qual seria a sua verdadeira profissão.

Sem nenhum apoio de patrocinadores, o carpinteiro distribui seus livros gratuitamente a quem se interessar.
Nicola Gonçalves não é conhecido apenas por suas experiências com madeiras e seus livros, mas principalmente pela sua generosidade. Há mais de 40 anos, faz doação de bengalas e muletas para pessoas necessitadas. Ao todo, já produziu mais de 10 mil durante todos esses anos, sem cobrar nada pelas peças.

A exposição pode ser vista até o dia 11 de julho.








quarta-feira, 13 de junho de 2012

Transferência das mapotecas horizontais para o SMM

Em novembro de 2011, a pedido da Biblioteca, a marcenaria da Escola fez duas novas mapotecas, perfeitamente iguais a que tínhamos e, com isso, os mapas do nosso acervo com tarjas de sustentação e etiquetas com identificação foram adequadamente armazenados verticalmente nos três móveis, no piso superior, próximo ao final do acervo de livros.


As mapotecas metálicas, horizontais, foram desativadas e oferecidos à comunidade EESC via Columba. 


Em junho de 2012  as mapotecas foram transferidas para o Departamento de Engenharia de Materiais (SMM), por solicitação dos professores Luiz Carlos CastelettiRafael SalomãoAntonio José Félix de Carvalho, seguindo o critério de ordem de manifestação. 








XVII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias



O “XVII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias” será realizado no período de 16 a 21 de Setembro de 2012, em Gramado - RS, tendo como tema “A Biblioteca como Laboratório na Sociedade da Informação”.


A Biblioteca submeteu quatro relatos de experiência e recebemos ontem, dia 12/06/2012, a informação de que a Administração vai apoiar a participação no Evento de dois servidores para apresentarem tais iniciativas.


A lista de trabalhos aprovados será divulgada dia 26/06 e, a partir daí, podemos programar a participação da Biblioteca.


Informações sobre o evento estão disponíveis em www.snbu2012.com.br.

Workshop de Capacitação para Pesquisadores da USP em Publicação Científica da EESC



A Pró-Reitoria de Pesquisa, com o apoio da FAPESP e do SIBi, oferece mais uma série de Workshops de Capacitação de  docentes, pós-doutorandos e doutorandos da USP para Publicação Científica nas distintas áreas de conhecimento. O evento irá ocorrer entre os dias 28 e 29 junho 2012.


Como na primeira oportunidade, os participantes devem assumir o compromisso de submissão de artigo no prazo de 4 meses a periódico internacional indexado no Web of Science. Para tanto, terão instruções para o uso de novas ferramentas, procedimentos e informações que tornem o processo de produção do artigo científico, assim como a submissão do mesmo, mais rápida e eficiente com bom fator de impacto. 


O workshop prevê a introdução de técnicas e conceitos de Escrita Científica com ênfase em Língua Inglesa, visando auxiliar/capacitar os participantes no processo de escrita de um artigo científico. Dessa forma, o público alvo pode compreender as características e convenções do gênero acadêmico, e desenvolver as habilidades necessárias para expressar suas idéias e argumentos de forma eficaz.


Maiores detalhes sobre os Workshops, bem como procedimentos para realizar a pré-inscrição, estão disponíveis na página do evento: www.workshop.sibi.usp.br


SIBi/DGDI/OF.CIRC.086/2012


Curso Bibliotecas Digitais a Distância




Os participantes do Curso Bibliotecas Digitais a Distância, promovido pelo SIBi-USP,  foram convidados pela Profa. Dra. Ana Pavani (PUC-Rio) para esclarecer pontos relevantes dos conteúdos trabalhados, em aula presencial no dia 22/06/2012, das 9h às 11h30, no Auditório da Faculdade de EducaçãoFE/USP.

João e Lilian, entre si, escolherão quem vai até São Paulo e depois, compartilhar o conteúdo.


SIBi/DGDI/OF.EXT.049/2012

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Recarga do cartão Sodexo VR

Informamos que a partir de hoje, 06/06/2012, a Biblioteca dispõe de equipamento para cadastro de senha e recarga do cartão VR Sodexo.


Para facilitar a vida dos funcionários USP,  o equipamento foi instalado no balcão de atendimento ao usuário e pode ser utilizado, com apoio da nossa equipe, das 8h às 22h em dias letivos e aos sábados das 8h às 12h.

Agradecemos ao Nivaldo que instalou e testou o equipamento, com a preciosa ajuda do Diego Talarico!! 


A rede de estabelecimentos conveniados atualizada pode ser consultada em http://webservices.maplink2.com.br/sodexhopass/listaDados.aspx






sexta-feira, 1 de junho de 2012

Programa de Preservação e Conservação 2012




Recebemos há pouco a boa notícia que foi repassado à EESC o valor de  R$ 41.183,00 - Remanejamento Nº 50630949 correspondente Programa de Preservação e Conservação.


Com esse recurso, a Biblioteca executa a encadernação de livros avariados, executa a limpeza terceirizada e investe em outros recursos com o objetivo de preservar e conservar os documentos de nosso acervo.


Reuniões bimestrais por videoconferência




Vem aí a próxima reunião bimestral por videoconferência promovida pelo DTSIBi. Será dia 19.06.12 e, pela primeira vez, haverá transmissão e gravação via IPTV e, desta forma, todas as bibliotecas do Sistema terão oportunidade de participação.

Na última dessas reuniões que ocorreu em 03/04/2012, havia 29 pessoas em nossa sala de videoconferência e 19 salas conectadas simultaneamente, estabelecendo assim, segundo o CTI, o recorde de conexões.



SIBi/DT/OF.CIRC. 083 / 2012