INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Natal solidário


Último dia de trabalho também foi dia de reunir o que foi arrecadado na campanha "Natal Solidário" e entregar no Asilo Cantinho Fraterno.
Ao todo, foram doados:

24 pacotes de Absorventes
36 tubos de Creme dental
12 Escovas dentais
157 fraldas geriátricas
85 Sabonetes
02 frascos de Shampoo
1kg de Arroz
03 pacotes de Biscoitos
4 latas de Cappucino
1 pacote de Cevada
3 frascos de Detergente
15 litros Leite Longa vida
1 pacote de 500g Macarrão
1 Calça jeans
3 Jaquetas

Esperamos com essa atitude fazer com que os menos favorecidos tenham algum conforto, ao menos nessa época do ano.

Esta é nossa última postagem do ano e esperamos estar novamente aqui em 2012, com e saúde para enfrentar os obstáculos do dia a dia e também disposição para sorrir quando a vida nos presenteia com bons momentos.

A todos os que conviveram na Biblioteca Central um Feliz Natal e muita paz e amor no ano novo!!

Almoço de confraternização




Hoje, último dia de trabalho, a equipe almoçou junto no Restaurante Curinga para confraternizar o que que vivemos juntos durante o ano.

Foram momentos agradáveis onde celebramos as conquistas de 2011 e abrimos oportunidade para que 2012 chegue promovendo o crescimento de todos!

Obrigado à equipe terceirizada!



Hoje, em agradecimento à equipe de limpeza terceirizada Vanessa, Angelina e Maria da Paz, a biblioteca se uniu em "vaquinha" para presenteá-las com uma cesta básica.

Fabiano e Joel, vigias da noite que diariamente ajudam no fechamento da biblioteca também foram lembrados, assim como os estagiários Anderson, André, Fernando, Juliana, Miriam e Sabrina, que ganharam um panetone!

A eles desejamos que o Natal seja Santo e que o ano novo traga felicidade, paz e saúde!!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

EngenhariaData


USP lança Sistema de Indicadores de Engenharia EngenhariaData, que pode ser acessado pela internet e tem como objetivo fornecer a pesquisadores, gestores públicos, empresas e instituições de ciência, tecnologia e inovação dados sobre a formação e o mercado de trabalho em engenharia, como apoio às atividades de planejamento e gestão de políticas públicas e aumento das atividades de inovação, com vistas a ampliar a competitividade do Brasil.

O EngenhariaData tem cinco classes de indicadores: Formação; Mercado de Trabalho; Produção Científica; Pesquisa e Desenvolvimento; Empresas de Serviços de Engenharia. Também conta com 150 séries disponíveis para download e cinco serviços: Indicadores, Engenharia em Debate, Estudos OIC, Biblioteca e Eventos.

O ensino de engenharia seguiu as mesmas tendências dos demais cursos superiores no que se refere a número de matrículas, concluintes e evasão, contrariando a ideia geral de que muitos estudantes de engenharia abandonam o curso.

De acordo com os criadores do projeto, ao longo de 2012 serão feitas ampliações e melhorias no sistema. Além das informações estatísticas sobre a engenharia no país e no mundo, o sistema do OIC hospedará documentos, tais como análises sobre as séries levantadas e comparações internacionais, produzidos por seus pesquisadores e por outros que tenham escrito sobre o assunto e autorizem a divulgação.

Mais informações: http://engenhariadata.com.br

Fonte: Agência FAPESP

Novo funcionário


Desde 19 de dezembro de 2011 estamos contando com um novo funcionário; Rodrigo de Miranda Guimarães, funcionário da EESC desde 2007, já atou no Campus 2 e ultimamente estava colaborando na Pós-Graduação. Rodrigo veio para a Biblioteca substituindo a Carol, mas está alocado no Tratamento da Informação, das 8h às 14h.

Seja bem vindo, Rodrigo!!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Planejamento estratégico

Em 15 de dezembro, na sala de videoconferência foi realizada nossa reunião com toda a equipe para as definições do Planejamento Estratégico para o ano de 2012. Os trabalhos haviam sido iniciados por setores e várias iniciativas foram apontadas e ordenadas conforme as prioridades.

A pauta incluia análise das metas estabelecidas em 2010 e o progresso durante o ano corrente; foram apresentados os principais resultados obtidos em 2011 e, por fim, estabelecido um compromisso com as metas para os próximos 12 meses. Os participantes construíram o S.W.O.T. e apresentaram outras ações que se somaram às já propostas.

