INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de março de 2012

Videoconferências bimestrais II



Dia 03/04, das 9h30 às 11h30 está agendada a segunda das videoconferências bimestrais programadas para discussão técnica entre as equipes do DTSIBi e das Bibliotecas, sobre o Banco Dedalus.

Pauta:

  • 9h30min – Equipes do DT/SIBi e bibliotecas se reúnem nos pontos de videoconferência e se iniciam as chamadas/conexões e recomendações preliminares de transmissão/recepção para uma comunicação com qualidade.
  • 9h45min – Abertura e comentários gerais
  • 10h - módulo Circulação
  • 10h20min – módulos de Catalogação e Controle de Seriados
  • 11h 40min – módulo Aquisição
  • Registro da videoconferência
  • Outros assuntos.
A Biblioteca deve estar no meio do inventário da coleção de livros, mas alguns colaboradores com tarefas envolvidas à pauta devem participar, além do João, que dará suporte ao evento.  Também estarão presentes as demais Bibliotecas do Campus e outras, que conectadas à reunião por outras salas de videoconferência, possibilitando um novo amplo encontro sem as inconveniências decorrentes de uma viagem a Cidade Universitária.
SIBi/DT/OF.CIRC. 045/2012

terça-feira, 20 de março de 2012

Biblioteca Digital Memória da CNEN: acesso livre na Internet



A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) desenvolveu a Biblioteca Digital Memória da CNEN reunindo a literatura produzida pelo seu corpo funcional,  desde a década de 50 como artigos de periódicos e conferências, teses e dissertações, relatórios (publicados e de circulação interna), e normas técnicas. O mecanismo de busca de conteúdo do site permite ao internauta encontrar textos de autores ou assuntos específicos.

Numa área destinada a informações organizacionais da CNEN podem ser encontrados o perfil da instituição e de suas principais unidades. Os presidentes, tanto o atual, como os que o antecederam, são apresentados com foto e breve currículo. Relatórios anuais com informações detalhadas das atividades desenvolvidas estão publicados, abrangendo desde a criação da CNEN, em 1956, até o ano de 2010. 


O site inclui ainda a legislação do setor nuclear que pode ser pesquisada por ano de publicação, número do ato legal, assunto, entre outros critérios, e ainda uma cronologia dos principais acontecimentos da energia nuclear, no Brasil e no mundo, permite situar a instituição, seu desenvolvimento e suas atividades no contexto histórico.

O site começou a ser produzido há alguns anos e vem sendo continuamente ampliado e aprimorado e, agora, é liberado para o acesso público no endereço http://memoria.cnen.gov.br  <http://memoria.cnen.gov.br/>

A Biblioteca, além de contribuir para a preservação do conhecimento institucional, tem também importância para a história da C&T do país, na medida em que documenta parte relevante do desenvolvimento da energia nuclear no Brasil. 

Wikipedia na academia: ciência, plágio e oportunidades colaborativas



De 24 a 26 de abril de 2012 a Biblioteca vai realizar a VIII Semana da Pós-Graduação da EESC na Biblioteca. Este ano o evento será temático, sobre Ética e plágio em pesquisas científicas e, pela primeira vez, apoiado pela Pró Reitoria de Pós-Graduação.


Já temos confirmado o esboço da palestra "Wikipedia na academia: ciência, plágio e oportunidades colaborativas", que será proferida por Everton Zanella Alvarenga (Tom)
http://br.wikimedia.org/wiki/Universidade_de_S%C3%A3o_Paulo/2012/Wikip%C3%A9dia_na_academia:_c%C3%B3pia,_pl%C3%A1gio_e_oportunidades_colaborativas

quarta-feira, 14 de março de 2012

Workshop "Como publicar artigos científicos em inglês"


Aconteceu no auditório do CETEPE, na última terça-feira (13/03) o Workshop "Como publicar artigos científicos em inglês". O evento, focado em autores que publicam artigos em revistas científicas internacionais, foi promovido pela Biblioteca da EESC e contou com mais de 150 participantes.
A primeira palestra apresentou as oportunidades de publicação no Brasil e como os pesquisadores podem se envolver e se beneficiar das atividades da Springer no Brasil, América Latina e Caribe.
O tema central “Como publicar artigos científicos em inglês” foi apresentado em duas partes: 
A primeira parte propôs auxiliar jovens cientistas a desenvolver exitosamente habilidades  necessárias para publicar internacionalmente e a segunda parte, mostrou ferramentas que ajudam antes, durante e depois.

