INFORMA EESC

Esta é uma ferramenta que tem o objetivo de manter a equipe da Biblioteca informada sobre as atividades, ocorrências, notícias e eventos relacionados à nossa área de atuação.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de abril de 2011


Amanhã, 28/04, Rosana estará participando novamente da Reunião com o Grupo de Gestão do Empréstimo Unificado em São Paulo, no SIBi. O Grupo, dessa vez, está classificando todas as sugestões e críticas quanto ao funcionamento do Aleph e políticas estabelecidas pela Portaria GR 4.830 para solucionar todas de forma que todas as Bibliotecas sejam beneficiadas.

terça-feira, 26 de abril de 2011

VII Semana da Pós-graduação na Biblioteca (2)

Dando continuidade a programação da VII Semana da Pós-graduação na Biblioteca, na quarta-feira haverá três atividades:

9h - Treinamento para acesso a base de dados de E-books da EBSCO, com Antonio Ribeiro


14h - Slides para apresentações eficientes, com Fagner França (videoconferência)

16h - Escrita científica: uso de ferramentas de computação, com Sandra Aluísio (ICMC)
A programação completa está no website do Evento, insistimos no convite a todos, vamos participar!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

VII Semana da Pós-Graduação da EESC na Biblioteca


Começa terça-feira, 26/04, a VII Semana da Pós-Graduação da EESC na Biblioteca com a abertura da Exposição Permanente de livros publicados pelos docentes da EESC.

A abertura contará com a participação do professor Denis Vinícius Coury, vice-presidente da Comissão de Pós-Graduação da EESC.

Em seguida teremos a palestra do professor do IFSC, Waltencir Zucolotto, que vai falar sobre "A escrita de artigos científicos em inglês: estrutura e linguagem".

Professor Waltencir Zucolotto


A tarde serão mais duas palestras, a da professora Sueli Mara Soares Pinto Ferreira, diretora do SIBi/USP, que vai falar sobre "Repositório institucional USP de acesso aberto como ferramenta de pesquisa"; e do professor Gilson Volpato, da UNESP, que apresenta um "Método lógico para redação científica".

Professora Sueli Mara Soares Pinto Ferreira


Professor Gilson Volpato

Durante todo o Evento, o Display para verificação da proteção ultra violeta para óculos de sol, desenvolvida pela equipe da professora Liliane Ventura (Laboratório de Instrumentação Oftálmica - SEL) estará exposto e disponível para testar os óculos dos participantes.

Professora Liliane e equipe do LIO -
Laboratório de Instrumentação oftálmica

A programação completa está no website do Evento, mas aqui fica um convite a todos, que participem!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Armários digitais

Depois de furtos de mochilas, a Biblioteca tentou tomar algumas providências para reforçar a segurança dos usuários. Uma das iniciativas foi solicitar na marcenaria novos armários com fechaduras, uma vez que em horários de pico, o número de armários disponíveis é insuficiente.

Outra iniciativa foi tentar recuperar o guarda-volumes digital, que havia sido desativado por apresentar problemas na abertura pelo usuário, várias vezes ao dia. Isso nos obrigava a abrir armários que nem sempre eram do usuário, envolvendo questões severas de segurança.

Solicitamos um orçamento para manutenção do armário, mas o custo foi bastante elevado. O segundo passo foi consultar a oficina mecânica sobre possíveis alternativas e o indicado foi a substituição da fechadura com senha por outra, mecânica, simples.

Está sendo feito um primeiro teste mas a expectativa dos mecânicos é muito favorável.




segunda-feira, 18 de abril de 2011

Vigia na Biblioteca


Tendo em vista a saída da Gláucia, que ajudava no fechamento da Biblioteca e da Adriana, que veio para a Secretaria, solicitamos ao professor Geraldo que um vigia comparecesse à Biblioteca as 21h45 para ajudar a Trud e a Yara no fechamento e evacuação do prédio.

A solicitação foi inspirada na experência na Matemática e autorizada pelo Diretor, durante o tempo que nosso quadro funcional está restrito.

domingo, 17 de abril de 2011

Gláucia e Tânia

Dia 12/04, último dia de trabalho de Gláucia e Tânia, a Biblioteca promoveu uma singela despedida, que na verdade queria dizer que o convívio com as duas foi uma coisa muito positiva e que estão deixando saudades.

