INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Doações


A partir de hoje a Biblioteca da EESC-USP São Carlos, disponibiliza através de sua home page www.eesc.usp.br/biblioteca na ABA "Doações" em "Livro/Revistas para doações" uma opção nova!!

Nesse novo sistema, desenvolvido pelo Nivaldo sob a orientação da Elenise, as instituições interessadas podem visualizar os títulos disponiveis para doação, e solicitar os de interesse, tudo via WEB como em site de livrarias.

A página também pode ser vista em http://ulexita.bib.eesc.usp.br/doacao/publish/

Automação dos índices bibliométricos


Dia 28/09 Murillo esteve em São Paulo, no Departamento Técnico do SIBi para uma reunião com a professora Sueli Mara sobre a automação dos índices bibliométricos que serão aplicados a produção científica da Universidade.

Decidiram na reunião pela aprovação do projeto proposto, de aquisição do software Vantage Point e pelo treinamento de 20 pessoas, pelos professores Roniberto e Leandro, da UFSCar.

O SIBi vai assumir as despesas com o curso e as unidades envolvidas, por outro lado, devem se comprometer a multiplicar esse conhecimento entre as demais bibliotecas do Sistema.

Também participaram da reunião: Marilza (Bibliotecária - CCSC), Lena e Ana Mara (Bibliotecárias - IFSC), Dalton Martins (doutorando da ECA-USP, atualmente envolvido no projeto METRICS - Métricas para a avaliação da produção científica em ciências sociais), Rogério Mugnaini (professor ECA) e Valdo, da Biblioteca do EACH, aluno da professora Sueli.


terça-feira, 27 de setembro de 2011

O FUTURO DO CONHECIMENTO UNIVERSAL


A Universidade de São Paulo, criada em 1934, reúne 45 unidades de ensino e pesquisa, além de centros especializados e museus. É hoje reconhecida como a maior universidade da América Latina, congregado uma comunidade de cerca de 110.000 pessoas.

Nesse contexto, o SIBi-USP completa 30 anos de existência. Criado em 1981, conta com 44 bibliotecas especializadas, distribuídas em nove cidades, responsáveis pela gestão de mais de oito milhos de itens em seus acervos, físicos e digitais.

Para as comemorações estão previstas diversas atividades, que culminarão em uma grande Conferência Internacional, com a participação de renomados pesquisadores nacionais e internacionais de notório saber nas áreas de literatura, conhecimento científico, pesquisa e inovação.

O evento objetiva refletir sobre o passado e prospectar o cenário de atuação do Sistema para os próximos vinte anos, a partir de quatro temas principais:
  • O futuro do livro
  • O futuro do acesso ao conhecimento para pessoas com necessidades especiais
  • O futuro da produção científica e intelectual
  • O futuro das bibliotecas
Dessa forma, todos estão convidados a comparecer. A programação completa e outras informações estão disponíveis no hotsite do evento.


Exposição de fotos

De 19 a 30 de setembro, como parte das atividades da 16ª Semana de Arte e Cultura da EESC, a Biblioteca está promovendo a exposição de fotos "Como eu vejo a EESC". O material utilizado foi composto por fotos da comunidade local, retratando a Escola através de imagens inesquecíveis.

A exposição foi organizada pelo professor Chico Vécchia e pela Adriana e a Patrícia registrou as as visitas do Lima, que contribuiu com várias fotos de sua autoria e da Neidinha do Serviço de Contabilidade.






segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Inauguração da Biblioteca da FZEA



A nova biblioteca da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos - FZEA foi inaugurada sexta-feira, dia 23/09.

Compareceram a solenidade Elenise e Valéria e elas tiveram ótimas impressões das instalações.

A construção do edifício teve início em agosto/2009 e inclui área administrativa, salas para estudo em grupo e individual, sala de pesquisa e área de acervo, com um total de 1452 metros quadrados.

As fotos do novo prédio estão disponíveis em um slideshow em
http://www.slide.com/r/pGz5pK-A5T8jTQQtrr1Xc6FTuX9FCC8J?map=2&cy=bb



A Biblioteca da EESC se orgula do que o Marcelo tem feito lá! Parabéns Marcelão!!

IEEE Xplore


Flavia esteve dia 22/09 em São Paulo para participar do treinamento "Estratégias para uso do IEEE Xplore", ministrado por George Plosker.

