INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Link IPTV para o Treinamento do Portal de Busca Integrada



Os interessados em acompanhar o treinamento treinamento do Portal de Busca Integrada do SIBi/USP, que será realizado no dia 01 de março de 2012 das 9h30 às 12h e das 13h30 às 16h, podem seguir pelo link IPTV:
http://iptv.usp.br/portal/InfosEvento.do?_EntityIdentifierEvento=uspRvDbcu4a0Hc-I2aZghZcJv73FDHTKh3iirT9-1KFYvI.&

Os colegas que participarão pela trasmissão online há a possibilidade de envio de suas dúvidas para o e-mail: dgcd@sibi.usp.br.

SIBi/DGCD/OF.CIRC.028/2012

Recepção aos calouros



Ao contrário dos anos de 2010 e 2011, os alunos aprovados no vestibular para os cursos da EESC não receberam a palestra teatralizada representada por uma atriz do grupo Janela Aberta, promovendo a Biblioteca. 


Da semana de recepção dos calouros este ano, foram excluídas as atividades acadêmicas e mantidas atividades mais lúdicas. Por orientação da Comissão de Graduação, palestras informativas serão apresentadas aos alunos já em sala de aula, com maior tranquilidade. 


Dessa forma, a Biblioteca vai visitar as salas dos ingressantes de todos os cursos de Engenharia para apresentar os serviços e recursos disponíveis. A equipe do AT vai aproveitar a oportunidade para aplicar um questionário que visa mapear as expectativas dos usuários em relação aos serviços que a Biblioteca pode oferecer.


A agenda do AT para as visitas é 


Engenharia Aeronáutica: 13/03 
Engenharia Ambiental: 05/03 
Engenharia Civil: 16/03
Engenharia de Computação: 07/03
Engenharia Elétrica (Eletrônica): 06/03
Engenharia Elétrica (Automação): 09/03
Engenharia de Materiais e Manufatura: 07/03
Engenharia Mecânica: 06/03
Engenharia Mecatrônica: 08/03
Engenharia de Produção Mecânica: 23/03


Os alunos ingressantes no curso da Arquitetura e Urbanismo serão recebidos na Biblioteca dia 01/03.

Gisele - Curso de inglês


A partir de 12 de março a Gisele vai fazer o curso de Inglês (módulo básico II) oferecido pelo Centro Cultural. As aulas acontecem às terças e quintas (das 7h30 ás 8h30) e o curso tem duração de um ano. 

Qualidade da nossa água

Devido a retirada para manutenção do filtro da copa, a Biblioteca solicitou ao Laboratório de Saneamento do Departamento de Hidráulica que analisasse se a água fornecida pela torneira estava adequada para consumo.


O técnico Julio esteve aqui para colher as amostras e, antes mesmo de realizar qualquer teste, verificou que a qualidade da nossa água estava comprometida pelo terminal da torneira, que acumulava grande quantidade de resíduos.





O laudo emitido pelo Laboratório para a água da pia da copa, como era de se esperar, constata a presença de Coliformes Totais, o que compromete nossa água para o consumo. O terminal da torneira foi retirado e agora vamos solicitar a limpeza da caixa para posterior realização de novos testes, que devem apontar uma água mais potável.


A água do bebedouro do atendimento, no entanto, atende aos padrões de potabilidade!!

Laudos




Aquisição de livros 2012

Ontem, dia 28/02/2012 houve uma reunião convocada em caráter de emergência, com a Comissão de Biblioteca. A pauta foi o investimento da verba de 2012 para a compra de livros e outros materiais não periódicos, que tem prazo de 23/03 para ser definida.


Até 2011 a Biblioteca usava uma fórmula baseada em Departamentos para investir a verba. O valor total era dividido em duas partes. A primeira parte, era dividida igualmente entre os Departamentos. A outra metade também era destinada aos Departamentos, mas proporcionalmente ao número de docentes.


A partir da verba de 2012 a Biblioteca planeja contemplar os cursos de graduação e programas de pós-graduação em vez de Departamentos.