Um pôster resumindo o assunto será apresentado no 1º GEESC - Encontro de Gestão da Escola de Engenharia de São Carlos que ocorrerá na manhã do dia 21/12, ao lado do Espaço Primavera e os slides apresentados durante a reunião estão disponíveis em http://www.slideshare.net/BIBLIOTECAEESC/planejamento-estrategico-2012

Biblioteca recebe os alunos do Dinter - IAUSC


O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) de São Carlos inaugurou o Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter), com objetivo a capacitação de docentes da Universidade Estadual de Londrina e da Universidade Estadual de Maringá, para a formação de pesquisadores e de novos centros de pesquisa e ensino de pós-graduação.

Nesse contexto, Flávia e Marielza receberam os 13 alunos paranaenses inscritos para apresentarem a Biblioteca e oferecer um primeiro treinamento sobre bases de dados em Arquitetura e Urbanismo e ferramentas para gerenciamento de bibliografias (EndNote Web).

Oportunidade de capacitação


Acabamos de receber a proposta da ACIEPE (ATIVIDADES CURRICULARES DE INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO) da UFSCAR "recheada" de oportunidades para capacitação no primeiro semestre de 2012.

Entre muitas atividades propostas, destacam-se os cursos de Marc21, ministrado pela professora Zaira Regina Zafalon, do Departamento de Ciência da Informação (DCI); Utilização e desenvolvimento de tecnologias semânticas para a representação de recursos informacionais, ministrado pelo professor Rogério Aparecido Sá Ramalho, também docente do DCI.

As demais oportunidades podem ser conferidas no site da ACIEPE, em http://www.proex.ufscar.br/site/arq_menu_aciepes/aciepe2012-1.pdf

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Novos serviços


Acompanhando o desenvolvimento tecnológico, a Biblioteca também tem procurado a inovação e passou a oferecer novos serviços através da página web:

1. Levantamento bibliográfico: o formulário foi inspirado em experiências da Faculdade de Medicina e FFLCH. O usuário pode selecionar a base de dados, os termos a serem pesquisados e o período de cobertura;

2. Índice h: número que quantifica a produtividade científica de um cientista com base no número dos artigos publicados por ele e a frequência com que tais artigos são citados por outros cientistas. São oferecidos aos usuários a pesquisa nas Bases Web of Science, Scopus e Google Acadêmico. Esse serviço é uma ideia original. Não há registro de outras bibliotecas que ofereçam, ainda.

3. Fator de Impacto: medida que quantifica a média do número de citações dos artigos publicados em um periódico. O usuário pode solicitar um título específico ou os periódicos de um assunto. Desconhecemos também que esse serviço seja oferecido por alguma Biblioteca.

4. Solicitação de artigos: formulário que compreende solicitações REBAE, COMUT e British Library

5. Abono de suspensão: idéia inspirada na Biblioteca do Instituto de Física da USP de São Paulo, onde o usuário pode justificar o atraso e solicitar que sua penalidade seja abonada. A justificativa é analisada pelo bibliotecário e cada usuário tem direito a solicitar esse benefício três vezes.

Todos os formulários foram desenvolvidos pelo estagiário Fernando, utilizando o Google Forms.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Doação do prof. Samuel Murgel Branco ao CRHEA

Quinta-feira, dia 08/12, no Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada (CRHEA) houve a cerimônia para oficializar a doação do acervo pessoal do prof. Samuel Murgel Branco ao Centro.

Além dos filhos do professor Branco, também estiveram presentes à cerimônia Rosana e Elenise, representando a Biblioteca, Teresinha, representando o diretor da Escola; os professores Chico Vecchia, diretor do Centro, Frederico Mauad, coordenador da pós-graduação em Engenharia Ambiental, Luiza Fernanda, chefe do Departamento de Hidráulica e Saneamento e Eugênio Foresti, ex diretor da EESC, orientado do professor Branco.


Claudia e Fábio, filhos do professor Samuel

Prof. Eugênio Foresti, Rosana, prof. Luiza Fernanda, Teresinha, Claudia, Fábio, prof. Fred e prof. Chico

Elenise e Rosana com prof. Chico

Acervo doado pelo Instituto Samuel Murgel Branco

Apresentação do Software PRIMO para as Bibliotecas da USP


Rosana, Flavia e Elenise estiveram presentes no "Encontro de Apresentação do Software PRIMO para as Bibliotecas da USP e Reunião de Final de Ano", realizado no Autitório da EEFE-USP dia 07/12.

Recebemos as boas vindas da professora Sueli e, em seguida, os representantes da Ex-Libris apresentaram o produto adquirido pela Universidade com recursos FAPESP.