Plosker esclareceu sobre as características da organização IEEE, que teve início com Thomas A. Edison e Alexander Graqham Bell, há 127 anos, e também sobre a qualidade de seu conteúdo na área de Engenharia Elétrica

Atualmente, entre inúmeros outros recursos, o banco contém 3 milhões de artigos em texto integral, mil conferências, duas mil normas técnicas (incluindo a norma 802.11 para wifi), todos revisados por pares, e permite acesso ilimitado a todos esses documentos. A novidade é que dos equipamentos USP, as buscas realizadas no Google retornam o texto completo dos documentos e as referências podem ser importadas para o EndNote.

O Instituto também é responsável pela publicação da base INSPEC, importante recurso em Engenharia, com palavras-chave e vocabulário controlado na área.

A USP possui um dos pacotes mais completos, com acesso a documentos retroativo a 1872.

A partir de agora, o IEEE pode passar a compor a palestra de Bases de Dados oferecida nas disciplinas PAE, ministrado pela Flávia.

Pesquisa em bases de dados de patentes



A aula de 22/09 da disciplina SEM 5892-Pesquisa Bibliográfica, conforme divulgado previamente, foi ministrada por Sandra Protter Gouvêa, analista de propriedade intelectual da Embrapa Instrumentação.

Sandra orientou os alunos sobre Pesquisa em base de dados de patentes e as possibilidades de juntar as informações industriais às informações técnico-científicas para obter um levantamento bibliográfico mais completo.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Fim do projeto Mapas


O trabalho de catalogação (representação descritiva) e cadastramento dos mapas da Biblioteca da EESC, foi finalizado pela Valéria e Murillo e todos os mapas estão agora cadastrados no Dedalus e em processo de digitalização no IGc, em São Paulo.

As próximas etapas previstas são a colocação da tarja de sustentação dos mapas na mapoteca vertical e a etiquetagem com identificação dos mapas. A Vera também pretende efetuar um tratamento de restauro e conservação nos mapas, utilizando esponja especial (Rubber) e a marcenaria da Escola já está providenciando outro móvel igual a mapoteca que temos, para acomodar todo o acervo.

O trabalho de registro de mapas e posterior digitalização faz parte do Planejamento Estratégico da Biblioteca para o período 2011-2014 e está totalmente alinhado as iniciativas sistêmicas de digitalização de acervos e acessibilidade universal da informação e do conhecimento em Repositório Institucional.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Palestra sobre indicadores tecnológicos e exame de patentes


Dia 20/09 (terça-feira) acontece a palestra sobre Indicadores tecnológicos e exame de patentes, com o pesquisador e coordenador do mestrado profissional de Propriedade Intelectual e Inovação do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual, Dr. Eduardo Winter.

O palestrante tem experiência como examinador de patentes do INPI e orienta trabalhos na área de prospecção tecnológica aplicada à inovação.

O evento será no Auditório do CCET (Centro de Ciências Exatas e Tecnologia) da UFSCar, situado em frente a Biblioteca Comunitária, das 10 as 12 horas.

Não há necessidade de inscrição prévia e a palestra é aberta a todos os interessados.

Reunião Bibliografia automatizada

Dia 23/09 Neuza e Murillo irão a São Paulo, no Departamento Técnico do SIBi para uma reunião com a professora Sueli Mara sobre a automação dos índices bibliométricos que serão aplicados a produção científica da Universidade.

No mesmo grupo estarão participando a Marilza (Bibliotecária - CCSC), Lena e Ana Mara (Bibliotecárias - IFSC), Dalton Martins (doutorando da ECA-USP, atualmente envolvido no projeto METRICS - Métricas para a avaliação da produção científica em ciências sociais), Rogério Mugnaini (professor ECA).

Obs.: Em função da inauguração da Biblioteca da FZEA, a reunião foi adiada. A nova data (a ser confirmada) será divulgada assim que for definida.


Digitalização da Produção Científica


A digitalização de documentos é uma das ferramentas essenciais para o acesso e à difusão de acervos de uma biblioteca. Constitui-se num instrumento capaz de possibilitar acesso simultâneo quer seja local ou remotamente pelos seus representantes usuários e ainda, contribuir para a preservação do material, uma vez que restringe o manuseio aos originais.