O conteúdo foi apresentado por representantes da Springer no Brasil, América Latina e Caribe e Edanz Editing: 

Daniel McGowan – Edanz Group Science Director – New Zealand
Mariana Biojone – Senior Business Development Editor – Springer São Paulo
Dra. Mayra Castro – Editor for Engineering Nanotechnology; Materials Science; Bioengineering; Green Energy Technology – Springer Heidelberg
Annie Cimino – Executive Editor for Medical and Life Science Journals – Springer New York
Beverley Ford – Editorial Director - Computer Science, Computer Vision, Graphics, Animation & Games, HCI / Human Factors, Information Systems, SWE, Programming languages and techniques – Springer London
Bill Tucker – Editorial Director Health and Behavior – Springer New York
Heloisa Tiberio – Account Specialist – Springer São Paulo

Os slides das apresentações estão disponíveis em

segunda-feira, 12 de março de 2012

Curso Bibliotecas Digitais a Distância


Os participantes do Curso Bibliotecas Digitais a Distância, promovido pelo SIBi-USP,  participaram dia 07/03,  de um Seminário para Apresentação dos Tutores e da Coordenação do Curso, no Auditório da Faculdade de EducaçãoFE/USP.

O João, inscrito no curso esteve no evento e nos diz que:
Estivemos reunidos na Faculdade de Educação, no último dia 07/03 para assistir a apresentação da equipe e professores do curso Bibliotecas Digitais, que será realizado à distância, bem como informações e apresentação do sistema Maxwell que será utilizado. O curso tratará sobre implantação, uso e preservação das bibliotecas digitais e repositórios institucionais, abordando projetos nacionais e internacionais, bem como a execução de um projeto final a ser utilizado pelo SIBi. Ainda sobre o curso é interessante refletir que não estamos tratando de uma tecnologia do futuro, mas sim de algo bem atual que acontece hoje em dia.
Considerando a existência de vagas remanescentes houve oportunidade para a participação da Lilian, que reporta:

O curso tem como objetivo transmitir os conceitos básicos e as práticas e padrões na área de bibliotecas digitais, contemplando as similaridades com outros sistemas baseados em Tecnologia de Informação e Comunicação, inclusive os repositórios institucionais; os processos de digitalização e a preservação digital também são considerados. Formada por professores e equipe técnica competentes  e empenhados nesse  projeto, podemos apostar que será de grande importância para toda a comunidade USP. Achei muito interessante a colocação de que “nada está parado;  esse modelo de biblioteca é o que acontece hoje no mundo, e nos bibliotecários precisamos estar preparados para atender aos usuários”.  Acredito que participar deste curso será uma ótima oportunidade de aprofundar meus conhecimentos.

12 de março - Dia do bibliotecário

sexta-feira, 9 de março de 2012

Movimentação na carreira


Recebemos hoje pela manhã (09/03),  do Comitê de Análise da EESC, as seguintes instruções em relação a primeira movimentação na carreira  dos servidores técnicos e administrativos (Resolução no. 5912 de 11/05/2011):


1. Podem participar desta etapa de movimentação todos os servidores contratados até o dia 03/03/2009. A lista dos nomes encontra-se afixada no Serviço de Pessoal;


2. O prazo para cadastramento do Curriculum no Marte Web encerra-se em 15/03/2012;


3. As chefias de departamentos e serviços/seções receberão instruções para ajudar no processo de avaliação dos servidores;


4. Cada servidor deve entregar a sua auto avaliação até o dia 15/03/2012 para posterior consenso com a chefia;


5. O servidor que optar por não participar da primeira movimentação na carreira, deverá fazer uma declaração de próprio punho e entregá-la no Serviço de Expediente até o dia 15/03/2012.