O momento foi registrado pelo João. Abaixo temos algumas fotos, e as demais, estão disponíveis no álbum da Biblioteca no Picasa.



sábado, 16 de abril de 2011

Aquisição


Quarta, dia 20/04, haverá em São Paulo, no DT-SIBi, uma reunião para tratar sobre política de desenvolvimento de coleções nas bibliotecas do SIBi, aquisição e ainda, sobre o programa de preservação e conservação para 2011.

Da nossa Biblioteca participarão Rosana e Lúcia.

Biblioteca no Facebook




A Biblioteca deu mais um passo no caminho da Web 2.0. Agora, além do Slide Share e deste Blog, temos um perfil no Facebook.

O perfil foi criado especialmente para promovermos a Semana da Pós com menos "papel" (panfletagem), assumindo a partir da sétima edição, uma postura sustentável.

Além da substituição dos panfletos em papel pelo formato eletrônico, a divulgação ocorrerá em salas de aulas dos alunos do quinto ano em Engenharia, com a entrega mínima de panfletos, o que confirma nosso compomisso com a sustentabilidade.

O perfil da Biblioteca é:



E o site da VII Semana da Pós-Graduação na Biblioteca também já está no ar:

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ladrões capturados

Lamentavelmente, terça-feira, dia 12/04, recebemos a visita de três indivíduos que furtaram duas mochilas de nossos usuários.

Por sorte, dois deles foram capturados pela polícia dentro do Campus, enquanto tentavam vender o produto do furto (duas calculadoras científicas). Trata-se de L.R.B. de 17 anos e L.H.C.C. de 16 anos. A Flávia e a Yara compareceram a Delegacia de polícia e após registrar o Boletim de Ocorrência, os menores infratores foram encaminhados ao NAI e as calculadoras devolvidas aos donos.

Abaixo as fotos publicadas no site São Carlos Agora:

Menores infratores capturados

Calculadoras devolvidas aos donos

Mesmo com esse episódio esclarecido e parte dos pertences recuperados, a Biblioteca iniciou uma campanha de conscientização por parte dos usuários, para que carreguem consigo seus pertences evitando assim, novas ocorrências.

Cartaz afixado na entrada da Biblioteca

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Reunião da SBGC

A convite da professora Wanda Hoffman, Rosana esteve no Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, ocorrida na UFSCar dia 08/04.

Durante o encontro foi discutida a viabilização da instalação de um pólo Regional Centro Paulista, a quem iria servir e como isso vai acontecer e, a medida que as dinâmicas aconteciam, os registros fotográficos eram postados no facebook.

Professor Roniberto - UFSCar

Aquário de Peter Senge

Professora Wanda Hoffman, assinando seu compromisso de
Diretora do Pólo Regional Centro Paulista

Luiz Algarra, o "promotor" da conversação

Professora Wanda no Aquário de Peter Senge,
de vermelho, Eduardo, nosso ex-estagiário
e na outra cadeira central, a professora Regina Beluzzo

Quem são nossos estagiários?

André

Sãocarlense, faz o quarto ano de graduação em Matemática (2008). Trabalha no TR em horários "não-fixos", no registro e preparo do livro.

Yara
Da Cidade de Bebedouro, faz o quarto ano de Engenharia Civil (2008) e trabalha no empréstimo das 18h as 22h.

Sabrina
Da Cidade de Ribeirao Bonito, espera se formar este ano em Matemática Aplicada (2006) e trabalha no empréstimo das 10h as 14h.

Juan
Da Cidade de Campinas, faz o quinto ano de Engenharia Elétrica (2007) e trabalha no desenvolvimento de um aplicativo que possa mapear as demandas para definir políticas de aquisição e ajuda no Atendimento, das 18 as 22h.