Baseado na Resolução 4221 de 17/11/1995 que determina o controle bibliográfico da produção cientifica da USP pelas Bibliotecas, e visando uma nova sistemática de organização do acervo da Produção Científica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), hoje formado por cerca de 15 mil itens cadastrados no Dedalus, a Biblioteca da EESC decidiu digitalizar seu acervo.

Hoje atingimos a marca dos 400 documentos em formato digital armazenados em nosso banco de dados, o que sinaliza que o projeto, coordenado pela Lucia (com o apoio da Maria Lucia) está caminhando muito bem e deve atingir os objetivos propostos.

Nova biblioteca FZEA


A nova biblioteca da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos - FZEA será inaugurada sexta-feira, dia 23/09 e o bibliotecário Marcelo Dozena enviou-nos um convite.
Os interessados em comparecer a solenidade, por favor, organizem-se com as chefias.

O carro deve sair daqui em torno de 8h30 e retorna para a Biblioteca assim que acabar o brunch.

Treinamento em base de dados IEEE


Em continuidade às ações de capacitação das equipes das Bibliotecas, a Flavia irá a São Paulo dia 22/09 para um Treinamento da Plataforma de Busca "IEEE Xplore", no Instituto de Matemática e Estatística – IME/USP.

O IEEE é uma biblioteca digital com três milhões de documentos de diferentes fontes e esse treinamento vai habilitar a Flávia a ministrar palestra e capacitar usuários para uso desta importante base de dados.

Semana de Arte e Cultura



De 19 a 30 de setembro, como parte das atividades da 16ª Semana de Arte e Cultura da EESC, a Biblioteca vai receber a exposição de fotos "Como eu vejo a EESC". O material utilizdo será composto por fotos da comunidade local, retratando através de imagens, momentos marcantes da Escola.

A exposição está sendo organizada pelo professor Chico Vécchia e pela Adriana.

Além dessa iniciativa, o Campus está promovendo outros eventos e convidando a toda comunidade a participar:



Novos estágiários


Dois dos nossos estagiários estão deixando a Biblioteca nos próximos meses: Juan e Yara completaram os dois anos que é o período máximo permitido e no lugar deles, virão Alex Rodrigo de Jesus e Cleber Moita. Os dois virão para atuar no Atendimento ao Usuário, das 17h30 às 22h.

A novidade é que o envio de formulário e documentos para o processo seletivo desta vez foi via web, em uma interface desenvolvida pelo Nivaldo e disponível em nosso servidor (http://ulexita.bib.eesc.usp.br/estagiobibl/).


Mendeley


Dia 15 de setembro, Flavia e Elena estiveram na FEA-USP para o curso sobre o gerenciador de bibliografias Mendeley.
O aplicativo é uma alternativa ao EndNote Web, que é financiado pela USP e durante essa oportunidade, as bibliotecárias puderam comparar as duas ferramentas.
O curso foi ministrado por Diógenes Bido, professor da Faculdade Mackenzie

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Palestras no SVBIBL


Além da atividade complementar à disciplina SEM 5892, ministrada aos alunos da pós-graduação do IFAM, por videoconferência em agosto/2011, a Biblioteca está propondo neste semestre, a participação de palestrantes externos, conferindo mais diversidade e qualidade ao conteúdo proposto.

Ontem, dia 15/09, contamos com uma excelente aula do professor Marcelo Zaiat, que falou sobre o processo de Publicação de artigos científicos em periódicos indexados, suas questões técnicas e legais.

Dia 22/09 vai haver uma palestra da pesquisadora Sandra Protter Gouvea, analista de propriedade intelectual da Embrapa Instrumentação São Carlos, que apresentará a palestra Pesquisa em bases de dados de patentes.

Todos estão convidados a participar. Os interessados devem se organizar com as chefias para comparecerem à palestra.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Mapas no Dedalus


O trabalho de catalogação (representação descritiva) e cadastramento dos mapas da Biblioteca da EESC, realizado pela Valéria e pelo Murillo apresenta seus primeiros resultados: dos 230 mapas que a biblioteca mantinha sem registro foram processados 140 até o momento. Posteriormente esses mapas serão visualizados na Base Geomapas, mantida pela Biblioteca do IGC.