A Biblioteca já havia se adiantado e, desde quinta-feira (08/03), programamos reuniões com as equipes para conversar sobre o adequado preenchimento dos formulários e além das instruções acima, ainda lembramos da importância de justificar o nível pleiteado com ações que possam ser comprovadas.


Lembramos que o blog da biblioteca é um recurso valioso para resgatar nossas experiências! 


quinta-feira, 8 de março de 2012

Homenagem 30 Anos do SIBiUSP



O Sistema Integrado de Bibliotecas completou 30 anos de existência e por esse motivo, está comemorando de várias formas o aniversário, bom como aproveitando o ensejo para analisar e rever as práticas, sucessos, insucessos, expectativas e demandas. 


Pensando em valorizar e recordar aqueles que participaram do SIBi, desde sua criação, colocando os tijolos que hoje sustentam essa imensa instituição, transformando-a em referência nacional e um dos Sistemas de Bibliotecas mais importantes da América Latina, foram selecionados os colegas que estão contribuindo com o SIBiUSP desde seu início, ou seja, há mais de 30 anos.

Desse modo, foram especialmente convidadas Neuza e Lucia para participar da
Cerimônia Comemorativa aos 30 Anos do SIBiUSP que será realizada no dia 16 de
março, no Auditório da FAU/USP às 14h30min, para receberem sua justa homenagem pelo tempo de dedicação ao SIBiUSP.

Nossos parabéns as duas pela homenagem!!



SIBi/DT/OF.CIRC.035/2012

terça-feira, 6 de março de 2012

Parceria entre a Biblioteca e o Clube de Empreendedorismo


Como ocorreu em 2011, a Biblioteca foi procurada pelo Coordenador Geral do Clube de Empreendedorismo, Thiago Galeno Picanço que solicitou o uso da sala de vídeo do prédio anexo para as reuniões semanais do grupo e, em contrapartida, o grupo pretende incluir nas atividades programadas, eventos que sejam interessantes para a Biblioteca.


O ofício encaminhado pelo Thiago propõe essa parceria e ressalta que "aprecia o pioneirismo e a visão da direção da Biblioteca em apoiar e estimular a cultura empreendedora entre os Universitários da EESC com a criação deste espaço voltado ao Empreendedorismo. O Clube em contrapartida buscará incluir entre suas atividades a realização de eventos voltados para o intra-empreendedorismo, de forma a fomentar a cultura de inovação e melhora de processos dentro da própria Biblioteca para seus funcionários."


Mais informações sobre o grupo estão em
http://www.clubedeempreendedorismosc.org/

V Encontro de Editores Científicos de Psicologia


Por sugestão da diretora da Biblioteca da Faculdade de Psicologia da USP, divulgamos o programa do V Encontro de Editores Científicos de Psicologia, que vai ocorrer dias 30 e 31/03/3012 e pretende apresentar um interessante debate sobre a publicação de artigos mediante pagamento, bem como uma oficina com o professor Gilson Volpato.



VIII Semana da Pós-Graduação da EESC na Biblioteca

De 24 a 26 de abril de 2012 a Biblioteca vai realizar a VIII Semana da Pós-Graduação da EESC na Biblioteca. Este ano o evento será temático, sobre Ética e plágio em pesquisas científicas e, pela primeira vez, apoiado pela Pró Reitoria de Pós-Graduação.


Algumas participações já confirmadas são:


Pedro Nicoletti Mizukami 

Pedro Nicoletti (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), mestre em Direito Constitucional pela mesma instituição (2007), com a dissertação “Função social da propriedade intelectual – compartilhamento de arquivos e direitos autorais na CF/88”. Atualmente pesquisador no Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas, órgão que coordena o Creative Commons no Brasil. 





