INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de maio de 2011

Nova funcionária: Gisele

Desde 12 de maio estamos contando com uma nova funcionária. O nome dela é Gisele Mazzi e foi aprovada em processo seletivo. A Gisele trabalhava antes na Ciretran, pela Prefeitura Municipal e agora está atuando na circulação, nos períodos manhã e noite.

Seja bem vinda, Gisele!

EndNote Web


Flavia e Marielza estiveram no último dia 20 na Esalq para assistirem a um treinamento do software EndNote Web, oferecido pela bibliotecária Eliana Maria Garcia.

O EndNote Web é um software gerenciador de referências que auxilia aos usuários na elaboração de trabalhos acadêmicos, permitindo a importação de referências a partir das pesquisas em bases de dados.

A Biblioteca da ESALQ ministra esse treinamento semanalmente e, esperamos que com a participação da Flávia e Marielza, podemos implantar um sistema semelhante aqui.



SIBiUSP 30 Anos - Fórum de Debates


Aconteceu dia 30/05, em Piracicaba, a segunda edição do Fórum de Debates do SIBi/USP, comemorativo aos 30 anos do Sistema. O tema desta vez foi As bibliotecas USP, a inclusão e a responsabilidade social.

Representando o DT, a bibliotecária Eidi Raquel Abdalla citou as iniciativas das bibliotecas do Sistema nesse sentido. Dentre elas, destacou-se a apresentação teatral da obra da Adriana, que conta a história do livrinho Godofredo e os riscos que corria. A peça foi encenada pelos funcionários Adriana, João, Elenise, Lilian, Valéria, Flávia, Trud, Andréia e Sabrina e apresentada aos alunos do CCI-USP São Carlos, UAC-UFSCAR e aos alunos da ONG Cidade Araci.

Eidi, apresentando o evento

Além da Eidi, também compareceram ao evento o pessoal da Embrapa, falando sobre o softwareAinfo, usado na indexação de periódicos; Valéria Martins, falando sobre sua experiência na Biblioteca Central da UNICAMP; e Elisa Campos Machado, da UNIRIO.

Isaque, Marcos (Embrapa) e Valéria (UNICAMP), Eidi (DT-SIBi), Marcia (ESALQ), Adriana Ferrari (Secretaria da Educação), Elisa (UNIRIO) e Maria Goretti (Embrapa)

Flávia e Rosana estiveram lá representando a Biblioteca da EESC.

Flávia, Rosana e Cristina (Poli)

terça-feira, 17 de maio de 2011

Novos estagiários: Juliana e Anderson

A Biblioteca conta agora com dois estagiários do curso de Biblioteconomia da UFSCar.
Um deles é o Anderson, bolsista voluntário que vai colaborar com análise documental do material bibliográfico em processamento, no TR, e com isso, colaborar na definição da política para desenvolvimento de coleção.


Também está estagiando aqui a Juliana. Ela é de Lindóia e está cursando o 7º período do curso de Biblioteconomia. Ela tem colaborado na reposição de material na estante e normalização de trabalhos acadêmicos.


Reunião das bibliotecas do ISTEC


Aconteceu no dia 16/05, durante o VI SIBD, a reunião das bibliotecas do ISTEC, com a participação das bibliotecas do Brasil, Argentina, Uruguay, Colombia, Peru e outros países da America Latina.

Coordenada pela Marisa de Giusti, com a participação do Carlos Nunch, ambos da Universidade de La Plata, foi apresentada a versão para testes do Celsius NT, que agora conta com um tutorial interativo; e apresentaram também o projeto de um metabuscador.

Após a reunião, foi proposta a reorganização do Liblink, através de um documento elaborado pelas bibliotecas participantes.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

SEM-5892 na IFAM



Como atividade complementar à disciplina SEM 5892, ministrada aos alunos da pós-graduação em Engenharia Mecânica, as bibliotecárias Marielza, Elena, Flavia, Elenise e Teresinha irão, por videoconferência, apresentar o conteúdo de suas palestras a alunos que estão fisicamente localizados em Manaus, no Instituto Federal da Amazônia.