A professora Bernadete (Engenharia Ambiental) sugeriu que uma porcentagem fixa fosse destinada a aquisição de livros do ciclo básico e a sugestão foi bem recebida pelos demais membros. Dessa forma, a partir deste ano, a fórmula para divisão dos recursos será: 30% para livros de pós-graduação, 40% para livros de graduação, 20% para livros do ciclo básico de cálculo, física, química e outras disciplinas oferecidas pelos Institutos do Campus e 10% para aquisições da Biblioteca.


A proporcionalidade será definida pelo número de docentes da Unidade cadastrados no relatório trianual da Capes em cada um dos programas de pós-graduação e o número de vagas de cada um dos cursos de graduação oferecidos pela Escola. 


Participaram da reunião: Rosana, Lucia, professores Fortulan, Rozenfeld, Bernadete, Adair, Esquivel, Mario, Paulo Fujioka e Marcelo Faraco. 


Esperamos com essas medidas ajustar o acervo as demandas apresentadas, especialmente pelos alunos de graduação, e garantir que a Biblioteca atinja o nível 5 nos critérios definidos pelo MEC  no Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância, publicado em dezembro de 2011.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Comitê de análise para efeito de progressão na carreira



Dia 16 de fevereiro a Elenise foi designa pelo Diretor da Escola a compor o Comitê de análise para efeito de progressão na carreira dos servidores técnicos e administrativos da EESC. Os demais membros titulares indicados pelo Diretor são José Osmir Fornazieri, Márcia Magro Campos, Rosi Aparecida Jordão Rodrigues e Teresinha G. Coletta.


Os membros eleitos são: Jaime Marini Jr., Luis Paulo Ramos, Maria Isabel V. Vich e Rosangela Suzana Sentrevilles.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Encadernação dos Diários Oficiais

Não é de hoje que a Biblioteca tenta acondicionar devidamente os Diários Oficiais, do Estado e da União. Nossa preocupação é grande, visto sermos os únicos na Cidade que mantemos a coleção disponível à comunidade de São Carlos e região para consultas e cópias. No entanto nossas tentativas não tem protegido adequadamente os jornais e os fascículos, alguns com quase 60 anos, estão se deteriorando a olhos vistos.


Pensando nisso, fizemos uma tentativa de encadernar as publicações (após o restauro das páginas mais danificadas) e o resultado está disponível para avaliação na sala da Diretoria da Biblioteca. Estamos analisando o custo/benefício dessa empreitada e convidamos a equipe para ponderar sobre a questão e contribuir com sua opinião a respeito.


O custo é alto, as palavras impressas no centro das páginas pode não sair nas cópias devido a encadernação, no entanto a ética nos condena se deixarmos a coleção perecer e a comunidade ter de recorrer a outros centros para obter a informação. Enfim, tudo deve ser considerado para que a decisão seja a mais acertada possível. 


Vamos tomar essa decisão com a participação de todos os interessados!





Oportunidades de capacitação, reunião de diretores



Quinta-feira, 01 de março de 2012,  a Flavia irá a  São Paulo para  conhecer a versão beta, do  Portal de Busca Integrada do SIBi/USP (implementado com o software Primo recém adquirido)   


Aproveitando a condução, Rosana também irá participar com os demais diretories de bibliotecas de uma reunião no Auditório da Biblioteca do Instituto de Geociências  para apresentação da "Programação do 1º semestre do SIBiUSP".


Dia 07 de março será a vez do João, que vai para um dos encontros presenciais do curso de Bibliotecas Digitais.

Conquista pessoal



Esta foi a vez do Nivaldo, que foi aprovado no curso de especialização em Tecnologia e Sistemas de Informação - a distância, na Universidade Federal do ABC.

Parabéns pela conquista, Nivaldo

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Oportunidade de curso a distância





A Superintendência de Tecnologia da Informação está oferecendo aos funcionários e docentes da USP o seguinte  curso a distância:


- Gestão da política municipal de Educação – 40 h/a


O curso desenvolverá conteúdos relativos a um corpo de diretrizes relativas à política educacional, fornecendo uma ampla visão sobre o tema tomando‐se como base, a legislação em vigor (nos âmbitos municipal, estadual e nacional) e a política nacional de educação materializada no Plano de Desenvolvimento da Educação.  Para tanto, os alunos serão convidados a simular as decisões a serem tomadas por um secretário de educação municipal levando-se em conta os dados disponíveis do município em estudo.