Everton Zanella Alvarenga
Foto: http://notebook.okfn.org/2011/11/07/introducing-myself-everton-zanella-alvarenga-tom-from-brazil/  

Formado em física pela Universidade de São Paulo com interesses em educação, filosofia, ciência e política. Colaborador do projeto Stoa/USP, atualmente é  voluntário da Wikimedia Brasil, consultor da Wikimedia Foundation e representante da Open Knowledge Foundation no Brasil 



Professora Doutora Mônica Herman S. Caggiano
Foto:  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C982497    
Nasceu na cidade de Bucarest, Romênia, onde cursou o primário e as primeiras séries do antigo ginásio.  Graduou-se em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde conquistou, ainda, os títulos de Mestre, Doutor e Livre-Docente. Ocupa o cargo de Professora Associada do Departamento de Direito do Estado e Presidente da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Junto à Universidade Presbiteriana Mackenzie, é Professora Titular de Direito Constitucional e Coordenadora do Curso de Especialização em Direito Empresarial. Diretora Cultural do CEPES-Centro de Estudos Político e Sociais e Vice-Presidente do Instituto Pimenta Bueno - Associação Brasileira de Constitucionalistas.





Prof. Sigmar de Mello Rode


Fofo:  http://saude.abril.com.br/premiosaude/2010/jurados-bucal.shtml  


Graduado em Odontologia pela Universidade de São Paulo (USP), é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e professor titular da Universidade de Taubaté (UNITAU). É presidente da Associação Brasileira de Editores Científios, ABEC Brasil e editor científico da Brazilian Oral Research.







Marcos Criado
Foto: Facebook


Gerente de Negócios na Empresa DotLib Informação Profissional Ltda, fornecedora de bases de dados para o Portal Capes e SIBiNet





André Cerradas

Foto: Facebook
Bibliotecário no Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, membro da Comissão de Credenciamento do Programa de Apoio aos Periódicos Científicos da USP, responsável pela operação do Portal de Revistas da USP, que pode ser acessado gratuitamente em http://portal.revistasusp.sibi.usp.br. Também responsável pelo banco de Imagens da revista Pesquisa Fapesp.




segunda-feira, 5 de março de 2012

Proposta Preliminar de Aperfeiçoamento do Regimento de Pós-Graduação da USP



Está disponível no site da Pró Reitoria de Pós-Graduação a Proposta Preliminar de Aperfeiçoamento do Regimento de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo elaborada pelo Grupo de Trabalho Regimento PG-USP da PRPG após ampla e criteriosa análise das contribuições recebidas da comunidade ao longo dos últimos 12 meses.

Toda a Comunidade Uspiana terá oportunidade de manifestação a  respeito do tema em Audiências Públicas programadas. No Campus de São Carlos será dia 20/03 às  10h00 no Anfiteatro Sérgio Mascarenhas.



A Neuza pretende participar para conhecer melhor a proposta os aspectos que ela envolve as bibliotecas.

Curso Bibliotecas Digitais a Distância



Os participantes do Curso Bibliotecas Digitais a Distância, promovido pelo SIBi-USP, participarão dia 07/03, das 9h30 às 12h30 de um Seminário para Apresentação dos Tutores e da Coordenação do Curso, no Auditório da Faculdade de Educação FE/USP.


O João está inscrito e irá a São Paulo para esse primeiro encontro presencial!


SIBi/DGDI/OF.EXT.012/2012 


sexta-feira, 2 de março de 2012

Biblioteca da EESC expõe jogos eletrônicos divertidos criados pelo Fellowship of the game (FoG)


O FoG é um grupo de alunos vinculado à USP focado na criação de jogos eletrônicos divertidos, de código aberto e multiplataforma. O grupo visa à aplicação direta dos conhecimentos adquiridos na graduação e sua integração com as mais diversas tecnologias disponíveis no mercado. Também procura o conhecimento agregado entre seus membros, onde os mais experientes compartilham suas experiências com os recém-chegados.

Ainda, participa de atividades de extensão universitária, como simpósios, competições, eventos institucionais e promovem minicursos à comunidade acadêmica.