Trata-se de uma iniciativa coordenada aqui pela professora Lauralice, que agrega valor ao nosso Programa de Educação ao Usuário e vai contar com ferramentas educacionais de Educação à Distância (Moodle) para o gerenciamento das tarefas e atividades da disciplina, ampliando o alcance e impacto.

Além de ministrar a palestra presencialmente, Rosana irá para Manaus para coordenar as avaliações das demais bibliotecárias.

Colaboração: Elenise

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Mudanças: Maria Lucia e Carol


“As pessoas são a matéria-prima mais importante nas organizações, nelas, passam a maior parte do tempo útil de suas vidas, ondem buscam não apenas, remuneração adequada, mas espaço e oportunidades de demonstrar aptidões, participar, crescer profissionalmente e ver seus esforços reconhecidos”
(Qualidade total, In: Folha de S.Paulo, fasc.1, de 13/03/1994).

Baseado no texto acima, e, assim como foi com outros colegas, chegou a vez da Carol que trabalha conosco há 5 anos, no xerox (além de estatística, marketing e eventos da Biblioteca) vir desenvolver novas atividades no Atendimento ao Usuário.

E a Maria Lucia, que trabalha há 8 anos diretamente no Balcão de Atendimento terá a chance de conhecer novos serviços, começando com o atendimento no xerox e reposição de material bibliográfico na estante.

As duas devem compor com a Lucia o time da digitalização da Produção Científica!

Meninas, Sucesso!

Texto elaborado pela Flávia.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Visita do CRB-8 (2)

Como já publicamos neste Blog, dia 25/03, a Biblioteca recebeu a visita de Ruth Maria Machado Pires Nunes, fiscal do CRB-8.

Durante a visita, Ruth aproveitou para atualizar os dados da Unidade e dos profissionais que atuam aqui, verificou as condições físicas da Biblioteca, fez suas anotações para o CRB.

Tivemos dia 29/04 a grata satisfação de receber cópia do documento com a síntese das anotações da Sra. Ruth, encaminhado ao Diretor da Escola, professor Geraldo, elogiando nosso trabalho e cumprimentando-o pelo apoio à Biblioteca.

Sugestão para novas aquisições

Com o objetivo de facilitar o processo de construção das listas para compra e integrar as rotinas de aquisição ao tombo e processamento técnico, a Biblioteca analisou as ferramentas disponíveis em bibliotecas universitárias e encontrou um aplicativo que atende as nossas necessidades.

Trata-se do Sistema de Sugestão de Novas Aquisições, desenvolvido pelo IQSC, que onde os docentes e alunos indicam livros para compra e acompanham o andamento do processo, por e-mail. O sistema também administra a lista com o posicionamento de cada uma das sugestões.

O Instituto já concedeu a autorização para usarmos o sistema em nossa Biblioteca e esperamos que esteja adaptado e disponível para nossos usuários ainda em 2011.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

VI SIBD


No período de 16 a 20/05 nossa Biblioteca estará representada por Rosana na Assembléia Geral do ISTEC e VI Simpósio Internacional de Bibliotecas Digitais, em Porto Alegre.

O evento, promovido pela PUC do Rio Grande do Sul, tem como tema central "Inovação em Colaboração Internacional: Energia, Informação Digital e Sustentabilidade Global" e representa uma oportunidade para discutir temas de grande interesse para a EESC.

Mais informações no site do evento!

Estante virtual (2)


O sistema Estante on-line, que permite a visualização dos últimos livros adquiridos, está disponível em nossa homepage há cerca de um mês e já inspirou outras bibliotecas a adotarem a mesma forma de divulgação.