O curso é pensado para que o aluno dedique, em média, cinco horas por semana e o aluno que se inscrever no curso e não concluí-lo, ficará impedido de participar de um novo curso oferecido pela CTI/USP durante o prazo de 1 ano.


Para se inscrever o interessado deverá enviar o formulário abaixo devidamente preenchido por fax, para a CTI (3091-4852) aos cuidados de Sonia, até o dia 09/03/2012.



Pesquisa on-line sobre usuários de óculos de sol


A pedido da professora Liliane Ventura, do Departamento de Engenharia Elétrica, solicito a participação de todos em uma pesquisa que visa conhecer o perfil da população brasileira usuária de óculos de sol.


A participação, em forma de preenchimento de um formulário, leva em torno de 20 - 40 segundos para ser respondida e será de extrema utilidade no sentido de elaborar uma norma que atenda adequadamente ao perfil brasileiro.

O link para o questionário é http://www.sel.eesc.usp.br/lio/

Basta clicar em AVANÇAR na imagem que aparece à direita.

Ela agradece antecipadamente a nossa contribuição.



Cursos aprovados para a equipe da Biblioteca


A Comissão de T & D da Escola aprovou vários cursos a distância promovidos pela FEBAB, solicitados para a equipe da Biblioteca.


O valor do investimento nesses cursos foi de R$ 5.450,00!

Rosana - Gestão da Inovação e do Desenvolvimento nas Bibliotecas Universitária

Elenise - Atualização em AACR2
Valéria, Flávia e Elena - Ferramenta para estruturação de trabalhos científicos e livros: criando bibliografias, estilos, sumários, índices e legendas automáticas

Elena - Gerenciamento e customização da plataforma de periódicos eletrônicos,
eventos científicos e anais online 


Murillo - Implantação e gestão de repositórios Institucionais



Além dessas oportunidades, o João vai cursar, através do o Programa de Capacitação para Servidores do SIBi/USP, o curso de Bibliotecas Digitais, coordenado pela professora Ana Pavani, da PUC-Rio. 


O curso é online, vai ter a duração de cinco meses e tem o objetivo de construir competências relacionadas ao ambiente digital, normas de digitalização, padrões de descrição internacionais, protocolo de interoperabilidade, preservação digital, direitos autorais, experiências em bibliotecas nacionais e internacionais dentre outros.  
SIBi/DT/OF.CIRC.018/2012

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Exposição Comemorativa aos 30 anos do SIBiUSP "Conhecimento: custódia e acesso"



Entre os dias 13 de março e 30 de abril de 2012 (terça a domingo, das 10h às 18h) estará aberta a Exposição Comemorativa aos 30 anos do SIBiUSP "Conhecimento:  custódia e acesso".


Tratando da produção, registro, recuperação e acesso à informação e focando a evolução das bibliotecas e dos recursos tecnológicos, a exposição terá lugar no Museu da Língua Portuguesa, que recebe diariamente uma média de 1500 isitantes, o mais visitado do Brasil. Portanto, é um privilégio para a exposição ser hospedada por tal Museu e leva a pressupor imensa visibilidade para as bibliotecas da USP.


Visando otimizar o carater educacional da referida exposição, foi feita uma parceria com o Programa "Lugares de Aprender" da Secretaria Estadual de Educação e também com o Programa Educativo do próprio Museu de Língua Portuguesa.  Em função disso,  serão recebidos alunos do ensino médio das escolas municipais e estaduais (visitas agendadas com antecedência), futuros usuários das bibliotecas USP.


Para tanto, está sendo preparado material educativo para distribuição e, para auxiliar na atividade de recepção e orientação aos visitantes, o DT convida os interessados para colaborar nesta empreitada.