Além dos quatro, mais dois da biblioteconomia estão em fase de contratação e devem ficar na Biblioteca até dezembro/2011.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Grupo de Gestão do Empréstimo Unificado


Amanhã, 13/04, Rosana estará participando da Reunião com o Grupo de Gestão do Empréstimo Unificado em São Paulo, no SIBi. O Grupo, previsto na Portaria GR 4.830, nomeado pelo Conselho Supervisor do SIBi, é composto da seguinte forma:

DT/SIBi

Érica Saito

Bibliotecas

EP

Manuela Gea Cabrera Reis

EESC

Rosana Alvarez Paschoalino

FAU

Paola de Marco Lopes dos Santos

FFLCH

Yuka Saheki

FSP

José Estorniolo Filho

FM

Cibele A. C. M. dos Santos

Membro do Conselho do SIBiUSP

Em definição

Tânia e Gláucia

É lamentando que nos despedimos da Tânia e da Gláucia. As duas foram convocadas no pelo IFSC, aprovadas no processo seletivo de Técnicos.

A elas, nós desejamos que encontrem um lugar harmonioso para trabalhar e que, daqui para frente, possam repensar seus projetos (com o upgrade de salário).

Tânia veio para a Biblioteca, transferida do Serviço de Graduação, em novembro de 2009, substituindo a Milna e vai atuar na Biblioteca do IFSC. A Gláucia veio há 6 meses e vai para o Serviço de Graduação.

Fizemos um "bota fora" hoje e brevemente postaremos as fotos aqui. A elas, muitas felicidades no novo trabalho!

Sinalização

O acervo de periódicos da Biblioteca está agora devidamente sinalizado.
A empresa IASA esteve aqui para dar andamento ao projeto de sinalização e afixou os acrílicos (com imã) que recebem as folhas indicativas de cada estante. O resultado foi uma mudança "radical" no visual.
Estão também instalando as laterais metálicas no acervo de livros. Em breve toda o acervo vai estar com melhor aparência.
A arte foi proposta pela Carol.




segunda-feira, 11 de abril de 2011

Membros do Conselho Supervisor do SIBi-USP

A partir de 05 de abril, o Conselho Supervisor do SIBi-USP passa a ser composto por Dina Uliana (FAU) no lugar da Teresinha, conforme portarias do Reitor João Grandino Rodas.

O Conselho Supervisor está constituído da seguinte forma:
  • Prof. Dr. Pedro Luis Puntoni (Presidente)
  • Prof. Dr. Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta
  • Prof. Dr. Caetano Traina Junior
  • Profa. Dra. Regina Melo Silveira
  • Prof. Dr. Hussam El Dine Zaher
  • Prof. Dr. Chao Lung Wen
  • Profa. Dra. Sueli Mara Soares Pinto Ferreira (Diretora Técnica do SIBiUSP)
  • Bibliotecária Maria Imaculada Cardoso Sampaio
  • Bibliotecária Dina Elisabete Uliana

Oportunidade de treinamento



sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sala de desinfecção

A sala de desinfecção foi instalada e já recebemos livros em doação que estão passando pelo período de "quarentena".

Esta semana a Vera e Elenise estiveram lá analisando o material. Procuraram depósito de resíduos embaixo dos livros (que indica insetos em atividade) e também outros indícios de contaminação.

Na doação de um ex-docente da EESC, encontramos exemplares contaminados, apesar da aparência de inofensivos. O João fotografou os exemplares e as fotos serão usadas na elaboração de um manual.

Perfuração de inseto

Perfuração de insetos

Livro com aparência de novo...

...mas dentro havia uma traça

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Diários oficiais

A partir de abril os Diários Oficiais do Estado e da União deixarão de ser registrados pela Secretaria da Biblioteca e passarão a ser registrados pela Andréia, na Seção de Tratamento da Informação.

O registro não será feito no Dedalus ainda e a mudança tem o objetivo exclusivo de centralizar as atividades relacionadas ao controle de periódicos ao TR.

A título de informação, o acesso aos fascículos do D.O.E. em formato digital pode ser feito no site da Imprensa Oficial do Estado e o D.O.U, no site da Imprensa Nacional.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Que tal um jardim de inverno?


Gertrud é formada em letras pela UNESP de Araraquara com especialização em alemão. Trabalha na Biblioteca há quase 19 anos e agora, está vivenciando a oportunidade de desenvolver novas atividades exclusivamente no Atendimento ao Usuário.

A Trud é a terceira a deixar suas impressões!