Regina M Seneda, diretora da biblioteca da UNESP de Rio Claro foi a primeira a formalizar a solicitação e o Nivaldo, "pai da criança" encaminhou os códigos para a analista de sistemas de lá, com todas as recomendações de que a autoria da EESC/Nivaldo sejam reconhecidas. Ela também nos parabeniza pela criatividade e iniciativa na divulgação dos livros.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Programa de Formação On-line ProQuest

A ProQuest informa sua programação de cursos on-line sobre Bases de Dados ProQuest, CSA Illumina e Chadwyck Healey. Para o mês de maio de 2011:


Introdução à nova Plataforma ProQuest: 16 de maio, 11h00 (horário de Brasília). A sessão tem duração de 60 minutos.
Registre-se https://proquestmeetings.webex.com/proquestmeetings-pt/onstage/g.php?t=a&d=715518173

Introdução à Minha Pesquisa: 23 de maio, 11h00 (horário de Brasília). A sessão tem duração de 45 minutos.
Registre-se https://proquestmeetings.webex.com/proquestmeetings-pt/onstage/g.php?t=a&d=719458268

Módulo de Administração ProQuest (PAM): 30 de maio, 11h00 (horário de Brasília). A sessão tem duração de 45 minutos.
Registre-se https://proquestmeetings.webex.com/proquestmeetings-pt/onstage/g.php?t=a&d=715142570

A partir da página web (http://www.proquest.com/go/webinars ) é possível visualizar a lista completa de cursos para cada área temática das bases de dados, inscrever-se ou assistir a uma sessão gravada (Event Recordings), em inglês.

Após efetuar o registro para participar das sessões de treinamento, o interessado receberá um e-mail com as instruções sobre o curso. Para ver o horário dos cursos de acordo com o fuso horário, selecionar "América do Sul Oriental Padrão Hora (Brasília, GMT-03:00)".


T&D: Oportunidades de capacitação (2)


A Comissão de T & D vai oferecer novamente o curso "Competência interpessoal para trabalhar em equipe", ministrado pela escola Interagir. Serão oferecidas duas turmas, uma dia 25 e a outra, dia 26 de maio, das 8h às 17h30.
Os interessados devem procurar a ficha de inscrição na Secretaria da Biblioteca até 09/05 (segunda-feira). As vagas são limitadas!

SAUSP - Sistema de Arquivos da USP

O Sistema de Arquivos da Universidade de São Paulo - SAUSP tem por finalidade a administração dos documentos da Universidade, desde a geração ou recepção dos documentos, em qualquer suporte, até o seu destino final. Visa a preservação, compartilhamento e disseminação das informações geradas pelas relações internas e externas da instituição, em todos os níveis hierárquicos.

A Portaria nº 3989/08 regulamenta o Sistema de Arquivos da Universidade de São Paulo, sua estrutura e competências.

O SAUSP conta com o apoio das comissões formadas por pessoas ligadas à universidade (professores, servidores) para tratar de assuntos específicos da área de arquivos.

Na EESC , a Comissão Setorial atua como parceira do sistema e é composta por:

Membros titulares:

Ana Cristina Hildebrand Vita (Presidente)
Antônia Maria Frigério
Rosana Alvarez Paschoalino
Samara Gomes Desidério

Suplentes:

Amélia Cristina dos Reis Vicente
Evandro Ferri Gonçalves
Loren Cury Rodrigues
Maria Nadir Minatel

Até 2010, a Rosana atuou como suplente na Comissão e participou do GEPEA, Gestão de protocolo, expediente e arquivo, com o tema: Gestão de Documentos: desafios e inovações tecnológicas, no Campus de Pirassununga.

VII Sematron


Está chegando a VII Semana da Engenharia Mecatrônica (Sematron)! Trata-se de um evento organizado por alunos de graduação em Engenharia Mecatrônica da EESC e busca difundir novas experiências e conhecimentos.

A Sematron promove palestras com especialistas em diferentes áreas de atuação, visitas técnicas, minicursos, desafio robótico (Smart Challenge), evento cultural e debates e este ano apresenta em sua programação duas palestras especialmente interessante para nós:

1. Palestra: "Liderança Comportamental - A Liderança de Resultados".

Data e horário: segunda-feira (23/05), das 16h às 18h.