Os servidores de nível superior (em especial os bibliotecários de referência) interessados devem enviar mensagem até dia 28 de fevereiro de 2012 ao e-mail capacitacao@sibi.usp.br , informando nome completo, número USP, e-mail e disponibilidade de horários, com cópia pra bibeesc@sc.usp.br.


Ref. SIBi/DGDI/OF.CIRC.022/2012

Portal de Busca Integrada do SIBiUSP





A partir do dia 12 de março de 2012 estará aberto ao público o Portal de Busca Integrada do SIBiUSP (implementado com o software Primo recém adquirido) o qual ficará disponível também nos terminais da exposição comemorativa no Museu de Língua Portuguesa.

Deste modo, todas as equipes das bibliotecas do SIBi/USP foram convidadas a conhecer a versão beta, do referido sistema no próximo dia 01 de março de 2012.

Visando a maior participação possível, o treinamento será oferecido em dois horários distintos e também transmitido pela IPTV (o link será divulgado posteriormente).

*Data:* 01.março.2012
*Local:* Auditório Altino Antunes da Faculdade de Medicina Veterinária e
Zootecnia da USP
Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87 – Cidade Universitária – São
Paulo/SP
*Horários:* Turma 1 - 09h30-12h |Turma 2 - 14h - 16h30
*Inscrições:*  http://tinyurl.com/treinamentobuscaintegrada

É obrigatória a participação presencial de, pelo menos, um bibliotecário de referência de cada biblioteca. Ainda assim, seria muito interessante que todos pudessem olhar a nova interface para poder contribuir com  o processo de aprimoramento a partir de análises críticas sobre as funcionalidades, interfaces e conteúdos. 


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Kardex eletrônico



Elenise e Rafael deram o primeiro passo no sentido de abandonar definitivamente o registro manual de fascículos de periódicos no kardex. A partir de agora, todos os fascículos recebidos serão cadastrados no Dedalus, em módulo do kardex eletrônico, receberão uma idenficação individual (código de barras iguais aos dos livros) e poderão ser emprestados.


Esse trabalho demanda um grande esforço do pessoal do tratamento e por isso mais dois estagiários foram convocados apoiar o cadastramento de toda a colecao de periódicos da Biblioteca.


A previsao é que no primeiro semestre sejam inseridos os títulos que circulam e foram cadastrados na catalogação rápida para empréstimo.

Empréstimo de rack para a STI



Com o atraso na reforma no prédio da Biblioteca, cujo projeto está sendo adequado a norma de acessibilidade, o projeto da reforma da Rede também está adiado e, para atender a uma necessidade mais urgente, a Biblioteca cedeu emprestado um dos racks que havíamos recebido da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) através do programa de "Atuação cooperativa no aperfeiçoamento das redes locais das Unidades".


O equipamento vai compor um conjunto de backups que permanecerá no E1, guardando uma cópia fiel dos dados da EESC que estão na STI.


Segundo o técnico Rubinho, que solicitou o rack por e-mail, um outro idêntico está sendo providenciado para substituir o que estamos cedendo ainda antes do início da nossa reforma.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Estagiários

Situação dos estágios/bolsas na Biblioteca




A biblioteca conta atualmente com quatro estagiários da USP  pagos com verba do SIBi/USP:

- Caio Cesar Bosco (EESC) começou hoje (14/02) seu estágio que será no período noturno na Seção de Atendimento ao Usuário no lugar de Juan Pichiteli de Almeida (EESC).

Caio Bosco

- Paulo Henrique Lattore Lombardi (ICMC) aguardando a aprovação do ICMC para estagiar no período diurno na Seção de Tratamento da Informação assumindo a vaga deixada pela Yara Assis Hernandes (EESC).

- Amauri Dubblet Pellizzer (ICMC), aguardamos liberação da verba, para assumir a vaga do André Alvarez Malmegrim (ICMC), que rescindiu o contrato por mudar de curso na USP, do ICMC para o IFSC.
Amauri Pellizer

- Sabrina dos Santos Ferreira (ICMC), estagiária do período diurno da Seção de Atendimento ao Usuário ficará até maio conosco e em março convocaremos o próximo candidato selecionado.