1. O que você considera importante no ambiente profissional?
Coleguismo/cooperação, silêncio. Educação no trato com o usuário.

2. O que você pode dizer do seu trabalho antes da mudança?
Antes eu me dividia em duas, em ambientes diferentes. Considero que o trabalho no Tratamento da Informação era mais "mecânico". Ultimamente eu só tombava, mas já passei por várias atividades: carimbagem, contagem de páginas, cadastro de normas ABNT, cadastro de livros para descarte e processamento, cadastro no Dedalus de monografias. No Atendimento ao Usuário, o trabalho era comutação fora dos convênios (COMUT, British e Ligdoc) e pesquisa em acervos.

3. No Atendimento seu trabalho mudou?
Sim, agora faço orientação ao usuário e informações em geral, todo o serviço do Ligdoc, fornecimento e solicitação de cópias extra-convênio, fornecimento de cópias de produção e também ajudo a fechar a Biblioteca. Agora tenho contato todo o tempo com o usuário.

4. Esse contato mais direto com o usuário trouxe benefícios?
No começo eu me sentia um pouco confusa, por ter que desviar minha atenção das novas atividades para dar atenção ao usuário. Acho que é um pouco cedo para avaliar, mas acredito que isso trouxe crescimento pessoal e profissional para mim. Apesar do volume de trabalho ter aumentado, aqui no Atendimento me sinto mais valorizada, uma vez que a relação com o usuário é direta, há o sorriso, a gratidão. Os funcionários têm um retorno rápido, ao vivo e às vezes por e-mail.

5. O que vc acha que pode melhorar aqui na Biblioteca, que está faltando pra ficar melhor?
Eu acho a Biblioteca meio escura, em relação à luz natural. Também acho importante promover o silêncio para que possa haver concentração. Para promover o coleguismo/cooperação, a possibilidade de desenvolver o trabalho em outro ambiente faz as pessoas perceberem isso, como aconteceu comigo.
Finalmente eu gostaria que fosse instalado aqui um jardim de inverno no hall de entrada. Ficaria muito chique, moderno e alegraria aos olhos!

Trud, obrigada pelas suas sugestões!


Estante virtual

Já está disponível o sistema ESTANTE VIRTUAL da Biblioteca da EESC, que permite a visualização das últimas aquisições da biblioteca, localização do livro na estante e link para o Dedalus. Também permite que se faça indicações de leitura para amigos e visualize o livro na página da editora ou publicadora.

O sistema foi desenvolvido pelo Nivaldo e vai substituir a estante de últimas aquisições, no corredor inferior.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mudanças: Lilian

Assim com o fizemos com o Nivaldo, que falou algo sobre seu desenvolvimento profissional e também sobre as oportunidades que apareceram em sua carreira, vamos saber o que a Lilian tem a dizer depois de duas semanas fazendo um novo trabalho.

A Lilian também é bibliotecária, formada pela EBDSC em 1996. Trabalha na Biblioteca desde 2003, sempre no Atendimento ao Usuário.

Quais são seus valores?
Respeito mútuo, honestidade, companheirismo, trabalho em equipe , bom atendimento e bom relacionamento entre funcionarios.

Como era antes, o trabalho no Atendimento ao Usuário?
Desde que estou aqui eu fazia diretamente o atendimento ao usuário, "empréstimo dos livros". O Atendimento sempre foi priodidade, mas está sempre se modernizando e isso permite melhorar a qualidade do atendimento. Pessoalmente, eu ainda acho que estou tendo a oportunidade de melhorar aprendendo novas atividades e fazendo com que meu novo trabalho esteja sempre em ordem e atualizado.

E agora, como é seu trabalho?
Além de ajudar o usuário prestando todo tipo de informação, meu trabalho agora é mais "on line". Continuo a atender os usuarios mas faço isso via Web, pedindo e fornecendo os materiais que eles solicitam. Essas mudanças trouxeram benefícios em minha carreira porque estou aprendendo com essas novas experiências assim como todos que estão passando por novas atribuições e estão estimulados com isso.

7. Alguma sugestão fora desse contexto, efetiva e direta?
A mudança do layout, que já está sendo providenciada, deve melhorar as instalações para funcionários e usuários.