Local da exposição: Serviço de Biblioteca da EESC
Período: 05 a 09 de março de 2012
Horário: das 8h às 22h.

Nos dias 05 (segunda) período da manhã, 06 (terça) período da manhã e da tarde e 07 (quarta) período da manhã, haverá a presença de um membro do grupo para monitorar os jogos. Em todos os demais dias, haverá dois micros com os jogos disponíveis para a comunidade conhecer.


Conheça o FoG em http://fog.icmc.usp.br/wordpress/?page_id=2



Reunião de diretores



Rosana participou em 01/03/2012 de uma reunião com os demais diretores de Bibliotecas do SIBi, no Instituto de Geociências, onde foi apresentada a "Programação do 1º semestre do SIBi/USP"

O primeiro assunto apresentado foi a aquisição centralizada de 2500 equipamentos de informática que serão distribuídos às 45 bibliotecas do Sistema.  A EESC deverá adquirir 70 novos micros durante o ano de 2012 e terá todo o seu parque computacional renovado, incluindo micros internos, para atendimento e de usuários.

Em seguida foi apresentado um plano de identificação visual do Sistema que deverá ser padronizado e adotado em todos as telas das páginas web; também foram apresentados dois novos colaboradores e os novos perfis que em breve deverão compor a equipe do DT, incluindo um analista de comunicação e técnico contábil.

A professora Sueli falou sobre a Exposição Conhecimento: custódia e acesso, em comemoração aos 30 anos do SIBi, que será realizada no Museu da Língua Portuguesa, e sugeriu que posteriormente fosse trazida para as unidades do Interior.

Ainda, como atividade do primeiro semestre, estão: lançamento da interface Primo (com treinamento da equipe) e a realização do GEBIBLIO, em Pirassununga, com apresentação dos resultados do Grupo de Estrutura e a participação da equipe do DT para uma análise da documentação da USP.

A reunião foi finalizada com um acompanhamento dos projetos Revistas USP e Repositório institucional, que deverá ser lançado em abril de 2012.

Como publicar artigos em inglês



A Biblioteca, irá promover um Workshop sobre como publicar artigos científicos em inglês. O conteúdo será apresentado por representante da Editora Springer e a Edanz Editing para autores que publicam artigos em revistas científicas internacionais.

Dia: 13/03/2012
Horário: 9h às 13h
Local: Auditório I - CETEPE/EESC/USP

Conteúdo:
Esse Workshop é útil para qualquer pesquisador envolvido com comunicação científica em inglês. O principal foco, é auxiliar jovens cientístas a desenvolver habilidades necessárias para publicar internacionalmente. Além de conselhos práticos de como publicar com êxito, o Workshop proporcionará um senso de profissionalismo e conhecimento de normas internacionais na área da comunicação científica.

Convidamos o pessoal da biblioteca a participar do Evento!

Inscrições: acesse o link http://www.springer.com/usp




Portal de busca integrada



A Flavia participou da Reunião do Primo, dia 01 de março, na FMVZ, e nos relatou que:



O “PORTAL DE BUSCA INTEGRADA” do SIBi/USP, como deve ser chamado, estará disponível para  os nossos usuários no próximo dia 12/03. O portal se caracteriza por ser eminentemente intuitiv. Nessa  primeira fase agregará os 3 milhões de registros do Dedalus, 30 mil periódicos da CAPES, 30 mil artigos do Portal de Revistas da USP e 8 mil títulos de periódicos assinados. O usuário terá  o seu espaço, identificado pelo número USP e senha registrados no balcão de atendimento. Dessa área ele pode gerenciar as transações de empréstimo, reservas e renovações, bem como, suas pesquisas e ter um serviço de alerta bibliográfico.


Link temporário para testes das equipes: www.sibi.usp.br/buscaintegrada  e o link com a apresentação usada durante o treinamento do Portal de Busca Integrada realizado dia 01.03.2012  http://prezi.com/2ypicqs-djyb/apresentacao-busca-integrada/