Palestrante: Dr. Jô Furlan, médico, professor e pesquisador da área de Neurociência do Comportamento, autor do livro: "Inteligência do Sucesso - A nova Inteligência que Explica a Ciência do Sucesso."



2. Palestra: "Networking e Relacionamento Negocial".

Data e horário: terça-feira (24/05), das 10h às 12h.

Palestrante: Aldo Novak, jornalista, um dos primeiros coaches do Brasil, conferencista e editor do newsletter "Sucesso Gera Sucesso", conhecido atualmente por seus textos de gestão pessoal, administração e equilíbrio de vida. É também escritor dos livros "O Segredo para Realizar seus Sonhos" e "A Vida Não Tem Segredos", além de porta-voz oficial dos filmes e bestsellers "O Segredo" e "O Efeito Sombra".


Dependendo da opção, a inscrição no evento dá direito à participação nas palestras e minicursos. Mais informações no site www.sematron.eesc.usp.br.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Reunião da Comissão de Biblioteca


Aconteceu dia 04/05, quarta-feira, na sala de videoconferência, a Reunião da Comissão de Biblioteca.

A pauta incluia:

  • Posse dos novos membros
  • Apresentação do plano de açao 2011-2014
  • Informações sobre o empréstimo unificado na USP e a adaptação do nosso Regulamento ao disposto na Portaria GR 4.830.
Além da Rosana, estiveram presentes na reunião:
  • Prof. Sergio Fontes (SEM)
  • Prof. Maximiliano Malite (SET)
  • Profa. Maria Bernadete A. V. Silva (SHS)
  • Prof. Paulo Fujioka (SAP)
  • Prof. Hernan Dario Muñoz (SEA)
  • Prof. Luiz Carlos Casteletti (SMM)
Também foram apresentados aos membros da Comissão as novas chefias, Elena, Elenise e Flávia.

A reunião foi apoiada por slides que estão disponíveis no Slideshare, em http://slideshare.net/BIBLIOTECAEESC.

terça-feira, 3 de maio de 2011

VII Semana da Pós-graduação na Biblioteca (3)


De 26 a 29 de abril, aconteceu a VII Semana da Pós-Graduação da EESC na Biblioteca. Este ano o evento obteve cerca de 250 inscrições com um público médio de 40 ouvintes por atividade. A palestra “Método lógico para redação científica” do Prof. Dr. Gilson Luiz Volpato foi a mais concorrida e contou com 85 ouvintes.

Além de alunos de pós-graduação, o evento contou com a presença de alunos de graduação, funcionários, bibliotecários e docentes de instituições como a USP, UFSCar, UNESP e UNIOESTE.

55% do público presente constituiu-se de alunos de pós-graduação da USP, 13% alunos de pós-graduação da UFSCar e cerca de 10% de funcionários da USP.

Durante a semana, foi pedido aos participantes que avaliassem alguns critérios como Organização, Temática, Estrutura Física, Limpeza e Organização, Coffe Break, Palestrantes, Website e Conteúdo. Todos os critérios foram considerados como “Muito Bom” pela maioria dos participantes.

Os participantes sugeriram a inclusão dos seguintes temas para as próximas edições:

- Elaboração de Dissertação/Tese;

- Aspectos relacionados à revisão bibliográfica;

- O papel do Pós-graduando na sociedade;

- Ferramentas para apoio à escrita;

- Técnicas para apresentação oral de teses e/ou seminários.

As fotos do evento estão disponíveis no álbum da biblioteca, no Picasa e abaixo está um gráfico com as avaliação dos participantes do evento.



Texto produzido por Carol

Palestra na UFSCar


A Elenise foi convidada pela professora Chlöe para ministrar uma palestra aos alunos da disciplina Usos e usuários da informação, do curso de Biblioteconomia da UFSCar, sobre a aplicação do questionário aplicado aos alunos de graduação da EESC durante a Semana do Livro e da Biblioteca, em 2010.

A palestra vai acontecer sábado, dia 07 de maio, as 8h, no AT8.