Esse novo (ao menos para a EESC) tipo de material bibliográfico está recebendo um tratamento de restauro e conservação executado pela Vera e será armazenado adequadamente em mapotecas verticais, como aquela que está no acervo de livros, próxima a porta do almoxarifado.

O trabalho de registro de mapas e posterior digitalização faz parte do Planejamento Estratégico da Biblioteca para o período 2011-1014 e está totalmente alinhado as iniciativas sistêmicas de digitalização de acervos e acessibilidade universal da informação e do conhecimento em Repositório Institucional.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Novos estagiários voluntários


A Biblioteca conta agora com mais duas estagiárias do curso de Biblioteconomia da UFSCar que, como o Anderson, fazem trabalho voluntário no Atendimento ao Usuário. São Miriam Ramos dos Santos e Suellen Camilo Ferreira.
A Biblioteca agradece o interesse do pessoal da Biblioteconomia e espera fornecer um ambiente que contribua efetivamente com a formação desses estudantes!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Conservação, preservação, pesquisa

O Programa de Educação Tutorial em Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar (PET - BCI UFSCar) está promovendo um Seminário de Caráter Técnico Cientifico sobre “Conservação, preservação e pesquisa: a difícil tarefa cotidiana dos bibliotecários.

O evento será realizado dia 12 de setembro de 2011, às 19:30h, no Auditório do CECH, no AT2, com a participação da palestrante Rosaelena Scarpeline, Bibliotecária do Centro de Memória da UNICAMP, que vai mostrar um pouco mais sobre essa temática de trabalho.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Despedida da Carol

Dia 24/08, último dia de trabalho da Carol e o pessoal da Biblioteca tristemente se juntou para a despedida... Foram mais de cinco anos de ótima convivência, marcada por momentos de muita alegria. Agora a Carol vai para o ICMC assumir o cargo de técnico para assuntos administrativos que conquistou passando em processo seletivo.

Todos nós desejamos a ela que a vida lhe sorria no ICMC, retribuindo o sorriso que vemos no seu rosto diariamente!

O momento foi registrado em fotos, e em nossos corações.









SEM-5892 na IFAM



Como havia sido planejado, as bibliotecárias Marielza, Elena, Flávia, Elenise, Rosana e Teresinha ministraram, por videoconferência, suas palestras aos alunos do Instituto Federal do Amazonas, que estão fisicamente localizados em Manaus.

A iniciativa coordenada pela professora Lauralice, faz parte da Disciplina SEM 5892, obrigatória aos pós-graduandos em Engenharia Mecânica e contou com ferramentas educacionais de Educação à Distância (Moodle) para o gerenciamento das tarefas e atividades da disciplina, ampliando o alcance e impacto.

Infelizmente, por problemas burocráticos, ninguém foi a Manaus para coordenar as atividades in loco, no entanto a equipe avaliou a experiência como extremamente positiva, colaborando efetivamente para a ampliação da visibilidade da Escola e promovendo o acesso ao conhecimento apesar das diversidades culturais, além, obviamente, de ter proporcionado um crescimento profissional enorme para a equipe envolvida!

As palestras ministradas foram:

Dia 24/08
Apresentação de artigos científicos
Elaboração de slides para apresentações eficientes
EndNote Web

Dia 25/08
Citações e Referências
Pesquisa em bases de dados Portal Capes

Dia 26/08
Redação de resuos
Acesso a Bibliotecas digitais de Teses e Dissertações da USP e fontes de conhecimento de acesso livre






Reunião do SIBi-USP


Na última terça-feira, dia 30/08, houve em São Paulo, na Escola de Educação Física da USP, uma reunião com a presença de todos os diretores de Bibliotecas e bibliotecários de aquisição para tratar de:
  • O novo modus operandi de aquisição de livros, pelo Setor de Compras da USP e Divisão de Aquisição do SIBi;
  • Modelo e forma de participação para o processo de compra dos equipamentos de informática para as Bibliotecas do SIBi, lembrando que todo o parque computacional das bibliotecas deverá ser substituído;
  • Destino do resíduo dos recursos de preservação e restauro não utilizados por algumas das Unidades.
A equipe do DT se comprometeu a disponibilizar o conteúdo apresentado às Bibliotecas na área técnica, em http://citrus.uspnet.usp.br/sibi/AreaTecnica/dgfa.htm. Vamos aguardar!

Da nossa Biblioteca participarão Rosana e Lúcia.