Sabrina Ferreira


Dois alunos do curso de Biblioteconomia e Ciência de Informação da UFSCar fazem estágio na Biblioteca com verba da Administração da EESC:

- Fernando Brito da Costa Dias teve seu estágio prorrogado por mais um ano, no período diurno no Atendimento ao Usuário.

Fernando Brito

- Juliana Vidal de Sá, com termino do estágio em 01/01/2012, está providenciando a documentação para continuar seu estágio por mais um ano, no período diurno na Normalização técnica.
Juliana de Sá

 - Como voluntários no período diurno para a Seção de Tratamento da Informação tivemos a colaboração do Anderson das Neves Moreira que saiu em dezembro de 2011 e no seu lugar entrará a Lais Segalla, que esta providenciando a documentação para seu início.

Lais Segalla


No Projeto Aprender com Cultura e Extensão teve a rescisão da bolsa do aluno Felipe Cezarino Pastori e em seu lugar aguardamos a manifestação de Felipe Caiobianco da Silva Pastos.

Felipe Caobianco

Portal da Escrita Científica


O lançamento do Portal da Escrita Científica do Campus USP de São Carlos, de acordo com a última reunião realizada em 26/01/2012, está previsto para abril de 2012.

Através desse Portal, os usuários terão acesso a ferramentas de escrita, registros de minicursos voltados à estruturação e linguagem de documentos científicos, recursos anti-plágio, gerenciadores bibliográficos e bibliométricos, material bibliográfico como bases de dados, dicionários online e outros recursos de grande relevância.

A Elena tem participado das reuniões representando a Biblioteca da EESC, junto com bibliotecárias das demais unidades do Campus.

Matéria na Revista Kappa

Após a publicação da reportagem na edição 40 da Revista Kappa) sobre as doações recebidas pelas Bibliotecas da Cidade e especialmente sobre o tratamento que damos a elas aqui na Biblioteca da EESC, contribuindo para o projeto de ações sustentáveis proposto pela atual administração da Escola, verificamos um aumento maior na demanda pelos títulos disponíveis.

A partir da publicação do artigo na Revista, recebemos 15 e-mails resultando em 132 volumes (revistas/livros) doados !!!


A edição da Revista Kappa na íntegra está disponível em http://www.kappamagazine.com.br/saocarlos/edicao_40/




Videoconferências bimestrais

Dia 07/02 aconteceu a primeira das videoconferências bimestrais programadas para discussão técnica entre as equipes do DTSIBi e das Bibliotecas, sobre o Banco Dedalus.

O objetivo desse primeiro encontro foi o compartilhamento periódico de informações através do esclarecimento de dúvidas, apresentação de sugestões e troca de experiências.

A pauta foi definida nos módulos circulação, Catalogação e controle de seriados e Aquisição e depois, um tempo para se falar de outros assuntos relacionados ao Banco.

Da Biblioteca participaram Elenise, Lucia, Rafael, Valeria, Flavia e Murillo. João deu suporte ao evento. Além da EESC, aqui estiveram presentes as Bibliotecas da CCSC, IQSC e IFSC. Outras 13 salas de videoconferência se conectaram à reunião possibilitando um amplo encontro sem as inconveniências decorrentes de uma viagem a Cidade Universitária.

Salas conectadas
Ambiente EESC com a participação de outras
Bibliotecas do Campus

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Visita técnica


Dia 09 de fevereiro2012 a Biblioteca recebeu a visita do Prof. Dr. Pedro Puntoni, coordenador geral da Biblioteca Brasiliana que esteve em São Carlos. Ele veio acompanhado pelas bibliotecárias Daniela Pires e Cristina Antunes, a segunda coordenadora da Comissão de Implantação, ambas da Biblioteca Brasiliana.


Aqui o grupo foi recebido pelas bibliotecárias, Flavia, Elenise e Marielza que mostraram as instalações do Serviço de Biblioteca e receberam os elogios dos visitantes sobre as obras que compõe o acervo, sobre o trabalho da Maria da Paz e também elogiaram nossas instalações prediais.