O PRIMO se caracteriza como uma interface entre o usuário e vários recursos, permitindo que se faça busca em várias bases de dados simultaneamente. Inicialmente estarão integrados os 3 milhões de registros do Dedalus, 29 mil títulos de periódicos do Portal Capes, 8 mil títulos de periódicos assinados pela USP e o Repositório USP que está sendo desenvolvido usando o DSpace, com 30 mil artigos.

Após as apresentações houve um brunch de confraternização.



terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Doação da coleção pessoal do prof. Samuel Murgel Branco ao CRHEA


Quinta-feira, as 14h, no Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada (CRHEA) haverá uma cerimônia para oficializar a doação do acervo pessoal do prof. Samuel Murgel Branco ao Centro.

O prof. Branco foi um dos fundadores do Centro, enquanto docente da USP entre os anos de 1972 e 1990. Uma biografia mais completa do professor está disponivel em http://www.ismb.org.br/ismb/historico_prof_samuel.htm.

Todos estão convidados a participar do evento.

RFID


Segunda-feira, dia 12/12, Flávia e Gisele farão visitas técnicas a duas Bibliotecas do SIBi-USP com o objetivo de conhecer o funcionamento da tecnologia RFID.

A sigla significa Radio Frequency Idendification e é utilizada para identificação do acervo, possibilitando leitura e rastreamento dos exemplares físicos das obras através de etiquetas afixadas nos documentos que podem ser “lidas” a certa distância.

As bibliotecas vêm utilizando essa tecnologia em autoatendimento, empréstimo e devolução de livros, controle de consulta local, inventário do acervo, organização criteriosa de exemplares na estante, segurança antifurto de acervo e outras atividades relacionadas com incontáveis benefícios no que se relaciona à modernidade, segurança, eficiência e eficácia.

Em primeiro lugar irão à Faculdade de Medicina Veterinaria e Zootecnia, onde está instalado o equipamento da 3M. Em seguida irão ao Instituto de Geociências, tomar informações sobre o equipamento da marca Multi System.

Gisele terá sua primeira oportunidade de visitar unidades localizadas na Cidade Universitária.

Encontro de Apresentação do Software PRIMO


Rosana, Flavia e Elenise irão para o "Encontro de Apresentação do Software PRIMO para as Bibliotecas da USP e Reunião de Final de Ano", que será realizado no Autitório da EEFE-USP.

Aos demais interessados, o evento também será transmitido pelo IPTV, no link:



Programação:

9h - Introdução, apresentações, pela professora Sueli Mara Soares Pinto Ferreira

9h15 - Solução de descoberta: processo de escolha

9h40 - Conceitos básicos das soluções de descoberta, aplicação nos sistemas e serviços, visão geral do processo de implantação na USP, por Claudia Baby (Ex-Libris)

11h - Demonstração, por Luiz Cláudio Santos (Ex-Libris)

12h - Perguntas

Curso de Limpeza de Projetores

João participou dia 10/11 de um curso sobre Limpeza de projetores, ministrado pela WF Áudio Vídeo Informática. O objetivo do curso é ampliar seus conhecimentos sobre projetores multimídia e a sistematização das técnicas de limpeza preventiva.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Transferência dos guarda volumes digitais


Para coibir o furto de mochilas, a Biblioteca solicitou à marcenaria novos armários com fechaduras, uma vez que em horários de pico, o número de armários disponíveis era insuficiente.

Os móveis chegaram antes do esperado e com isso, os armários digitais que estavam parcialmente desativados se tornaram desnecessários para a Biblioteca e foram oferecidos à comunidade EESC via Columba. Houve vários interessados: professores Valdek (SMM), Liliane e Homero (SEL), Artur (SEM), a Seção de Protocolo da EESC, o CAASO e o Asilo Cantinho Fraterno.

O critério utilizado pela Biblioteca foi a ordem de manifestação e os armários foram transferidos ao SMM. Pelo fato de haver lá menos usuários que aqui, esperamos que possam garantir segurança sem apresentarem problemas.

Serviço de limpeza


A partir de hoje se inicia na Biblioteca uma nova experiência: Maria da Paz, uma servidora terceirizada (Empresa Gold) vai se ocupar durante todo o dia com a higienização do acervo de livros, periódicos e prédio anexo.

Esse contrato de prestação de serviços é pelo período de três meses, de dezembro/11 a fevereiro/2012, e deverá ser renovado se a experiência for aprovada pela Biblioteca.